O que você espera de uma pessoa que é co-fundadora do maior brechó premium online dos dias de hoje (a.k.a TROC)? Inteligente, cheia de atitude, energia e criatividade. Luanna Toniolo é um exemplo perfeito de GIRL POWER. Conversamos com a bela para entender qual o mapa da mina do sucesso para ser uma baita empreendedora e, acima de tudo, se realizar profissionalmente. Descobrimos dicas valiosíssimas em onze perguntas espertas para tomarmos nota e botar em prática now. Vamos com tudo:
"Luanna é uma aquariana com ascendente em sagitário. Expansiva, determinada, empreendedora sagaz, com uma criatividade sem controle e um espírito maternal super aflorado. Sempre fui "mãe"de todos, muito antes de ter meus filhos."
"Desde a minha infância minha grande diversão sempre foi inovar o básico, montar looks com peças que minha mãe deixava em cima da cama ao sair para trabalhar e lançar tendências por mais estranhas que elas pudessem parecer em um primeiro momento. Outro dia, encontrei uma professora do meu jardim de infância e ela me descreveu como: a menina que quebrava as regras do uniforme da escola e montava brincos de clipes coloridos até a altura dos ombros e amarrava o cabelo de lado. (que maravilha!)."
"Certamente meu senso estético foi formado com aquilo que tenho como referência histórica do que é belo para mim. Acredito que um mínimo senso estético é inerente a pessoa, mas, com o tempo ele é aperfeiçoado. Nos períodos que morei fora do país pude ver claramente esse desenvolvimento (2005- NY/ 2015- Boston/ Finlândia). À frente do
TROC, muitas vezes deixo a individualidade e afloro uma análise do que é legal para o público em geral, sempre fazendo uma leitura das principais tendências em uma moda mais democrática."
"Por 5 anos atuei como advogada na área tributária em cooperativas de agronegócio. Pode soar muito estranho, mas desde lá era evidente que meu ponto forte era gestão de empresa e das contas/clientes. Sempre foi muito claro para mim que minha maior aptidão era trabalhar com o comportamento das pessoas, trabalhar com gente, comportamento. Quando meu marido foi aprovado em seu curso no MIT, mesmo sendo também aprovada no meu sonhado mestrado em tax law na Boston University (com direito a bolsa quase integral), resolvi jogar tudo para o alto, seguir meus instintos e me dedicar àquilo que eu realmente acreditava ser boa e assim seria - a melhor - algum dia: Consumer Behavior. Apliquei para a Harvard, fui aprovada e me destaquei, justamente por estar fazendo aquilo que meu gut feeling já fazia de melhor. Foi então que resolvi juntar outra grande paixão: a moda. O resultado disso não poderia ser diferente de sucesso, ainda que fosse apenas o sucesso da realização pessoal."
"Aprendo todos os dias! O mundo da moda é muito dinâmico, principalmente por se tratar de uma forma de expressão. É de infinita alegria ver que velhos conceitos estão sendo revistos, forçando reformulações significativas na forma de criar, usar e viver a moda."
"Minhas maiores inspirações são mulheres reais, são as clientes, seguidoras do TROC e os seus anseios diários. Amo essa troca que temos via mídia social, isso é muito rico. Um canal que não abro mão de participar da empresa é o de Customer Experience, onde aprendo e evoluo. Me inspiro também e me dedico estudar a moda e suas revoluções em portais atualizados e livros, que apesar de não serem os últimos lançamentos, nos trazem conteúdo suficiente para enxergar a possibilidade de fazer a diferença nesse mercado. Ah, e no próprio Instagram existem perfis incríveis!"
"Hoje, não tenho exatamente uma rotina. Faço por prazer. Com uma startup lançada há menos de 2 anos, trabalhando 24/7, uma filha de 2 anos e um recém nascido de 3 meses, faço as pesquisas nos momentos que tenho para mim. A melhor parte de trabalhar com o que se ama, é que a pesquisa é um hobby, um momento de lazer, mesmo!"
"Muito se fala em empoderamento feminino, do desequilíbrio no mercado de trabalho. Obviamente que entendo que a cultura em geral não está pronta para ver dessa forma, mas o que criam como nossa "fraqueza"é justamente nossa maior força. A sensibilidade, a resiliência, o sentido apurado, intuição e a grande habilidade de ser multifunção é justamente nossa maior força. Chega a ser engraçado né? Nossa feminilidade, que deveria ser nosso ponto baixo, é claramente nosso diferencial para o sucesso. Vejo assim, mas sei que é polêmico."
"Trabalhar com propósito. Se na maior parte dos seus dias você não acorda motivada para dar seu melhor, pare e reflita. Pense o que esta fazendo, se realmente está no lugar certo. Nossa primeira política da empresa é: estar feliz no que está fazendo para então se dar por inteiro. A paixão pela sua atividade tem o poder de revolucionar um KPI. Eu falo sério. Já fizemos muitas pesquisas e os resultados são surpreendentes. Não existem limites, barreiras ou freios para o sucesso quando se trabalha por prazer, com entusiasmo."
"É uma pessoa que não aceita alternativa ao sucesso. Que além do conhecimento técnico adquirido (por homens e mulheres da mesma forma) já conta com um diferencial a mais: a sensibilidade. Mulheres empreendedoras escolheram tomar frente dos seus negócios e mostrar suas personalidades. É fantástico ver a força que temos ganhado ao perceber que só há lado positivo em sermos mulheres. Nós somos assim na vida pessoal em casa, não aceitamos o insucesso. Na maior parte das vezes somos nós que orquestramos para que tudo se saia bem: a escola, roupa, comida dos filhos, o relacionamento, o jantar da família, a roupa lavada, o banho do cachorro, a compra, o dentista, a reunião de condomínio... Escrevi isso pensando na lista de pendência que será resolvida amanhã antes de eu ir para a sede do TROC. So-cor-ro rs.
"Empodere-se, sonhe grande e vá atrás. Nunca haverá o momento perfeito para lançar um business. Não espere estar cercada de outros loucos como você. Simplesmente arrisque, trabalhe duro, seja resiliente e acredite. Costumo dizer que nunca me dei alternativa ao sucesso. Não considerei um "Se não der certo". Ao voltar dos EUA, grávida de 6 meses, meu marido deixou a empresa da família, e eu da mesma forma saí da sociedade do meu escritório de advocacia, já de certa forma consolidado no mercado. Esperavam, que um casal que acabava de voltar de especializações nas melhores universidades do mundo, prestes a ter um filho, iria investir em uma carreira sólida e "segura" não é? Pois bem, aquilo não era pra nós. Quase infartamos uma família inteira ao anunciar que tínhamos deixado nossos empregos e abriríamos um brechó! Como assim um brechó? Tínhamos um propósito, e agora centenas de milhares de pessoas também o têm."
O melhor de tudo é que essa conversa é só o começo do que a Luanna pode compartilhar com a gente, afinal, ela será uma das palestrantes do PUSH, ao lado de outros grandes nomes que farão parte do talk "Como Se Destacar Na Multidão". Então se você ainda não garantiu seu ingresso para o evento, agora é o momento! Mas antes vem descobrir mais sobre a Luanna para querer ainda mais participar dessa experiência:
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