Guia da depilação: tudo o que você precisa saber sobre depilação com cera

por Inaê Ribeiro

Nós já debatemos por aqui o quanto a depilação é uma escolha pessoal e que está tudo bem se você escolher não se depilar, mas há quem não abre mão do hábito e está sempre em busca da melhor maneira de realizá-lo. A depilação com cera é uma das mais comuns no nosso país, isso porque ela possui uma alta durabilidade e um custo benefício melhor que o laser, por exemplo. 

Apesar do fácil acesso, a depilação com cera gera algumas dúvidas e a principal delas é sobre como escolher entre a cera quente ou fria. Cada uma possui seus benefícios e propriedades, mas ainda assim elas podem ser agressivas para a pele, por isso alguns profissionais recomendam um tipo de cera para cada parte específica do corpo, prevenindo assim irritações, queimaduras e flacidez. Se você não sabia que dependendo da área do corpo a recomendação do tipo de cera é diferente ou ainda está em dúvida sobre a depilação com cera, vem com a gente que vamos te ajudar a entender melhor sobre o assunto.

Byrdie - depilação-com-cera-quente-fria-diferenca-beneficios - depilação com cera - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Byrdie (Reprodução)


cera quente

Um benefício da cera quente que faz com que muitas pessoas a escolha é o fato dela ser a opção menos dolorida quando comparada com a fria, já que ela dilata os poros, facilitando a remoção dos pelos. Além disso, a depilação com cera quente adere aos fios com mais força e firmeza, tornando-a ideal para remover fios mais curtos e mais finos na raiz. 

O grande perigo da cera quente é justamente a temperatura do produto. É preciso muito cuidado para que ela esteja no ponto correto, para que não haja queimaduras na pele. Ademais, esse tipo de cera pode causar manchas quando a pele é exposta no sol, principalmente em depilações no rosto. 

Devido ao fato dela aderir muito bem aos pelos e dilatar os poros antes da remoção dos pelos, as áreas mais recomendadas para o uso da cera quente são locais onde a pele é mais fina, delicada e os pelos mais grossos. Se você não gosta de esperar tanto entre uma sessão e outra, a cera quente pode ser a melhor opção.

Ashley Lynn - depilacao-nao-se-depilar-depilando-cera-quente-fria-cuidados - depilação com cera - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ashley Lynn (Reprodução)

cera fria

A cera fria, por outro lado, não tem o risco das queimaduras, a não ser que ela seja aplicada repetidamente em uma mesma área e é indicada para áreas em que os pelos são mais finos e a pele menos sensível. Para aumentar a lista de benefícios, ela é também o método de depilação com cera que oferece uma durabilidade maior, podendo chegar até 30 dias, dependendo de cada pessoa. Por outro lado, a espera entre uma sessão e outra precisa ser maior, já que os pelos precisam estar com pelo menos 0,5 centímetros para que a depilação ocorra. 

Outra grande vantagem da cera fria é o fato de que ela pode ser encontrada em folhas, já prontas para o uso, logo é mais fácil fazer o procedimento sozinha, permitindo até mesmo levar o produto para uma viagem. Esse método é mais prático e faz menos bagunça, pois depois que usar aquela folha é só jogar fora. 

Além das folhas já prontas para depilação, você pode também adquirir a cera separadamente, controlando assim a quantidade de produto necessária para cada área do seu corpo. Como nem tudo é só vantagem, a depilação com cera fria é a opção mais dolorida e é comum que alguns pelos fiquem para trás e a repetição da aplicação na tentativa de removê-los pode causar irritações à pele. 

Lux Unfiltered - depilação-com-cera-quente-fria-diferenca-beneficios - depilação com cera - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lux Unfiltered (Reprodução)

cuidados necessário

É claro que a decisão final a respeito de qual cera é a melhor opção parte de você, afinal é preciso avaliar se a dor é um quesito importante ou se você prefere uma alta durabilidade. O importante é que haja alguns cuidados pré e pós a depilação com cera para evitar irritações e até mesmo pelos encravados.

pré depilação

O primeiro cuidado antes da depilação com cera é preparar a pele com um sabonete que irá manter seus poros desobstruídos e livres de resíduos. A esfoliação química também é um passo importante tanto pré quanto pós depilação, escolha um com ácido glicólico, pois ele irá penetrar na pele, matando as bactérias e reduzir qualquer acúmulo que possa haver nos poros e folículos. Todos esses passos ajudam na redução dos pelos encravados e na despigmentação da pele. 

Após ter a pele limpa, sempre faça um teste com a cera escolhida, para ter certeza de que você não possui alergia ao produto.

pós depilação

Como já adiantamos, a esfoliação deve estar presente também no pós depilatório, porém, como a pele estará mais sensível, é recomendável que você aguarde cerca de três dias até realizar o procedimento. Você pode utilizar os químicos, mas utilizar uma bucha vegetal também é uma ótima opção, já que ela irá realizar uma esfoliação mais leve.

Além desses cuidados, é importante evitar o contato com o sol por alguns dias e quando for ter, sempre aplique o protetor solar. Vale também procurar por produtos que sejam destinados a um cuidado com a pele pós depilação, eles irão ajudar a acalmar a pele, evitando irritações.

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar