Fashion Week X Real Life: As Trends da Couture na Vida Real

por Julia Abud

Sabemos que desfiles costumam ser indecifráveis e quase incompreensíveis para a maioria das pessoas, e tudo bem! Nem todo mundo precisa ser louco por moda e entender tudo o que acontece nas semanas de moda e alta costura ao redor do globo. Mas como sempre existe um meio termo, algumas pessoas amam moda, mas ainda assim não entendem muito bem o que todas aquelas roupas cheias de modelagens, recortes, apetrechos e acessórios querem representar - ou até não se interessam muito, mesmo que acabem usando posteriormente as tendências que passaram pelas passarelas.

Enfim, você pode se encaixar em qualquer um desses tipos, não tem problema! Afinal, nosso papel por aqui também é esse: trazer as trends das fashion weeks para todo e qualquer tipo de público, para mostrar que todos podem usá-las - e quem nem é tão difícil assim de entender. 

Se você não estiver sabendo, vamos te atualizar antes de qualquer coisa: na última segunda-feira (21.01) começou a semana de Haute Couture ( a.k.a. alta-costura) de primavera/verão 2019, em Paris. A semana acabou, e com ela os desfiles, mas nós ficamos de olho em tudo que passou por lá e já temos, em primeira mão, as tendências que mais vão bombar.

Mas calma, nós vamos mostrar todas elas na "vida real"! Então não surte por não saber como trazer os elementos das criações elaboradas dos designers para o seu dia-a-dia e vem por aqui que a gente te mostra:

modelos - colorido - cores - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

Composições cheias de cores e com moods totalmente divertidos estiveram muito presentes nos desfiles ao longo da semana. Desde os babados coloridos de Jean Paul Gaultier e Chanel, até os paetês de Schiaparelli e Azzaro, e com as franjas cheias de cores de Givenchy, elas deram muito mais vida às passarelas dessa temporada.

Bruna Novellino, Giovanna Ferrarezi, Nathalia Medeiros, Felicity Hayward - cores - colorido - couture - street style 2019
Foto: Bruna Novellino, Felicity Hayward, Giovanna Ferrarezi, Martha Pinel e Nathalia Medeiros (Reprodução/Instagram)

No street, também é totalmente possível apostar nos elementos utilizados pelos designers. No Carnaval (que já tá chegando!), vale mergulhar de cabeça no paetê colorido - ou até nos passeios em meio à rotina também. Os babados arco-iris são para as mais ousadas, que gostam de um visual diferentex. Já as rainbow stripes, presentes em diferentes peças, já voltaram a ser queridinhas há alguns meses e aparentemente não deixarão seu posto por um tempo.

modelos - brilho - brilho - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

O brilho esteve em peso nas semanas de moda anteriores e já ditaram uma certeza: os tecidos metalizados virão cada vez com mais força. E a haute couture chegou para confirmar isso com ainda mais brilho! Valentino, Dior, Giambattista Valli e Azzaro mostraram que nossas apostas a respeito das peças brilhantes têm tudo para estarem certas para este ano!

Cris Paladino, Julia Rodrigues - brilho - brilho - couture - vida real
Foto: Bruna Novellino, Cris Paladino, Jelena Cikoja e Julia Rodrigues (Reprodução/Instagram)

Na "vida real" os brilhos costumavam ficar limitados aos looks de festa (sim, sabemos que a alta-costura é voltada para esse tipo de ocasião), mas garantimos que aos poucos eles irão invadir as ruas em plena luz do dia. Isso porque além de estarem presentes nas semanas de moda que trouxeram as tendências de 2019, muitas fashion girls já se renderam ao look iluminado e entraram com tudo na onda deles!

modelos - plissado - plissado - couture - haute couture
Foto: (Reprodução/Vogue)

O plissado vai e volta e acaba dando a impressão de que, na verdade, ele nunca foi. Pois é, os desfiles de Iris van Herpen, Dior, Zuhair Murad e Jean Paul Gaultier passaram por Paris para dizer que ele está de volta novamente, mais esvoaçante, leve e colorido do que nunca.

Alex Michael May, Kiitan A., Molly Clutts e Nathalia Medeiros - plissado - plissado - couture - vida real
Foto: Alex Michael May, Kiitan A., Molly Clutts e Nathalia Medeiros (Reprodução/Instagram)

São várias as peças plissadas que podem ser inseridas ao dia a dia tranquilamente. Pois é, se engana quem pensa que o tecido plissado se limita às saias e olhe lá. E como as trends nunca andam só, as pregas podem muito bem vir acompanhadas das anteriores: cores e muito brilho!

modelos - ombros à mostra - ombros à mostra - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

Brincar com os ombros tem sido um dos hobbies da moda. As peças ombro a ombro que já estavam em alta há anos, agora seguem acompanhadas de um ombro só e do bom e velho tomara que caia. Não poderia ser diferente, visto que as peças de decote reto têm feito cada vez mais sucesso entre as fashionistas nos últimos tempos. Chanel está entre os nomes que nos trouxeram essa notícia nos últimos dias, hein!

Martha Pinel, Raissa Galvão, Thais Dutra Sá e Yasmim Stevam - ombros à mostra - ombros à mostra - couture - vida real
Foto: Martha Pinel, Raissa Galvão, Thais Dutra Sá e Yasmim Stevam (Reprodução/Instagram)

Nem precisamos dizer que os ombros à mostra nunca foram cobertos na vida real, não é? Ainda mais aqui no Brasil, onde o verão vem com tudo e não dá trégua. Então pode apostar sem medo nas modelagens que as passarelas nos trouxeram - elas não são nenhum bicho de sete cabeças e só vão te ajudar a lidar com esse calor. E ah, não podemos esquecer do top faixa, que está bombando por aí!

modelos - transparencia - transparência - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

Os tecidos transparentes, como tule, musseline, chiffon (e por aí vai) seguem a mesma linha dos plissados: parece que nunca saem de cena. E talvez nunca saiam, mesmo que por um período fiquem focados apenas nos vestidos de festa. Alguns modelos são mais pedados e capazes de compor peças mais amplas, enquanto outros têm o caimento super leve e ainda mais transparente.

Cecília Gromann, Cris Paladino - transparencia - transparência - couture - street style 2019
Foto: Alex Michael May, Cecília Gromann, Cris Paladino e Molly Clutts (Reprodução/Instagram)

Essa é uma escolha para quem se sente à vontade mostrando algumas partes do corpo, já que algumas peças são confeccionadas inteiramente com tecidos transparentes. Uma boa dica para quem quer começar a usar a trend e não sabe como, é investir em roupas que tenham só detalhes transparentes para começar a se acostumar com a ideia. Para quem já é a louca do tule, vale apostar em sutiãs bem musos para aparecer por baixo.

modelos - babados - babados - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

Os babados podem variar muito de tamanho, de disposição na peça e de tecido, mas sempre estão ali, marcando presença em uma peça ou outra. Quando o assunto é haute couture, é super comum ver muitos babados dando volume às peças e tornando-as ainda mais fashionistas - como nos exemplos de Giambattista Valli e Chanel.

Melodie Michelberger, Victoria Yamagata - babados - babados - couture - street style 2019
Foto: Giordana Serrano, Melodie Michelberger, Raeann Langas e Victoria Yamagata (Reprodução/Instagram)

Na "vida real" eles costumam ser bem mais discretos, com um caimento leve e um mood mais girlie - mesmo que em peças com volume, como uma saia godê, por exemplo. Mesmo assim, os babados sempre podem ser de vários tamanhos e tecidos diferentes.

modelos - mangas-bufantes - mangas-bufantes - couture - Paris
Foto: (Reprodução/Vogue)

Sim, elas voltaram! O amor está no ar e as mangas bufantes invadiram novamente o street para dar vez ao mood romântico nos looks. Elas apareceram nos desfiles de Viktor & Rolf, Chanel, Giambattista Valli e Azzaro, mas em proporções muito maiores do que costumam ser vistas no street. Ou não.

Julia Tonon, Vic Hollo, Melodie Michelberger - mangas-bufantes - mangas-bufantes - couture - street style 2019
Foto: Charlotte Kuhrt, Julia Tonon, Melodie Michelberger e Vic Hollo (Reprodução/Instagram)

Nem sempre menos é mais e a nova onda das mangas bufantes está trazendo isso à tona, a gente gostando ou não. Elas estão vindo mais bufantes do que nunca e podem ser facilmente confundidas com uma peça de desfile, rs. Brincadeiras à parte, tem manguinha pra todo mundo, então se você não gosta de modelos muito cheios, mas ainda assim ama o toque romântico da peça, pode ficar tranquila que tem pra todos os gostos.

Você também vai gostar