STEAL THE LOOK | SHOP - ACESSE!

Férias no Brasil: Fortaleza e Jericoacoara

por The Look Stealers

A jornalista de moda (e nossa amiga e parceira!) Beatrice Stopa dá dicas do combo de hotspots das cidades cearenses para suas próximas férias.

"Não sou muito de repetir destinos que já conheço quando vou tirar férias, mas Fortaleza e Jericoacoara, no Ceará, são duas cidades complementares e lindas pra descansar e curtir o nordeste brasileiro que fiz dobradinha. Fiz o mesmo roteiro em 2015 e voltei agora, em 2019 e muita coisa mudou - pra melhor."

fortaleza - dicas - viagem - beatrice - stopa

Pensou em Fortaleza, não tem como não pensar no Beach Park - um dos maiores parques aquáticos do mundo que atrai turistas de tudo que é canto. E não precisa ser fissurado por brinquedos aquáticos para ter desculpa pra ir pra lá: desta vez, tive uma experiência mais diferente e sossegada. O parque tem cabanas reservadas para ficar mais tranquilo durante o dia, com atendimento exclusivo, restaurante pé na areia com pratos maravilhosos e estrutura de resort pra quem quiser se hospedar por lá.

Durante o dia de parque, fiquei na estrutura da cabana (que posso deixar as coisas num locker e ir curtir), com frigobar à disposição, redes, espreguiçadeiras… Tudo isso num ambiente lindo e instagramável - minha mãe não aguentava mais tirar fotos minhas. Hahaha.

Já a hospedagem, fiquei no Wellness Resort, literalmente em frente ao parque, só atravessar a rua, e foi a melhor escolha - acesso fácil, ambiente familiar e gostoso e facilidade de locomoção por ali. Quem tem pequenos na família tem que conhecer.

beatrice - viagem - fortaleza - dicas - stopa
Foto: Beatrice Stopa (Reprodução)

Mas Fortaleza não é só isso. Já ouviram a expressão “tá vindo do Ceará?”, quando você provavelmente tá cheia de sacolas ou malas? Eu não entendia até conhecer melhor: a cidade tem um nicho enorme de artesanato local que atrai gente do País todo. Bolsas e chapéus de palha; cama, mesa e banho em linho e crochê, renda renascença, peças artesanais para casa (sim, sou dona de casa, nada passa… hahaha); fábricas de biquíni que distribuem para o Brasil. Enfim, dá pra voltar com a mala bem cheia. No Vila Azul do Mar, uma área anexada ao Beach Park com dezenas de lojinhas locais, tem de tudo: roupas, óculos de sol, artesanato, souvenirs...

O que comprei por lá: bolsas de palha e crochê, biquínis locais bacanudos, uma saída de praia e toalhas de mesa em linho. Da outra vez, comprei um abajur feito de coco seco na loja de artesanato do parque para minha casa na praia - coisa mais linda do mundo!

BEatrice - viagem - dicas - fortaleza - looks
Foto: Beatrice Stopa (Reprodução)

Além disso, Fortaleza tem mais praias lindas e beach clubs para nós, xóvensss! Passei um dia na Praia de Cumbuco, um pouco mais afastada, e outro na Praia do Futuro. Por lá, há dezenas de beach clubs pé na areia para tomar um drink com dj ou música ao vivo e estrutura gostosa para passar um dia de  descanso pós-parque. Minhas sugestões: Órbita Blue, Santa Praia e Croco Beach. Em Cumbuco: Duro Beach e Kite Cabana - lá é um dos principais pontos do País da prática de kite surf, então a vista é maravilhosa e só gente bacana.

jeri - dicas - viagem - beatrice - stopa

A mais ou menos 5h de Fortaleza de carro, Jeri é um vilarejo pertencente a Jijoca de Jericoacoara que vai roubar seu coração. Lá não tem nada (isso mesmo, nada!) asfaltado, tudo pé na areia, sendo um vilarejo dividido em 3 ruas principais e suas charmosas ruelas. Enganou-se quem achou que deve ser roots: dezenas de restaurantes renomados para comer-se muito bem, lojas hiper charmosas, sorveterias, barzinhos… e sempre cheio. Jeri nunca descansa! Fui em baixa temporada, em maio, e ainda assim, achei a cidade lotada de turistas do mundo inteiro - principalmente europeus e argentinos, ok, chicas?!

Há três passeios principais por lá: o lado oeste, que passa por um lindíssimo Mangue Seco cheio de balanços para fotos, dunas de areia lindas e super instagramáveis - algumas com lagoas naturais da chuva, dependendo da época que você for -, e o fim do passeio na lagoa de Tatajuba - que na minha opinião, não é tão legal para passar um dia todo, mas vale conhecer. O lado leste te leva para mais pontos turísticos: a árvore da preguiça (que cresce para o lado, por conta dos ventos fortes de lá), a Pedra Furada (que requer uma caminhada boa, mas compensa cada segundo de trilha, principalmente se for no fim da tarde) e a Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso - que, mais uma vez, depende muito da época que você vai por conta do tempo - se chove demais fica escura, se chove de menos falta água… E por fim, a Praia do Preá: mais roots, tranquila, cheia de gringos praticando kite surf e barracas bacanas pé na areia para comer e tomar drinks. Sem dúvida um passeio mais tranquilo e reservado. Aí, no fim do dia, você TEM-QUE-IR assistir ao por do sol nas dunas.

A escolha dos passeios vai depender da sua disponibilidade de tempo e $ para conhecer cada um deles, mas é possível até fazer algo mais express em um ou dois dias e ainda assim curtir um pouquinho de tudo. Fiz um dia de buggy e outro de quadriciclo para curtir de diferentes maneiras e sugiro fazer o mesmo! Contratei o Lulu Passeios (www.lulupasseios.com.br), que tem parceiros terceirizados e te garante boas experiências por lá, além do transfer Jeri X Fortaleza. É importante fazer reserva antecipada para não ficar sem buggy por lá - como aconteceu da primeira vez que eu fui, em alta temporada.

Me hospedei no hotel que sempre sonhei na vida - e você já deve ter visto no Instagram: o Essenza, mas no mais novo empreendimento deles - Essenza Dune, a poucos passos do hotel principal, que dá de frente para as Dunas. Ele dá acesso ao hotel principal e sua belíssima piscina e, posso falar? Tem varanda privativa ainda mais incrível. Um sonho!

jericoacoara - viagem - dicas - beatrice - stopa
Foto: Beatrice Stopa (Reprodução)

 Para comer, tenho três dicas: o restaurante Sapão - super em conta e comida caseira deliciosa, para quando estiverem cansados de frutos do mar e os pratos mais locais -, o restaurante Dona Amélia - peçam o famoso camarão no abacaxi! - e a sorveteria Jeri Mescla, que tem sorvete artesanal que você escolhe os recheios.

COMO CHEGAR LÁ

Tem voo direto para Jeri e também dá pra descer em Fortaleza - são mais ou menos 5h de estrada da capital até a porta do seu hotel/pousada em Jeri. Por ser um vilarejo sem asfalto, recomendo fortemente a não alugar carro e contratar transfer. Por lá, se faz tudo a pé, exceto os passeios que você vai de buggy, pau de arara (siiim!) ou quadri.

dicas - viagem - fortaleza - jeri - beatrice

Sem dúvidas ambos são lugares paradisíacos e complementares. Sugiro pelo menos 3 dias em Jeri, sendo ideal 4 ou 5, e pelo menos 3 em Fortaleza. Fiquei uma semana: de terça a sábado em Fortaleza, e metade do sábado até terça em Jeri. Se tiverem dúvidas podem super me contatar que eu adoro poder ajudar com as minhas experiências!

Um beijo e aproveitem!

BEATRICE STOPA @beatrice

FOLLOW US ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar