Fiz Hot Yoga pela primeira vez e te conto tudo sobre a experiência

por Yuri Santos

Olá, cara leitora! Muito prazer, me chamo Yuri e sou Social Mídia do STL! Em 2024 completei 22 anos e decidi que este seria o ano para viver novas experiências. Dentre os diversos restaurantes e shows que frequentei nestes poucos meses, decidi dar um passo à frente e me desafiar em uma experiência que envolvesse saúde e autocuidado. Então, me inscrevi para uma aula de Hot Yoga, e é sobre essa prática que vou falar hoje.

Yuri Santos - regata - academia - verão - estúdio de yoga - https://stealthelook.com.br
Foto: Yuri Santos (Reprodução/Instagram)


Quando pedi uma definição do que era o hot yoga para minhas amigas, elas me disseram que era uma espécie de yoga em uma sauna, na qual você transpirava muito e realizava as posições do yoga tradicional. Quando perguntei sobre os benefícios, elas me disseram que melhorava a postura - como um homem de 1,92m, uma postura reta é bem difícil de conseguir -, controlava a ansiedade, acalmava a mente e proporcionava diversos outros benefícios. Isso foi o suficiente para me deixar curioso e ir experimentar.

A prática tem um dress code apropriado, e ele é: quanto menos roupa, melhor! Brincadeiras à parte, realmente é necessário um look leve e que permita mobilidade, pois enquanto você pratica as posições do yoga, você sua - e muito! As aulas são praticadas em uma temperatura entre 37ºC e 40ºC, então sempre opte por roupas confortáveis e bem leves.

Yuri Santos - regata - academia - verão - estúdio de yoga - https://stealthelook.com.br
Foto: Yuri Santos (Reprodução/Instagram)

Assim que passei pela porta do estúdio de meditação, já senti o calor passando pelo meu nariz e boca. Eu puxava o ar, mas ele continuava vindo pesado. Após cinco minutos, me acostumei com a temperatura. A sala tinha uma iluminação amarela e baixa, o que transmitia conforto e tranquilidade. O ambiente estava com uma música calma e um aroma bem agradável.

A aula durou 1 hora e as posições eram basicamente as do yoga tradicional. Eu observava a execução da professora e recriava a forma que eu entendia a posição. Sem sombra de dúvidas, essa foi minha maior dificuldade, pois tenho pouca consciência corporal para fazer os movimentos e baixa mobilidade. Pratico musculação há 5 anos, faço cardio todos os dias, e com certeza, esse foi o exercício que me deixou mais exausto, algo que eu nunca imaginaria! As posições eram rápidas e à medida que íamos evoluindo e eu transpirava cada vez mais, em todas as partes do corpo, o que deixava ainda mais desafiador.

Após todas as posições feitas, chegamos ao final da aula, na qual nos deitamos em transe e nos concentramos apenas na voz guiada da professora - não preciso nem dizer que foi minha parte favorita rs.

Yuri Santos - regata - academia - verão - estúdio de yoga - https://stealthelook.com.br
Foto: Yuri Santos (Reprodução/Instagram)

Saí da aula completamente extasiado, calmo e exausto. Parecia que todos os meus problemas não existiam naquele momento, e o melhor, sem nenhuma dor no corpo.

Foi uma experiência incrível e muito divertida. Tenho certeza de que voltarei a praticar hot yoga e outras vertentes do yoga no futuro. 

Você também vai gostar