Fashion At Work: Mônica Salgado

por The Look Stealers

Considerada uma das maiores referências em jornalismo de moda no Brasil e nome responsável por uma carreira de peso, Mônica Salgado assumiu a direção da Revista Glamour por mais de cinco anos, passando também por títulos como Vogue onde atuou como editora e redatora-chefe. Ao longo de sua trajetória no impresso, possuiu grande importância na apresentação do universo fashion e feminino de forma mais próxima, atual e descomplicada - quem nunca se deliciou com os textos leves e, ao mesmo tempo, de forte representatividade da Glamour? 

Mas todo o sucesso de Môni não parou por aí. Ela decidiu partir em voo solo e apostar em projetos pessoais como a criação de uma linha de bolsas e outras parcerias. Pouco tempo depois, lá estava ela com um quadro próprio no programa de TV, Vídeo Show, fazendo o que faz de melhor: comunicação. A jornalista aproveitou o espaço para realizar entrevistas com famosos e desmitificar algumas noções desse mundo. 

E para fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar de citar a sua participação como mediadora na PUSH, um evento idealizado pelo STL para compartilhar experiências, inspirar, empoderar e motivar mulheres a tirarem suas ideias do papel para se destacarem no mercado de trabalho. Incrível, né? Continua por aqui para conhecer um pouquinho mais sobre essa jornalista - e poderosa - Mônica Salgado: 



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"Bastante desafiador. Hoje todos nós (pessoas, marcas, veículos) produzimos conteúdo – muitas vezes gratuito. A fonte de renda clássica dos veículos (anúncio impresso) praticamente secou, e há uma corrida por fontes de renda alternativas, como eventos e branded content."

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"Sempre haverá espaço pra bons profissionais, bem informados, éticos. Penso que cada vez mais as pessoas procuram os meios de comunicação de credibilidade em busca de análises de notícias, e não mais da notícia em si. Mesmo nos jornais diários, a notícia já é notícia dormida, do dia anterior. Nada reporta melhor e com mais rapidez os fatos do que o mundo digital. Impossível concorrer nestes quesitos. Análises mais cuidadosas são o diferencial que os leitores buscam nos veículos impressos. No caso das revistas de moda, a busca é por um conteúdo com curadoria caprichada, acabamento impecável, quase um livro de centro de mesa."

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"Quebrar as barreiras do jornalismo tradicional no momento em que elas tinham que ser quebradas, mas isso ainda não era percebido pelas empresas de comunicação."

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"Porque não se pode perder o bonde da modernidade. Temos que mudar junto com o mundo. E percebo que muita gente gasta sua limitada energia para se indignar, questionar uma realidade que já é (por exemplo, foi assim no caso da “competição” oferecida pelas blogueiras no início da Glamour). Uma certa empáfia dominou o mundo do jornalismo e da moda por um bom tempo. Uma cegueira em relação à necessidade de mudar, porque o mundo (e o mundo da moda) não era mais aquele que a gente conhecia, onde o saber era privilégio de uns poucos."

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Mara! Aprendi que trabalhar pode ser uma atividade leve e prazerosa. Levo super a sério e amo meu trabalho por lá, que envolve basicamente gente  - qualidades, defeitos, amores, pudores. E jornalista gosta de gente, de instigar gente, de conhecer gente. Tá pra mim!

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"Ir atrás. E estar preparado quando a oportunidade chegar."
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"Sem dúvida alguma. E atrapalhar também. É seu outdoor. Você é seu editor de imagem. Edite com esperteza."

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"Livro e uma coluna num grande veículo!"
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"Sem rímel agora que faço alongamento de cílios."

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"Vestido 60’s (estruturado, meio camiseta), ankle boot, mom’s jeans, dad’s shoes, conjunto de moletom pro avião."
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"Espero estar à altura de um evento show como este, que coloca a gente pra pensar nesse assunto que amamos e que merece boas e animadas pensatas!"

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