Quando se fala em blog, Bia Perotti é uma das referências no assunto. Diferente da maioria das blogueiras por aí, os Achados (nome do blog) não são apenas seus e sim, fruto de um trabalho coletivo, que conta com diversos colaboradores – o que, cá entre nós, só enriquece o conteúdo divulgado por lá.
Desde 2010 nessa área, Bia é tão reconhecida pelo seu trabalho, que ganhou destaque até no WGSN e nos despertou a curiosidade de saber mais sobre seu dia a dia e estilo. Por isso conversamos com ela e tiramos várias dúvidas nossas – e apostamos que suas também! – sobre ela e os Achados. Confira:
Fiz administração na ESPM! Não imaginava que trabalharia com moda, apesar de sempre ter gostado – minha mãe teve uma multimarcas no interior e sempre participei das compras com ela, mas não via como um trabalho, era mais um hobby mesmo.
Quando trabalhei na Editora Abril, quis trabalhar com marketing de moda nas revistas e mais para frente decidi que queria fazer as revistas. Durante um ano fiz um curso atrás do outro: Produção de Moda, no Senac; Gestão de Comunicação na Moda, no IBModa; Fashion Business, no IED Londres; História da Moda, com o João Braga; Photoshop e Edição de vídeo, no Blogshop; Visual Merchandising, na ESPM, Paris Style Week, em Paris e Fashion Styling, no DressCode.
Hoje em dia as opções são bem maiores do que quando prestei vestibular, em 2003. Naquela época só existia jornalismo ou estilismo. Eu sugiro pesquisar sobre as diferentes opções de trabalho com moda, se imaginar exercendo tal função e, mais que isso, tentar vivenciar como seria um dia de trabalho naquele cargo. Algumas pessoas ainda fantasiam que moda é sinônimo de glamour, festas, presentes, desfiles, quando na verdade isso é a ponta do iceberg de um trabalho super bacana (eu amo!), mas também bem puxado. Hoje tem tantas áreas legais: pesquisas como cool hunting, negócios da moda, marketing de moda, styling, personal shopper, fotografia, estamparia... Para todas elas acho legal estudar um pouquinho de arte, cinema, história da moda, pois as referências irão ajudar muito na execução de qualquer trabalho. E pesquisar, observar, ser curioso, sempre!
Criei o site quando ainda estava na ELLE, e se chamava Achados da Bia porque eu cuidava da seção "Achados" da revista. Quando saí pedi para manter o que na época era um blog onde compartilhava tudo o que eu achava bacana de ser compartilhado, não só na moda, como em beleza, viagens, música, decoração... Queria me aproximar das pessoas, dividir dicas e experiências. Nunca foi muito um blog de look do dia. Acho que por ter trabalhado em revista, tinha uma cobrança pessoal de ter uma linha mais focada em serviços e dicas do que em mim e o que eu vestia. Também tinha muita vontade de fazer vídeos, escrever mais (na revista cuidava mais dos editoriais de moda) e criar uma "comunidade" com meus leitores, uma experiência de troca.
Acho que para todo mundo que está começando, a questão de acessos é um ponto mais difícil. Você não nasce com vários seguidores, é algo que vai construindo. Tinha um relacionamento muito legal com as principais blogueiras da época, Mariah Bernardes, Camila Coutinho, Ale Garattoni, Constance Zahn por tê-las fotografado em looks de street style para a ELLE. Quando souberam que eu sairia para criar um site, super me apoiaram e fizeram posts sobre mim, o que foi uma super ajuda para ganhar as primeiras visitas. O lance do blogroll e dos links de um blog falando do outro era bem mais forte e era uma troca.
Não chamei todos de uma vez, foi aos poucos, conforme ia conhecendo o trabalho deles. A maioria já trabalhou comigo em algum lugar ou algum projeto e era expert naquele assunto. Fora as pessoas tem algumas empresas como ShopKola (décor), Teresa Perez (turismo) e Clínica Carla Vidal (beleza).
É super gratificante! Legal porque muitos foram convites, mas alguns eu fui atrás e disse "adoro sua marca e acho que podemos fazer algo juntos." Acho que pelo fato de ser acessível - vou a todas as reuniões comerciais e editoriais, acaba virando uma amizade com os clientes e o trabalho acaba se tornando algo mais longo ao invés de um simples job. Assim criamos as parcerias!
É realmente demais! Lembro de quando usava o portal para pesquisa de tendências e imagens na ELLE e ter sido convidada por eles para ser colaboradora do Brasil foi uma das melhores surpresas. Continuo como editora de conteúdo de revistas customizadas e faço algumas newsletters para o Shopping Cidade Jardim, do qual sou personal shopper. Para 2016 eu e minha sócia Bia Costa estamos com planos de co-criação com marcas de móveis, bolsas e bijoux - uma delas é internacional. Super empolgadas e felizes!