Nathalia Abi-Ackel tentou ser advogada, mas o mundo da moda a transformou em designer. Aos 16 anos com o empurrãozinho da avó, ela criou uma coleção de bijouterias para a marca Magrella, em Brasília, onde morava na época.
Apesar do sucesso da colaboração, foi só mais tarde e depois de uma temporada fora, que ela decidiu encarar esse hobby como profissão. Hoje ela está a frente do Abi Project, uma marca de acessórios super cool (que nós já usamos algumas vezes!), que traduz muito do estilo dessa mineira, que cresceu na capital do país.
Confira o bate-papo com essa designer para saber mais sobre como é o seu dia a dia e o trabalho por trás do Abi Project:
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Quando comecei, foi só de brincadeira. Minha avó, Moema, tem uma fundação que ajuda mulheres carentes por meio da costura, patchwork e fuxico. Eu adorava opinar e mostrar referências para as carteiras e almofadas. De tanto opinar, ela me levou para a Rua 25 de Março com ela. Pirei, comprava miçangas, pingentes e pedras, sem saber o que ia fazer com aquilo tudo. Ela foi me ensinando algumas coisas, e comecei a fazer no meu tempo livre, como ''terapia''. Usava na escola, e comecei a ter pedidos de amigas minhas. Depois de um mês, meu almoço na EAB era dedicado as vendas! Chaveiros, patuás, colares, pulseiras do senhor do Bomfim, eu fazia tudo em casa!
Recebi um convite da Magrella para fazer um lançamento de verão lá. Assim, contratei uma ajudante, e chegava da escola e treinos de esporte e ficava até tarde fazendo e criando! Deu super certo, 300 peças vendidas em 4 horas! Saí feliz da vida!
Foi uma crise! Eu já havia servido cafézinho, arrumado araras e looks no showroom do Alexander Wang em Paris, assistente de styling, RP, marketing de marcas nacionais e multimarcas, buyer. Depois de tudo isso, e de alguns cursos, ainda sentia falta de algo.
Abri o OMG RetroClub, um brechó com a minha sócia e amiga, Barbara Souza. Sempre o que mais me encantava eram as peças vintages (hoje, grande inspiração das minhas pecas da Abi). Fui apurando o gosto, fazendo muita pesquisa, mas sentia que algo faltava. Em uma crise, minha amiga me perguntou “porque você não volta a fazer suas bijouterias? Faz de brincadeira, uma coleção para a Janaina (minha madrasta e dona da Ortiga, multimarca em Brasília) de dia dos namorados! Vai ser divertido”.
Deu medo, porque começar algo do zero, em um meio com tanta gente bacana e em um ano de crise, dá uma certa insegurança. Mas, lá fui eu e a coleção, que era para ser uma colaboração de dia dos namorados, virou uma marca e uma coleção de verão, em 3 etapas!
Mulheres fortes e com estilos únicos. Sejam elas, Diana Vreeland, Iris Apfel, Constanza Pascolato, Marisa Berenson ou minha avó, Moema Leão. Ela sempre falava que “cafona é questão de ponto de vista'' e eu morria de rir.
O vintage entra muito também, nas pesquisas e temas, banhos e no maxi! Sou uma mulher ''more is more'' nos acessórios. Histórias e vidas intrigantes, estilos excêntricos, culturas diferentes, mulheres cheias de vida e histórias únicas, a emancipação da mulher e seu estilo livre. Isso me inspira! Não sigo muitos modismos, meus acessórios são feitos para sempre, uma bijoux que uma menina de 15 e uma mulher de 80 podem usar! Marcantes! It never gets old or out of style!
Sempre estou atenta a tudo! Sou muito curiosa então qualquer coisa pode despertar a criação. Referências em viagens, nos milhões de livros, muito pinterest, e no mundo real! A minha primeira coleção foi chamada de ''The Gist'', que significa a essência, e para a campanha todas as mulheres da minha família foram fotografadas com as minhas peças!
As peças e fotos da minha avó dos anos 70 foram referência e o closet da minha Tia Viviane idem, o estilo clássico e chique da minha mãe e o contraponto do meu, um pouco mais divertido!
O alto verão foram flores tiradas de um papel de parede dos anos 70, com cores vibrantes e um banho vintage! Já a coleção de inverno, que está chegando, foi inspirada no autoconhecimento e a reciclagem atual do mundo. Mapa astral, o céu, estrelas, luas, signos. Coisas que sempre foram presentes na minha vida! Portanto, vou do passado ao futuro, desde filmes, livros ao estilo de mulheres que admiro!
COLAR (4X de R$ 109,98)
Adoro vários! Procuro variar bastante, para ter uma coleção que agrade várias mulheres e que elas possam usar em muitas situações. Tenho peças que podem ser usadas na praia (como os acrílicos) e em casamentos, como a coleção feita em prata e brilhante (exclusiva para a Casa Cor Brasília)! Alguns materiais infelizmente ainda não consigo no Brasil, mas adoro todos, em especial as esmaltadas! Existe um mundo de possibilidades!
Diferente! Acredito que nunca tive um dia igual ao outro. Sempre tenho algo diferente para fazer e como é o começo da marca, faço praticamente tudo! Olho desde o financeiro até as estratégias de marketing, correio, estoque, vendas e criação. Uma loucura! Sou um pouco ''workaholic'' e não me incomodo de trabalhar muito, virar noites.
Tem dias tranquilos, onde 2 horas bastam, e dias que 24 horas e pouco! Não tenho muita rotina, o que ajuda a minha criatividade, mas admito que isso não é bom para disciplina e organização! Minha meta esse ano é ser organizada!
Preciso ver coisas bonitas então sempre durante a semana, vou a uma exposição, livraria, floricultura, ou desbravar a cidade! Acabei de me mudar pra BH, e está sendo uma fonte inesgotável de inspiração. O centro histórico e as coisas novas para descansar a cabeça e dar um refresh para a criar.
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Tudo! Se tem uma coisa que eu recomendaria a uma pessoa que esta começando é trabalhar em áreas diferentes. Faço eventos com facilidade, sem estresse com budget ou improvisos; assim como as ações de marketing, que palpito em todas e muitas vezes as estratégias começam com ideias minhas e sei reconhecer quando não deu certo, sem culpar a equipe, pois já passei por isso.
O styling é bom para fotos, Instagram e até para as campanhas. O networking feito quando trabalhei em outras empresas abriu muitas portas. Acho tudo importante, até para trabalhar melhor com outras pessoas, fazer cronogramas e ações reais. Foi muito importante tudo que fiz para entender o cliente, as buyers, os media partners. Só o financeiro que vou precisar de ajuda sempre!
Existem vários! Nacionais e internacionais. Admiro muita gente. Entre os brasileiros, amaria trabalhar e aprender com a Lenny, fazer uma coleção para o verão, bem moda praia. Também voltar a fazer algo com a Magrella, que me lançou há alguns anos, coleções sociais, com ONGs já estão nos meus planos!
Vitorino Campos e Pedro Lourenço, Coven e até com as ''vizinhas'' de acessórios, Vanda Jacintho e Betina de Luca, por exemplo. É uma lista que não para, adoro entrar no mundo das outras marcas!
Internacionais, nem sei por onde começar. Ulyana Surgeenko, Opening Ceremony, SUNO, Fernando Jorge, Charlotte Olympia, Moschino, e quem sabe até!, Pucci, Dolce & Gabbana ou Gucci! Sou uma sonhadora, mas sempre lembro de fincar os pés no chão!
Muitas. Não existem muitos materiais no Brasil, portanto sempre quero fazer algo que não dá, que não tem malha, que não consigo esculpir. Burocracia, impostos, e até vaidades. A vontade de investir mais do que se pode, de pirar com campanhas, e ações de marketing! Para se manter aqui, tem que ter muito pé no chão, deixar o ego de lado e trabalhar muito! Pois, nada vence o bom trabalho!
BRINCO (R$ 189,90)
Networking, muito trabalho e ser humilde, pois quem está começando, como eu, tem muito o que aprender desse bussiness. Sempre escutar quem já está no mercado há mais tempo.
Confiar e delegar é importante. Não dá para fazer absolutamente tudo sozinha. Ir sem medo, dar a cara a tapa, tentar, e tentar de novo é outra boa dica. Persistência e organização para dar conta de tudo, pois você nunca vai conseguir agradar a todos. Ser gentil sempre, praticar a "venda" e nunca deixar subir à cabeça porque carisma é tudo!
Sim, a bijouteria é minha grande paixão! Sei que os acessórios em geral vão fazer parte das coleções. Nesse inverno, já estamos fazendo uma parceria com outra marca, algumas outras coisas desse mundo!
COLAR (6x de R$ 164,98)