Girl crush: conheça Rafa Bastos, designer da Farm que só tem looks estilosos no Instagram

por Aline Santos

Se tem uma coisa que amamos fazer na internet é descobrir novos talentos - e, convenhamos, melhor ainda quando esses talentos também são donos de looks estilosos, né? Hoje, compartilhamos uma dessas pérolas que encontramos online no Instagram, a Rafaella Bastos, um dos rostos da nova geração da moda carioca.

Rafaella trabalha como designer na Farm, marca fundada por seu pai e sua madrinha há 24 anos, e reflete no seu feed, esse universo de cores alegres e estampas criativas que a cerca diariamente, além de muitos looks estilosos. Convidamos a carioca alto astral para uma conversa, afinal crescer em meio ao universo Farm certamente foi uma experiência e tanto para ela! Role a página para saber tudo sobre a Rafa, o mais recente girl crush que estamos amando seguir

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_quem é a Rafa Bastos?

R.B.: Sou muito atenta a tudo ao meu redor, super observadora e perfeccionista até o último fio de cabelo. Às vezes, eu me sinto bem brega - adoro usar disso pra sustentar uma breguicezinha - de tanta coisa que eu misturo, uso, ouço. Mas, daí eu lembro que eu amo isso do mix louco e vamo que vamo

Acho que meus looks contrapõem a timidez que também faz parte de mim. Sou bastante envergonhada, principalmente quando se trata de expor minhas criações. Aquele negócio da insegurança, né? Mas, também sou muito avoada, sabe, falo umas coisas nada com nada e eu mesma dou risada. Nem eu me levo a sério e acho que às vezes é sobre isso, tanto na vida quanto na moda. 

Nem eu me levo a sério e acho que às vezes é sobre isso, tanto na vida quanto na moda.

_como você descreve o seu estilo?

R.B.: Acima de tudo, sou apaixonada por lojas infantis e acho excepcional como o pensamento lúdico pode virar uma peça super interessante e diferente do que vemos por aí. Amo um mix de estampas, com todo meu coração. Misturo tudo o que encontrar pela frente. Prezo principalmente pelas estampas com traços de criança, bem rabiscada e colorida, acho que passa muita autenticidade e ternura.

É muito difícil pra mim me vestir mais basiquinha, só no preto e branco ou com cores lisas, ainda que coloridas. Me sinto peladérrima. Não sou muito dessas pessoas que se vestem de acordo com o mood que acordam, gosto mesmo é de cores alegres e estampas mais lúdicas e loucas.

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_como a moda surgiu na sua vida? você sempre soube que queria trabalhar com isso?

R.B.: Tenho muito orgulho de contar essa história. A moda sempre esteve na minha vida, literalmente. Meu pai e minha madrinha são os sócios fundadores da Farm, e eu acompanhei de pertinho o crescimento da marca, que vai fazer 24 anos de vida (e eu, 23).

Sempre gostei de desenhar, mas por ser tímida - até para expor minhas ideias no papel – tinha dúvidas se iria ingressar no ramo da moda. Minha dinda, que toca a parte criativa da Farm, sempre me incentivou a seguir essa carreira por acreditar em mim e ver grande potencial. Daí, a vontade de criar e fazer coisas diferentes do que vemos por aí falou mais alto e acabei me formando em moda.   

Meu trabalho é maneiríssimo! Trabalho com uma equipe maravilhosa.

_como funciona o seu trabalho dentro da Farm? conta pra gente a sua rotina.

R.B.: Meu trabalho é maneiríssimo, trabalho com uma equipe maravilhosa, principalmente fazendo as artes dos silks que vemos em t-shirts e vestidos combinhos. Sempre fui apaixonada por esse núcleo conceitual da Farm - cujo nome é Núcleo Conceito -, onde fazemos os silks. Além deles, trabalho também em jobs, colabs da Farm com outros lugares e na linha que temos dentro do Núcleo, chamada Farmlab, vulgo a parte mais cool e piração dentro da Farm!  

Entrei lá no início da pandemia, em meados de março. Foi uma loucura, porque já comecei em home office e até agora, um ano depois, continuamos trabalhando de casa, porém visitamos o escritório periodicamente para aprovar as bandeiras que vão chegando.

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_qual foi o momento mais marcante da sua carreira até agora?

R.B.: Acredito que o momento mais marcante e desafiador que já vivi como designer de moda foi a confecção de uma das minhas peças pro meu TCC. Idealizei e produzi alguns produtos para minha coleção chamada Cacareco, toda em cima do estilo Kitsch, no começo de 2020. O showstopper foi um casaco inteiro feito de bichinhos de pelúcia e que demorou semanas para ser concluído. Modéstia à parte, ficou incrível e a textura deu uma sensação de estampa 3D. 

_onde você busca inspirações para criar?

R.B.: Como disse, sou uma pessoa muito observadora. Antes da pandemia, gostava muito de sair e ver a produção da galera nas festas. Uso também bastante o Instagram pra ver o que tá rolando de legal. Mas, nada barra a troca com minhas amigas mais próximas e que são do meio da moda. Amo ver o que elas estão usando e vendo por aí. Elas são minha fonte de inspiração diária. Sempre conversamos muito sobre moda, trocamos mil e uma referências e o que está entrando em tendência.

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_qual o segredo para manter a mente criativa durante a pandemia?

R.B.: Estabelecer uma rotina. Para mim é essencial cuidar do meu corpo e da minha cabeça todos os dias antes de trabalhar. Se faço algum exercício físico todos os dias de manhã, parece que, quando sento para trabalhar, a criatividade flui. Bem ou mal, ter uma mente criativa constante, me consome muita energia tanto física - por trabalhar sentada -, quanto mental, pois é preciso sempre tentar inovar para que o resultado fique maneiro e que me agrade também.  

_uma peça indispensável para se ter em uma mala de viagens pelo Brasil?

R.B.: Chapéu. Sou viciada em bucket hats e bonés, e agora estou aderindo àqueles chapéus gigantes bem vovó na praia.  

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_uma estampa que você não vive sem?

R.B.: Eu não vivo sem um poázinho, esse é o meu tipo de básico. Sempre rola de misturar o poá com alguma estampa mega trabalhada e colorida. 

_uma tendência do momento:

R.B.: Eu estou amando que o Kitsch tá voltando com tudo! Dentro desse macrotema, estou curtindo demais essa tendência souvenir meio breguinha. Amo coisa cafona e bem zuada. 

Rafaella Bastos - looks estilosos - designer farm - verão - street style - https://stealthelook.com.br
Foto: Rafaella Bastos (Reprodução/Instagram)

_um lugar favorito no mundo:

R.B.: A casa da minha madrinha, com certeza! Não a casa física, mas qualquer lugar que passe pelas mãos dela. Ela sempre trata de deixar o lugar super aconchegante e calmo. Toda vez que estou com a cabeça a mil, vou pra perto dela e tudo evapora, desaparece.  

Quer saber mais sobre a Rafa e acompanhar todos os looks estilosos que a gata posta no Instagram? É só seguir o seu perfil: @ceresrafa

Deixe um Comentário
Você também vai gostar