Guia de beleza no verão: os cuidados com a pele pós-sol

por Inaê Ribeiro

Após descobrirmos como conquistar o bronzeado perfeito de uma maneira segura, o nosso guia de beleza no verão chega para te contar quais são os cuidados com a pele que devemos ter pós-sol. Durante a estação ensolarada, é praticamente impossível fugir do contato com os raios solares e isso, somado ao contato com água do mar e piscina, pode afetar nossa pele de duas maneiras: ou deixando-a mais oleosa ou ressecada. 

Se de um lado temos quem foge do bronze, outras pessoas amam ficar expostas ao sol, ganhando a famosa "corzinha" e essas necessitam de cuidados com a pele ainda maiores depois de horas no sol. É durante esse período que nossa pele irá recuperar a hidratação, garantindo uma maior durabilidade do bronzeado, além de evitar a ardência. Então, vamos lá já nos preparamos para os momentos após passar horas tomando sol.

Kendall Jenner - cuidados-com-a-pele-verao-kendall-jenner - cuidados com a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Kendall Jenner (Reprodução/Instagram)

intensifique a hidratação

Após a exposição aos raios solares, nosso corpo perde mais água, causando assim a desidratação tanto interna quanto externa. Logo, mesmo que a hidratação seja indispensável em todas as estações, durante o verão ela deve ser intensificada. Beba bastante água, aproveitando os dias na praia para caprichar na água de coco, mas sem esquecer da hidratação corporal.

Invista em hidratantes tanto faciais quanto corporais e sem cair no mito que não se deve usar hidratante em pelo oleosa. A oleosidade se refere a produção de sebo, enquanto a hidratação a recuperação de água. 

Fisayo Longe - praia-barco-modelo-negra-biquini - cuidados com a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Fisayo Longe (Reprodução/Instagram)

atenção ao banho

Os cuidados com a pele pós-sol são importantes, pois ela costuma estar mais sensível após esse período, o que nos leva a necessidade de controlar a temperatura do banho, sendo necessário que a água esteja entre morna e fria. As altas temperaturas podem retirar a barreira protetora da pele, causando ainda mais ressecamento. E se ainda consideramos o risco de queimaduras com sol e ardência, a água quente pode piorar ainda mais o quadro.

Sabina Socol - cuidados com a pele - cuidados com a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sabina Socol (Reprodução/Instagram)

produtos calmantes

Para acalmar a pele logo após um dia de bronzeamento, adote produtos destinados ao cuidado pós-sol. Eles possuem ativos calmantes, que prometem refrescar a pele, acalmando as irritações e ardência. Além disso, eles são altamente hidratantes, tornando-se ainda mais essenciais nesse momento. 

Rochelle Johnson - cuidados com a pele-plus-size-biquini-verao- - cuidados com a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Rochelle Johnson (Reprodução/Instagram)

não abandone o protetor

Não pense que o uso do protetor é exclusivo aos dias com grande exposição solar. Ele é o responsável por proteger a pele, evitando queimaduras, manchas e lesões. Além de ser o primeiro na lista de cuidados, ele deve se manter no pós-sol também, já que nossa cútis está hiper sensível, e nos dias nublados ou que nem saímos de casa - afinal, a luz da tela de computador e celular também agridem a pele.

Lee Litumbe - cuidados com a pele-negrabiquini-verao- - cuidados com a pele - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Lee Litumbe (Reprodução/Instagram)

evite esfoliação

Por muito tempo ouvimos que era importante esfoliar a pele no cuidado pós-sol, mas isso não é verdade. Como já alertamos, a sensibilidade na cútis nesse período é maior e a esfoliação pode acabar agredindo ela com mais facilidade, então mesmo que sua pele esteja descamando, não utilize essa técnica. Capriche nos hidratantes e aos poucos sua pele irá voltar ao normal.

Você também vai gostar