Expressive prints: saiba tudo sobre a nova tendência de decoração

por Giulia Coronato

Assim como a moda, a beleza, e qualquer outro mercado ligado às artes e ao design, na decoração novas tendências surgem o tempo todo. Seja a partir de um movimento social, da ascensão de um artista renomado ou até uma pandemia mundial, qualquer fator macro que impacte a sociedade de forma significativa, serve como gatilho para uma nova tendência de decoração

Com inspirações no abstracionismo, um pé no escapismo e um pouco de DIY, surge a nova tendência de decoração que promete surrupiar as casas e os apartamentos mundo a fora: o expressive prints. Como a tradução já sugere, a trend consiste em estampas expressivas e coloridas, quase como rabiscos, com ilustrações e marcações espontâneas. 

A WGSN - empresa líder em tendências de comportamento e consumo - recentemente reportou o expressive prints, como uma tendência emergente e ligou o sucesso à três marcas de decor, a Unscripted, de Berlim; a Agave, de Buenos Aires e a casa de tecidos francesa Pierre Frey. As pioneiras dessa trend na decoração. 

It girls - tendência de decoração - tendência de decoração - Inverno - Em casa  - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)

Para entender tudo sobre a nova tendência de decoração favorita do momento, entrevistamos Luiza Loyola - Expert do futuro na WGSN, empresa líder em tendências de comportamento e consumo:

_o que são as expressive prints?

L.L.: Expressive prints é uma tendência de decoração crescente na WGSN, com designs que incluem marcação exagerada, rabiscos, formas abstratas e pinceladas livres. A estética marca a importância de grafismos feitos à mão e o trabalho artesanal, aspectos bastante valorizados num mundo cada vez mais padronizado e artificial.

_ como surgiu essa tendência de decoração? da onde ela é originária?

L.L.: Os consumidores estão se expressando por meio da decoração, trazendo alegria e positividade aos espaços de casa. Os lares estão se tornando então playgrounds de cores e formas expressivas. Essa tendência serve como uma forma de escapismo para contrabalançar a seriedade do mundo. Já vínhamos mapeando este movimento maximalista nos últimos 5 anos, conforme a decoração passou a ser uma extensão das nossas personalidades. Com a pandemia e o isolamento social, os moradores passaram mais tempo imersos no ambiente caseiro e esta auto expressão criativa se tornou ainda mais relevante e necessária.

_ela pode ser considerada uma tendência DIY?

L.L.: Dentre muitos outros aspectos, sim, a tendência pode ser considerada uma ferramenta de DIY porque a estética permite que a criatividade seja explorada de forma livre, com muitos contrastes e elementos feitos à mão.

It girls - tendência de decoração - tendência de decoração - Inverno - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)

_podemos encaixar a expressive prints em algum movimento artístico, como o abstracionismo?

L.L.: As marcas têm explorado diferentes meios de arte para criar estampas e padrões originais. O abstracionismo está presente sim, pois os grafismos não representam necessariamente objetos próprios da realidade concreta.

_durante a pandemia, presenciamos diversas trends super coloridas e quase ilusórias surgindo, será isso uma forma de escapismo?

L.L.: Sim, respondido também na pergunta 2. Além de proteção e segurança, durante a pandemia nosso lar teve que nos trazer conforto e felicidade, ao mesmo tempo em que reflete nossa personalidade. Por isso criamos interiores escapistas e alegres por meio dessa direção lúdica e que melhora o humor.

_já vemos resquícios do expressive prints na moda coletiva, como a volta das estampas psicodélicas, podemos esperar que isso vire uma macrotendência na decor também?

L.L.: As tendências de moda, especialmente cores e estampas, influenciam a decoração e interiores e, cada vez mais vemos uma intersecção dos dois mercados. Sob esse aspecto, é possível que as tendências de cores e estampas da moda migrem para o universo de casa. Já estamos presenciando isso de fato pelas expressive prints com cores vibrantes, grafismos com ilusão de ótica e outras formas geométricas, características bem próprias da estética psicodélica.
It girls - tendência de decoração - tendência de decoração - Inverno - Em casa - https://stealthelook.com.br
Foto: WGSN (Reprodução/Instagram)

E aí, quem também amou a tendência e não vê a hora de colocá-la em prática nos cantinhos da sua casa?

Deixe um Comentário
Você também vai gostar