Garota carioca: saiba tudo sobre artista e influencer Chica Capeto

por Aline Santos

Ainda me lembro como se fosse ontem da minha primeira matéria aqui para o STL, era uma pauta com o tema "garota carioca", e uma seleção de mulheres super estilosas que eu amava (e continuo amando) seguir no Instagram. Desde então, essa fascinação pelo estilo despojado e totalmente cool das fashionistas do Rio de Janeiro virou a minha fonte de referências e inspiração. Hoje, depois de mais de dois anos após o meu debut aqui no site, volto com a mesma temática, mas dessa vez trazendo uma das minhas últimas descobertas: a artista Chica Capeto.

A paixão por moda e arte já vem de berço, a Chica é filha da renomada estilista expert em bordados Isabela Capeto, mas ela está trilhando o seu próprio caminho. Inclusive, é uma das apostas dessa nova geração para as marcas brasileiras que já estão com os olhos bem atentos para os (muitos) talentos da jovem carioca. Aliás, o sucesso é tanto que a musa já fez diversas collabs, incluindo peças de roupas para a Ahlma e ilustrações para a Cícero Papelaria.

Assim como a moda, a ilustração também faz parte do trabalho dos sonhos da Chica Capeto e ela não esconde de ninguém a sua vontade de um ir dia ter a sua própria marca, mas esse é o plano que ela deixa para o futuro. Chica não tem pressa, ela caminha na direção certa e está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional. A estudante de moda da Puc RJ é leve, inspiradora e muito ativa nas redes sociais. O seu estilo é de se notar de longe, afinal, cores alegres e muita estampa são a sua marca registrada. 

Abaixo, te convido para conferir a entrevista que fiz e entender o porque estou salvando t-o-d-a-s as fotos da Chica Capeto na minha pasta de inspiração e, prometo acima de tudo, que a garota carioca da vez é tudo o que você vai desejar acompanhar daqui pra frente, vem ver:

Chica Capeto - Chica Capeto - artista carioca - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Chica Capeto (Reprodução/Instagram)

Chica, como você descreve o seu estilo?

"O meu estilo é bem colorido e com misturas de estampas. Eu não me importo de misturar listras com quadriculado e gosto de um mix em geral. Também gosto muito de comprar em brechós."

Como a sua personalidade impacta na sua maneira de se vestir?

"A minha personalidade impacta muito na forma que eu me visto. Cada dia eu me visto da maneira como estou me sentido e com o que tem a ver comigo naquele momento, vai de acordo com o mood mesmo."

Qual a lição de estilo mais importante que você já aprendeu?

"Lição de estilo é uma coisa um pouco difícil pra mim porque eu realmente gosto de misturar e provar tudo, então só testando e vendo em você para saber se vai dar errado ou não. Tem coisas que eu realmente acho que não casam e eu não amo, mas acho que quase tudo eu usaria."

Chica Capeto - Chica Capeto - artista carioca - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Chica Capeto (Reprodução/Instagram)

Quais as peças indispensáveis para se ter no armário para você?

"Calça jeans e blusa branco com certeza, mesmo sendo uma coisa muito básica, mas acho que é bom porque você consegue colocar vários acessórios, bolsa colorida, um blazer colorido. Inclusive, o blazer colorido também é uma das peças indispensáveis do meu armário porque você coloca e ele dá um up em qualquer look."

Você já fez diversas collabs com marcas de roupas e até papelaria, né? Qual a mais marcante até hoje na sua vida profissional?

"Tem muitas que me marcaram, mas acho que as que me marcam mais são as collabs que as pessoas mais comentam e querem. O carderninho pra Cícero eu amei fazer e vários pessoas me mandavam mensagem perguntando. E a collab que eu fiz com a Ahlma também que na verdade era uma blusa que eu fiz para o clima do Julio Secchin e acabou virando um look para a marca. Essa também muita gente me mandando mensagem querendo e esgotou super rápido. Fiquei mega feliz!"

Você fez ou faz faculdade? Qual o curso?

"Eu faço faculdade de design de moda na Puc daqui do Rio. Estou tentando acabar essa missão, mas daí eu vou trabalhando e pegando menos matéria e isso acaba atrasando um pouco."

Chica Capeto - Chica Capeto - artista carioca - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Chica Capeto (Reprodução/Instagram)

Você sempre soube que queria estudar isso? Tem vontade de fazer mais cursos em outros países?

"Eu super já quis fazer outras coisas, mas eu era péssima aluna e ao mesmo tempo já quis ser advogada, médica… E quando acabou a escola eu fui estudar cinco  meses em Londres porque eu já sabia que queria fazer moda, então meu pai me apoiou a fazer alguns cursos para ter certeza de que era isso eu eu queria fazer. Acabei fazendo 5 cursos na Saint Martins e foram todos incríveis, foi uma super experiência. Quando acabar a faculdade eu pretendo fazer um pós fora ou algo assim."

Como você se vê profissionalmente daqui 5 anos?

"Difícil, 5 anos é muito tempo! Mas, talvez, eu me vejo trabalhando em alguma marca que eu ame muito ou em uma empresa legal. Mas não sei, também me vejo fazendo muito as minhas ilustrações e fazer rolar com isso porque é algo que eu amo muito."

Pensa em ter a sua própria marca? Seria de roupas, acessórios ou decor?

"Eu não penso em ter uma marca que solta coleção de verão e de inverno, eu tenho mais vontade de soltar pequenas cápsulas minhas. Tipo, produzir uns vestidos, uns chapéus e algumas coisas para casa, sabe? Eu tenho vontade de ter algo assim, acho que eu penso mais nisso do que ter uma marca que segue estações."

Chica Capeto - Chica Capeto - artista carioca - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Chica Capeto (Reprodução/Instagram)

O que mais te inspira no Rio de Janeiro? E quais os seus pontos favoritos para visitar na cidade?

"O Rio me inspira muuuuito! Eu moro no Flamengo, então eu tenho a vista que eu acho a mais linda do mundo. Sair pra feira da glória me inspira, para a feira do lavradio na praça xv, sair pra almoçar no Guimas com os amigos... tudo isso me inspira. O Rio é uma cidade muito gostosa."

Já pensou em morar em outro lugar? Onde?

"Eu penso em morar em outros lugares sim! Eu fiz esses cursos em Londres antes de entrar na faculdade que eu amei  e também amo muito Nova York, que é um lugar que eu me identifico super. Então são esses dois lugares que eu penso em fazer uma pós, alguns cursos e morar um tempo."

Quando você planeja uma viagem, quais os programas obrigatórios no seu roteiro?

"Brechó é 100% obrigatório pra mim, eu já vou pesquisando todos daqui e chego lá com uma lista. E restaurante pra mim é obrigatório também. Eu lembro de quando morei em Londres e o meu pai foi me visitar e eu já tinha reservado todos os restaurantes pra gente ir.   Museu é 100% obrigatório, eu acho que não consigo viajar e não conhecer pelo menos quase todos os museus - risos."

Chica Capeto - Chica Capeto - artista carioca - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Chica Capeto (Reprodução/Instagram)

Já notamos que você adora um brechó, né? Então conta pra gente quais os seus favoritos?

"Eu sou uma viciada em brechó (bem viciada mesmo). Aqui no Rio tem o CELPI que eu acho muito bom, só que eu não vou desde começou a pandemia. Tem alguns que eu já comprei e que eu gosto muito em São Paulo: o Só Pra Brechó e o B.luxo são alguns deles. A maioria dos brechós eu compro bastante quando eu viajo - tipo, quando eu fui pra NY eu dei uma leve pirada e comprei muuuito. E quando morei em Londres eu lembro que fui com uma mala e voltei com duas só de coisas de brechós. Não gastei nada e valeu muito a pena. Enfim, eu sou a freak do brechó."

Você também vai gostar