Fashion at work: Esenco

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Encontrar marcas que se importam com todos os passos da cadeia produtiva não é algo tão comum como deveria ser. Isto é, apesar de ambos os lados, consumidores e produtores, dividirem a responsabilidade sobre aquilo que consomem e produzem, o caminho para um mundo social e materialmente sustentável em relação à moda ainda nos parece distante e utópico. 

Mas, ainda bem, existe gente não só preocupada, como também empenhada, em transformar esse cenário - pra melhor, é claro! Já no primeiro contato que tivemos com a Esenco, marca consciente que encara a moda como algo que vai muito além da roupa em si, como uma forma de expressão da individualidade e essência de cada pessoa, soubemos que existia ali algo diferente e motivador. Depois da entrevista abaixo, tivemos a certeza de que tudo ali foi pensado nos mínimos detalhes para funcionar como um catalisador do melhor de nós mesmos.

Ficou curiosa para saber em detalhes o que faz da Esenco uma marca tão bacana e especial? Então vem com a gente por aqui pra descobrir:

Fashion at work: Esenco


Nascemos da admiração pelas pessoas e pelo mundo. Da inspiração pela expressão individual, onde cada um imprime seu estilo e manifesta sua singularidade em diferentes momentos, no desejo humano de ser único, não no sentido da individualidade, mas da essência de cada um. Sentíamos falta no mercado de produtos conscientes, para a vida real e que pudessem ser traduzidos de forma natural por diferentes personalidades. Tão diferentes, que através da sua expressão constroem uma identidade livre, mutável e híbrida, que flui entre o tempo, as estações e as fases que a vida nos apresenta.
Fashion at work: Esenco
A maior dificuldade é a interpretação dos outros sobre o nosso comportamento que não pensa só em tendência, em moda, em vender, mas que está de acordo com a vida que as pessoas realmente têm.
Acreditamos que a forma como cada um se veste e se expressa é um recorte do momento, da identidade fluida, que vai transcendo e se recriando. Nossas criações são livres para serem reinterpretadas por cada um em suas formas de expressão. Respeitamos o tempo do nascer e crescer de cada peça, de cada ideia, assim criamos sem prazos ou limites, e vamos nos renovando e nos adaptando aos desejos momentâneos.
Fashion at work: Esenco
Na Esenco valorizamos muito o trabalho compartilhado, cada pessoa que compõe a equipe traduz suas habilidades de maneira essencial para o todo.
Renata Selister é a idealizadora da marca e foi quem uniu todos em completa sinergia, formada em Moda, é responsável pela parte criativa da Esenco e pela comunicação da marca. Manuela Fetter é quem cuida da parte estratégica da empresa, formada em Relações Internacionais e Administração, é responsável por conectar e posicionar a marca em diferentes ambientes.
As mãos que transformam criações em produtos, são lideradas por Oscar, Maria e Lourdes, que com sua sensibilidade entregam peças feitas com carinho e consciência para a Esenco. Para completar a expressão da marca, constantemente convidamos pessoas que se identificam com o nosso propósito para se expressarem através da Esenco.
Fashion at work: Esenco

A Esenco está em quem se curte, se ama e faz da roupa uma continuidade da própria personalidade.

Fashion at work: Esenco
Esenco, significa essência em esperanto. Esperanto porque foi uma língua criada para ser universal, para que todas as nações pudessem se comunicar num mesmo idioma que não pertence a nenhum país especifico, mas que é de todos, que é exatamente o que a Esenco acredita, ela não quer rotular e sim que todos possam usá-la.
E essência por ser a característica mais pessoal e única de cada um. Para a Esenco, a personalidade de quem veste é o complemento principal das criações, que buscam inspirar pessoas reais a valorizarem sua singularidade, optando pelos seus desejos e tornando a roupa uma forma íntima de manifestar sua essência, uma extensão do eu.
Fashion at work: Esenco
Dividimos nossas criações em quatro linhas permanentes, mas que se renovam de acordo com o processo. Nossa construção se inspira na vida real, onde as linhas se complementam e formam um guarda-roupa inteligente, confortável e funcional.
Nossas coleções são fundamentadas em estados da mente, em motivações naturais, expressas pela mesma linguagem do esperanto. A linha anima, representa a alma, é a base do nosso guarda-roupas, com peças conscientes, básicas e essenciais. Já a nur, do esperanto única, é composta por criações exclusivas e especiais, feitas em menor quantidade e limitadas. Produzidas uma a uma em um processo exclusivo e particular, se propondo a ser a peça statement do guarda-roupa. A transcend, de definição transcendente, apresenta a nossa tendência em movimento. Consciência e liberdade mescladas a desejos momentâneos, sem perder a naturalidade e a essência da marca. Ainda assim, pensando na liberdade de dentro para fora, apresenta-se a libera, livre, que propõe leveza, segurança e sensibilidade em roupa interior.
As criações surgem de forma natural, vindo de necessidades que sentimos, desejos de clientes ou amigas e tudo feito com cuidado e carinho em cada etapa do processo.
Somos a roupa e a pessoa falando a mesma linguagem. O corpo livre, os tecidos naturais, a simplicidade e a sensibilidade, é tudo pensado para o conforto de forma leve e plena. Para inspirar a autêntica expressão pessoal de um jeito único e natural.

Fashion at work: Esenco
Praticamente todo. A maior parte dos nossos produtos são produzidos com algodão, algodão mesclado ao poliéster feito de garrafa pet reciclada e linho. Não usamos matéria prima animal. Somos a única marca que produz as etiquetas a partir do reaproveitamento do próprio material, o que traz consciência e um toque muito mais sútil e leve que o algodão proporciona. Essas etiquetas são gostosas quando se sente na pele e também não dão vontade de arrancar como as outras.
Acreditamos na consciência e no bem-estar como pré-requisitos para um negócio, acreditamos que isso não deveria ser um diferencial, mas sim a regra.
Pra gente é natural criar, pensar e produzir de forma coerente e causando o mínimo de impacto possível. Não queremos criar peças descartáveis e com limite de uso, as nossas criações são feitas para serem repetidas, sim, e não têm prazo de validade de uma tendência ou estação do ano. Observamos as fibras como materiais vivos, por isso vale lembrar da importância do cuidado e carinho para uma vida maior das peças.
Fashion at work: Esenco
O comportamento de consumo humano é historicamente ligado à busca por pertencimento, em contra ponto, o comportamento de consumo atual questiona a consciência e produção da moda e opta por escolhas que se conectem com sua identidade e valores.
Por isso nos comunicamos inspirando a busca pelo autoconhecimento, pelo bem-estar e pelo conforto no vestir e consigo mesmo. Acreditamos que essa é uma maneira de trazer a essência de cada um para viver o agora e inspirar a plenitude individual, que nos torna mais colaborativos e intensifica nossas interações com o que nos cerca.

Fashion at work: Esenco
Nossos best-seller são os materiais, os tecidos com fibras naturais. Quem sente as peças se apaixona pois percebe que o toque é especial.
Temos visto que as pessoas amam os nossos moletons, como o over hoodie e o casaco cozy. A calça e a saia hang out, por serem peças atemporais e muito confortáveis, que podem ser usadas com diferentes atitudes também se destacam.
As golinhas são outras best-sellers! 
E não dá pra deixar de fora o nosso vestido anima midi, que mescla liberdade e leveza.
Fashion at work: Esenco

Muita gente diferente, queremos ver todas as formas de esenco em várias expressões, releituras, interpretações e transformações!

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