Embora os salários ainda não se equiparem, o mundo executivo é cada vez mais feminino. E isso, especialmente na indústria fashion. São inúmeras CEOs, co-fundadoras e fundadoras mulheres, que comandam empresas grandes e super bem-sucedidas, como Chanel, Opening Ceremony e Net-a-Porter, por exemplo.
Se o seu sonho é trabalhar nessa área, é legal saber que o mundo da moda não se resume apenas aos cargos mais famosos, como designers, modelos e RPs. Existe uma variedade enorme de postos de trabalho que mergulham nesse universo e que não necessariamente tem algum tipo de formação específica em moda.
Para te inspirar a seguir carreira no que quer que você queira fazer, reunimos uma lista de mulheres à frente de grandes negócios. Mulheres que são verdadeiras #GirlBosses. Confira:
Maureen Chiquet é a CEO global da Chanel desde 2007, quando assumiu o cargo depois de ter sido a responsável por comandar as áreas de perfume, acessórios e beleza da marca nos EUA por 4 anos. Apesar de estar à frente da Chanel, Maureen não é francesa e sim americana, e tem 52 anos.
Aos 66 anos, a designer Vera Wang é a CEO e fundadora da sua marca homônima. Antes de chegar onde está, Vera trabalhou na Vogue, como editora de moda sênior, e na Ralph Lauren, como diretora de design dos acessórios. Hoje estima-se que sua marca valha cerca de 400 milhões de dólares.
Depois de 23 anos trabalhando na Esteé Lauder, Pamela Baxter foi chamada para assumir o cargo de CEO da parte de perfume e cosméticos da LVMH (o grupo que comanda a Louis Vuitton, Fendi, Céline, entre outras grandes marcas) na América do Norte. Além disso, ela também se tornou presidente da Christian Dior Couture.
Wen Zhou é a CEO da marca 3.1 Phillip Lim. Embora não seja conhecida no meio fashion no geral, os insiders sabem bem do seu nome, pois ela ajudou a alavancar a 3.1 Phillip Lim, expandindo as lojas e lucrando mais de 42 milhões de dólares em poucos anos.
Carol Lim é co-fundadora e CEO da marca Opening Ceremony. Ela é formada em economia e trabalhou com finanças antes de se aventurar pelo mundo da moda, onde também trabalha pela marca Kenzo, como diretora criativa junto com Humberto Leon, desde 2011.
Fundadora do Net-a-Porter, Natalie Massenet, aos 50 anos, tem uma cadeira no British Fashion Council, que premia anualmente profissionais do mercado. Antes de exercer o cargo que tem hoje e criar o Net-a-Porter, Natalie era jornalista.
Após anos trabalhando nas marcas Alexander McQueen e Thom Browne, Trino Verkade foi contratada para ser CEO da Mary Katrantzou. Ela é bastante conhecida no meio da moda em Londres, e estudou moda e marketing.
Tory Burch é a fundadora e CEO da sua marca homônima. Apesar de muitos dizerem que seu sucesso foi repentino após a abertura da primeira loja, ela garante que envolveu muito trabalho e, hoje, a Tory Burch é uma empresa de bilhão de dólares.
Sim, a atriz Jessica Alba também é empreendedora. Ela fundou a empresa de cosméticos naturais The Honest Company há alguns anos e hoje seu negócio já vale bilhões de dólares.
Embora já tenha saído do cargo, é impossível falar em GirlBoss sem lembrar de Sophia Amoruso. Ela deixou o cargo de CEO da NastyGal, empresa que fundou a partir de uma lojinha vintage no Ebay, para gerenciar outras áreas da marca.
Para se inspirar a crescer ainda mais na sua carreira, separamos uma seleção de livros:
Fonte: Fashionista.com e MyDomaine