#GirlBosses

por Manuela Bordasch

Embora os salários ainda não se equiparem, o mundo executivo é cada vez mais feminino. E isso, especialmente na indústria fashion. São inúmeras CEOs, co-fundadoras e fundadoras mulheres, que comandam empresas grandes e super bem-sucedidas, como Chanel, Opening Ceremony e Net-a-Porter, por exemplo.

Se o seu sonho é trabalhar nessa área, é legal saber que o mundo da moda não se resume apenas aos cargos mais famosos, como designers, modelos e RPs. Existe uma variedade enorme de postos de trabalho que mergulham nesse universo e que não necessariamente tem algum tipo de formação específica em moda.

Para te inspirar a seguir carreira no que quer que você queira fazer, reunimos uma lista de mulheres à frente de grandes negócios. Mulheres que são verdadeiras #GirlBosses. Confira:

maureen chiquet ceo da chanel
Foto: Maureen Chiquet


Maureen Chiquet é a CEO global da Chanel desde 2007, quando assumiu o cargo depois de ter sido a responsável por comandar as áreas de perfume, acessórios e beleza da marca nos EUA por 4 anos. Apesar de estar à frente da Chanel, Maureen não é francesa e sim americana, e tem 52 anos.

vera wang ceo e fundadora da marca vera wang
Foto: Vera Wang

Aos 66 anos, a designer Vera Wang é a CEO e fundadora da sua marca homônima. Antes de chegar onde está, Vera trabalhou na Vogue, como editora de moda sênior, e na Ralph Lauren, como diretora de design dos acessórios. Hoje estima-se que sua marca valha cerca de 400 milhões de dólares.

pamela baxter ceo christian dior couture
Foto: Pamela Baxter

Depois de 23 anos trabalhando na Esteé Lauder, Pamela Baxter foi chamada para assumir o cargo de CEO da parte de perfume e cosméticos da LVMH (o grupo que comanda a Louis Vuitton, Fendi, Céline, entre outras grandes marcas) na América do Norte. Além disso, ela também se tornou presidente da Christian Dior Couture.

wen zhou ceo founder 3.1 phillip lim
Foto: Wen Zhou

Wen Zhou é a CEO da marca 3.1 Phillip Lim. Embora não seja conhecida no meio fashion no geral, os insiders sabem bem do seu nome, pois ela ajudou a alavancar a 3.1 Phillip Lim, expandindo as lojas e lucrando mais de 42 milhões de dólares em poucos anos.

carol lim co-fundadora da marca opening ceremony
Foto: Carol Lim

Carol Lim é co-fundadora e CEO da marca Opening Ceremony. Ela é formada em economia e trabalhou com finanças antes de se aventurar pelo mundo da moda, onde também trabalha pela marca Kenzo, como diretora criativa junto com Humberto Leon, desde 2011.

natalie massenet net a porter
Foto: Natalie Massenet

Fundadora do Net-a-Porter, Natalie Massenet, aos 50 anos, tem uma cadeira no British Fashion Council, que premia anualmente profissionais do mercado. Antes de exercer o cargo que tem hoje e criar o Net-a-Porter, Natalie era jornalista.

trino verkade mary katrantzou ceo
Foto: Trino Verkade

Após anos trabalhando nas marcas Alexander McQueen e Thom Browne, Trino Verkade foi contratada para ser CEO da Mary Katrantzou. Ela é bastante conhecida no meio da moda em Londres, e estudou moda e marketing.

tory burch ceo e fundadora da tory burch
Foto: Tory Burch

Tory Burch é a fundadora e CEO da sua marca homônima. Apesar de muitos dizerem que seu sucesso foi repentino após a abertura da primeira loja, ela garante que envolveu muito trabalho e, hoje, a Tory Burch é uma empresa de bilhão de dólares.

jessica alba honest fundadora
Foto: Jessica Alba

Sim, a atriz Jessica Alba também é empreendedora. Ela fundou a empresa de cosméticos naturais The Honest Company há alguns anos e hoje seu negócio já vale bilhões de dólares.

sophia amoruso nasty gal fundadora
Foto: Sophia Amoruso

Embora já tenha saído do cargo, é impossível falar em GirlBoss sem lembrar de Sophia Amoruso. Ela deixou o cargo de CEO da NastyGal, empresa que fundou a partir de uma lojinha vintage no Ebay, para gerenciar outras áreas da marca.

Para se inspirar a crescer ainda mais na sua carreira, separamos uma seleção de livros:

Fonte: Fashionista.com e MyDomaine

STEAL THE LOOK ON instagram


Deixe um Comentário
Você também vai gostar