Guia de beleza no verão: cuidados com o cabelo no sol

por Inaê Ribeiro

Você, provavelmente, já conhecia os danos que os raios solares causam à pele, mas você sabia que eles podem danificar também o cabelo? Sim, o verão não é o melhor amigo dos nossos fios. O sol, o contato frequente com água do mar e piscina podem deixá-los mais ressecados e quebradiços, porém, como grandes fãs da estação, isso não será o suficiente para nos impedir de aproveitar a estação solar, só iremos precisar ter alguns cuidados com o cabelo no sol.

Felizmente, encontramos vários cuidados com o cabelo no sol que podemos ter para proteger nossos fios e apesar de os raios UV serem vilões, se tivermos as prevenções necessárias, não precisamos nos preocupar com ele. Logo, se você já está se preparando para aproveitar o verão da maneira mais completa possível, vem com a gente continue lendo para descobrir como se proteger dos possíveis danos que estação pode causar aos fios. 

Khloé Kardashian - cuidados com o cabelo no verão - cuidados com o cabelo no verão - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Khloé Kardashian (Reprodução/Instagram)

protetor solar capilar

Quando falamos de cuidados com o cabelo no sol, o primeiro é a clássica e essencial proteção solar. Assim como a pele, nosso couro cabeludo também necessita de um protetor solar, mas não, não é para aplicar o mesmo do rosto, pois eles irão deixar os fios oleosos. Busque por um protetor destinado ao couro cabeludo, mas também aos fios e sempre que for ter contato com os raios solares, capriche na aplicação.

Scatty Lu - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Scatty Lu (Reprodução/Instagram)

água doce sempre

Após o contato com a água do mar ou o cloro da piscina, sempre lave os fios com água doce, para evitar o contato contínuo com esses elementos que danificam os fios. Ah, uma dica: antes de entrar na água, passe um hidratante sem enxágue nos fios, eles irão criar uma camada protetora, minimizando assim os danos e claro, após passar na água doce, reaplique a máscara. Dê preferências para as que contenham proteção solar.

sunita - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sunita (Reprodução/Instagram)

capriche na hidratação

Por falar em cremes hidratantes, durante todo o verão eles serão os melhores amigos dos seus fios. Um dos grandes cuidados com o cabelo no sol que devemos ter é adotar uma rotina de hidratação semanal, para recuperar toda a fragilidade que os fios ganharam com a estação. Você pode intercalar entre máscaras de hidratação, nutrição e também nas ampolas, o importante é não deixar de fazer. 

vivianhoorn - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @vivianhoorn (Reprodução/Instagram)

use acessórios

Os chapéus e bonés são acessórios típicos do verão, mas a vantagem deles não se resume apenas à estética, eles servem como uma barreira de proteção aos nossos fios. Caso seu couro cabeludo seja mais sensível, vale apostar nesses acessórios que contenham proteção solar, para garantir uma proteção ainda mais efetiva. Se você não for tão sensível, os lenços também são ótimos aliados e oferecem maiores possibilidades de styling

golotchoglova - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @golotchoglova (Reprodução/Instagram)

capriche nos óleos

Outro cosmético que irá ajudar a cuidar dos seus fios são os óleos, principalmente os ricos em vitamina C e E. Esses ativos são antioxidantes e irão ajudar a neutralizar os efeitos dos raios UV, evitando assim a perda de brilho, a desidratação e até mesmo a perda de pigmento. 

Aplique o óleo antes do protetor solar, assim como fazemos com a pele, para uma proteção mais efetiva, outra alternativa é envelopar os fios com o produto durante a noite, assim ele irá absorver melhor os nutrientes. Você pode utilizar óleos destinados ao cuidado com o cabelo, mas outra alternativa é o de semente de girassol que possui alta concentração de ácidos graxos e vitamina E, exatamente o que nosso cabelo precisa nesse momento. 

hannah thornhill - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Hannah Thornhill (Reprodução/Instagram)

não prenda o cabelo molhado

Como uma maneira mais fácil de controlar os fios após o banho de mar ou psicina, temos o hábito de prendê-los quando ainda estão molhados, mas isso não deve ser feito. Prender o cabelo molhado irá facilitar a quebra, então imagine isso unido ao fato dele já estar mais frágil devido à todas as agressões. Procure prender o cabelo apenas quando ele estiver totalmente seco, pelo menos durante esse processo de recuperção.

Fia - cuidados com o cabelo no sol - cuidados com o cabelo no sol - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Fia (Reprodução/Instagram)

cuidados com o cabelo crepo

Comparado com as outras curvaturas, os cabelos crespos são os mais secos, isso devido ao seu formato em espiral que dificulta a chegada do óleo natural até as pontas. Como forma de cuidados com o cabelo no sol, nesse tipo de fio, a substituição por shampoos mais leves, sem sulfato em sua fórmula já ajuda muito na garantia de um cabelo mais saudável. E como já é de costume às donas de fios cacheados e crespos, as máscaras de hidratação e nutrição devem ser um cuidado constante.

Você também vai gostar