Com quase 10 anos, a Alice Ferraz Comunicação e Relações Públicas é uma das empresas mais respeitadas da área no mercado. Criada por Alice Ferraz, a empresa cuida da assessoria, produção de moda, consultoria e eventos de várias marcas.
Com muito sucesso ao longo da sua história, o time por trás de tudo isso só poderia ser incrível, né? Batemos um papo com o pessoal que trabalha lá e te contamos agora um pouco mais sobre o dia a dia, as funções e dicas de como se dar bem no mercado. Confira:
@carolchichetti, Diretora de Jornalismo, Produção de Moda e Mídias Sociais
Dirijo uma equipe de cerca de 50 pessoas e sou responsável por criar as estratégias macros de todos os clientes da agência. Desenvolvo ações especiais, cross branding, faço inteligência de mercado entre outras coisas. Estou envolvida em praticamente todos os processos e áreas da empresa. Gosto de participar de tudo mesmo!
Meu dia é um mix de reuniões com clientes, equipe, imprensa, parceiros e eventos, com pesquisas, e-mails e mais e-mails. Trabalhar com comunicação requer esse dinamismo, agilidade, gostar de estar com pessoas, ter sede de conhecimento e bastante resiliência.
Aqui, na Alice Ferraz Comunicação e Relações Públicas, trabalhamos com clientes da área de indústria criativa. Tudo que gera tendência, desejo, seja uma marca de roupas, uma universidade, ou até um hotel. Além de fazer a comunicação 360º dos nossos clientes, gostamos de descobrir talentos, fazer ações inovadoras e lançar tendências também. Por isso todos os dias reservo pelo menos uma hora para ler. Ler tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, jornais, revistas, blogs, buscar referências, cases, sempre de olho em novas oportunidades.
Eu e Alice Ferraz (CEO da empresa) temos reuniões diárias. Trocamos muito e estamos sempre muito alinhadas. Alice tem uma visão sempre a frente, tem o DNA empreendedor, ela direciona, provoca, é extremamente criativa e me desafia SEMPRE.
Dica: Leia, estude, observe, pesquise. A moda possui códigos e você precisa decodificá-los. Viaje, vá em museus, faça cursos, entre em todas as lojas. Ter uma boa base de conhecimento ajuda a sair do senso comum. Seja forte e aceite feedbacks. Um ponto importante é planejamento. Trace suas metas e objetivos. Se programe. Saia da zona de conforto. A motivação vem de vocês mesmo, não espere que a empresa ou alguém faça isso por você. Faça sempre a mais do que foi solicitado/contratado. Surpreenda. Seja leal e ético, o mundo é muito menor do que vc imagina e é construído de bons relacionamentos. Não tenha preconceitos e lembre-se que sempre existe algo que vc poderá melhorar.
@julianamontesanti, Coordenadora do Núcleo de Luxo e Lifestyle
O dia a dia de quem trabalha com moda é bem dinâmico e passa longe da rotina, o que é bastante estimulante! Resumidamente minha semana na Ferraz se divide entre reuniões com clientes, encontros de relacionamento com jornalistas, elaboração de planos estratégicos junto da minha equipe, eventos de lançamento, revisão de releases e relatórios, e responder muitos e-mails e ligações.
No final do dia, quando o ápice da correria já passou, gosto de tirar pelo menos uma hora para ler com calma matérias e reportagens sobre o mercado e fazer pesquisas sobre o tema.
Dica: Mantenha o radar ligado! É superimportante se abastecer com informações sobre o mercado, mais do que saber as apostas da próxima estação, é preciso ir fundo no tema e entender como o universo da moda funciona e quem são as pessoas, marcas e veículos estão por trás deste cenário. Importante: Não banque a sabe-tudo, não é vergonha nenhuma perguntar caso não entenda sobre determinado assunto.
Aceite os desafios e vá além, ser proativo, superar expectativas se envolver por completo nos processos é uma dica preciosa para se dar bem nessa carreira. Na moda e na vida não há espaço para os acomodados!
Saiba ouvir! Grande parte do que aprendi nesse meio foi escutando e observando as pessoas com quem trabalhei. Tenha humildade para ouvir conselhos, instruções e críticas para melhorar o seu trabalho sempre com os pés no chão. Think outside the box! Ser criativo e ter ideias inovadoras é uma qualidade requisitada na área. Não desligue, esteja sempre disponível, afinal a moda não tira férias!
@pradopaulinha, Coordenadora de Jornalismo do Núcleo de Moda
Nosso trabalho não tem uma rotina muito definida. Cada dia pode ser dedicado a uma coisa diferente, mas basicamente eu coordeno a estratégia e execução diária dos planos e ações de cada cliente. Diariamente fazemos planejamentos, divulgações, executamos eventos, promovemos o relacionamento das marcas com os jornalistas e formadores de opinião.
Nossa agenda inclui eventos, reuniões com clientes, encontros com jornalistas, muitos, muitos, muitos e-mails e ligações. Somos uma agencia 360 graus, que se envolve em toda a parte de comunicação do cliente.
Dica: Nossa profissão exige rapidez e energia. É muito intenso e como trabalhamos com comunicação, basicamente tudo é pra agora! Pró-atividade é a palavra chave aqui, você tem que estar sempre disponível.
Também é importante ter a cabeça aberta para apreender coisas novas, o PR lida com pessoas o tempo todo, do jornalista ao cliente, do formador de opinião ao colega de trabalho, e isso nos dá uma oportunidade de conhecimento diário. A cada nova história você se dispõe para descobertas e aprende a lidar com diversos desafios.
Construa bons relacionamentos, seja parceiro das pessoas que trabalham com você. No PR nós dificilmente conseguimos construir alguma coisa sozinhos, sempre tem alguém que acredita, ajuda, apoia. Passe confiança para aqueles que estão ao seu redor e você verá o seu suor ser respeitado.
Leia, leia, leia... revistas, jornais, sites e esteja sempre atento as redes sociais, hoje elas fazem parte da nossa vida profissional. Você tem que estar informado de pelo menos um pouco de tudo o que está acontecendo no mundo da moda e de outros assuntos também.
Por fim, tenha foco! Na moda é muito fácil se deslumbrar. As experiências do dia a dia são muito bacanas, porém o trabalho deve ser tratado com seriedade e responsabilidade.
@gabibarroso, Coordenadora de produção
O dia a dia na produção é muito dinâmico e imprevisível. Antes mesmo de chegar no escritório, o whatsapp já está bombando com demanda da minha equipe, produtores e os clientes. Ao chegar na Ferraz, checo o e-mail e a agenda para me programar nas pautas que devem ser atendidas com maior urgência. Na hora do almoço, o acervo pega fogo! Recebemos diariamente uma média de 20 produtores/stylists e dar atenção para eles é muito importante. O relacionamento nesse trabalho é fundamental, assim como a organização. A demanda de pautas é muito alta e temos que estar à todo instante ligadas no que esta acontecendo para não perder as oportunidades. Reuniões, eventos e press day também estão muito presentes no meu dia a dia.
Dica: Leia muito e esteja sempre atualizada com o que está acontecendo no mercado. Moda e arte andam lado a lado então visite museus e exposições, e saiba quem são os principais influenciadores de cada movimento, conhecimento nunca é demais. E o principal, tenha paciência e batalhe por aquilo que você quer.
@ronaldomp, Produtor de Moda Sênior
Nosso dia a dia é muito corrido. Faço contato diário com os produtores de moda, stylists e figurinistas de TV. Estou sempre em contato com eles sugerindo pautas, dando ideias, pensando em coisas diferentes.
Controlo o acervo dos nossos clientes e também faço a seleção de roupas e acessórios necessários para a produção de moda dos veículos.
Dica: Seja pró-ativo! Pesquise e estude bastante sobre o assunto. Leia todas as revistas, sites, mídias sociais de moda. Pense em novos caminhos, não desista, pelo contrário, insista.
@belferraz, Atendimento de Contas
Nosso dia a dia é super dinâmico e isso é uma das coisas que mais me encanta na profissão. Nenhum dia é igual ao outro. Estamos sempre lidando com pessoas e situações diferentes.
Todos os dias quando chego no escritório, a primeira coisa a fazer é checar minha agenda e meus e-mails, pois recebemos muitos, tanto de clientes como de jornalistas e outros parceiros. Muitas ligações, reuniões de planejamento, eventos, fotos e press day fazem parte da nossa rotina, também somos responsáveis por releases, notas e relatórios.
Além de contas de moda, atendo a rede de blogs F*Hits que contempla mais de 30 influenciadores digitais, o que demanda muita dedicação pois são perfis muito diferentes. Acompanho todo o processo da rede, desde sugestões de pautas, acompanhamento de eventos, fotos, parcerias e outros projetos que envolvem cada influencer.
Dica: Minha dica para quem tem vontade de trabalhar nessa área é antes de tudo gostar muito do que faz, ter foco e ser muito pé no chão. Se atualizar sempre, ler muito, pesquisar, estar sempre atento as novidades e ao que está acontecendo no mercado também é muito importante. É com base nessas informações que encontramos o melhor caminho para guiar os nossos clientes e sempre indicar as melhores possibilidades.