Fashion At Work: Mônica Salgado
Considerada uma das maiores referências em jornalismo de moda no Brasil e nome responsável por uma carreira de peso, Mônica Salgado assumiu a direção da Revista Glamour por mais de cinco anos, passando também por títulos como Vogue onde atuou como editora e redatora-chefe. Ao longo de sua trajetória no impresso, possuiu grande importância na apresentação do universo fashion e feminino de forma mais próxima, atual e descomplicada - quem nunca se deliciou com os textos leves e, ao mesmo tempo, de forte representatividade da Glamour?
Mas todo o sucesso de Môni não parou por aí. Ela decidiu partir em voo solo e apostar em projetos pessoais como a criação de uma linha de bolsas e outras parcerias. Pouco tempo depois, lá estava ela com um quadro próprio no programa de TV, Vídeo Show, fazendo o que faz de melhor: comunicação. A jornalista aproveitou o espaço para realizar entrevistas com famosos e desmitificar algumas noções desse mundo.
E para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar a sua participação como mediadora na PUSH, um evento idealizado pelo STL para compartilhar experiências, inspirar, empoderar e motivar mulheres a tirarem suas ideias do papel para se destacarem no mercado de trabalho. Incrível, né? Continua por aqui para conhecer um pouquinho mais sobre essa jornalista - e poderosa - Mônica Salgado:
"Bastante desafiador. Hoje todos nós (pessoas, marcas, veículos) produzimos conteúdo – muitas vezes gratuito. A fonte de renda clássica dos veículos (anúncio impresso) praticamente secou, e há uma corrida por fontes de renda alternativas, como eventos e branded content."
"Sempre haverá espaço pra bons profissionais, bem informados, éticos. Penso que cada vez mais as pessoas procuram os meios de comunicação de credibilidade em busca de análises de notícias, e não mais da notícia em si. Mesmo nos jornais diários, a notícia já é notícia dormida, do dia anterior. Nada reporta melhor e com mais rapidez os fatos do que o mundo digital. Impossível concorrer nestes quesitos. Análises mais cuidadosas são o diferencial que os leitores buscam nos veículos impressos. No caso das revistas de moda, a busca é por um conteúdo com curadoria caprichada, acabamento impecável, quase um livro de centro de mesa."
"Quebrar as barreiras do jornalismo tradicional no momento em que elas tinham que ser quebradas, mas isso ainda não era percebido pelas empresas de comunicação."
"Porque não se pode perder o bonde da modernidade. Temos que mudar junto com o mundo. E percebo que muita gente gasta sua limitada energia para se indignar, questionar uma realidade que já é (por exemplo, foi assim no caso da “competição” oferecida pelas blogueiras no início da Glamour). Uma certa empáfia dominou o mundo do jornalismo e da moda por um bom tempo. Uma cegueira em relação à necessidade de mudar, porque o mundo (e o mundo da moda) não era mais aquele que a gente conhecia, onde o saber era privilégio de uns poucos."
Mara! Aprendi que trabalhar pode ser uma atividade leve e prazerosa. Levo super a sério e amo meu trabalho por lá, que envolve basicamente gente - qualidades, defeitos, amores, pudores. E jornalista gosta de gente, de instigar gente, de conhecer gente. Tá pra mim!
"Ir atrás. E estar preparado quando a oportunidade chegar."
"Sem dúvida alguma. E atrapalhar também. É seu outdoor. Você é seu editor de imagem. Edite com esperteza."
"Livro e uma coluna num grande veículo!"
"Sem rímel agora que faço alongamento de cílios."
"Vestido 60’s (estruturado, meio camiseta), ankle boot, mom’s jeans, dad’s shoes, conjunto de moletom pro avião."
"Espero estar à altura de um evento show como este, que coloca a gente pra pensar nesse assunto que amamos e que merece boas e animadas pensatas!"
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