Guia de cuidados com as unhas: como tratar unhas encravadas, amareladas e outras alterações comuns

por Inaê Ribeiro

Após ler tantas pautas e pesquisar sobre as nail art do momento, os tipos de formatos de unhas e dicas para o esmalte durar, provavelmente você já se considera uma expert em unhas, certo? Nós somos tão apaixonadas por este universo que decidimos desenvolver um guia de cuidados com elas, afinal, de nada vale uma arte linda em unhas encravadas e doentes, não é mesmo?

Nossas unhas podem apresentar diversos sinais quando não estão saudáveis e é decepcionante quando tiramos o esmalte e nos deparamos com elas amareladas ou cheias de manchas brancas. Existem algumas alterações que são perceptíveis mesmo com elas pintadas, como as ondulações, e outras que geram desconforto, como as unhas encravadas, mas agora você vai descobrir como tratar as alterações mais comuns, garantindo que sua única preocupação será a nova cor de esmalte.

NAILS BY HEATHER - unhas - unhas encravadas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Nails By Heather (Reprodução/Instagram)

_unhas encravadas

Um dos problemas mais comuns e também mais incômodos são as unhas encravadas. Elas costumam surgir quando, geralmente a unha do dedão do pé, cresce muito pelas laterais, gerando então infecção e dor. Um dos grandes problemas dessa condição é que as pessoas tentam tirar as unhas encravadas em casa mesmo, mas por não ter um conhecimento profissional, o quadro acaba piorando e infeccionando ainda mais. 

Se você sofre com unhas encravadas, o ideal é procurar uma podóloga para tratar e em casa, lixar e cortar as unhas sempre em formato reto, além de evitar o uso de sapatos muito apertados.

Charlotte Knight - unhas - unhas encravadas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Charlotte Knight (Reprodução/Instagram)

_amareladas

Se você percebeu que suas unhas estão grossas, quebradiças e amareladas, a causa mais comum é uma infecção fúngica conhecida como onicomicose. Mas também existem outras coisas que podem ser culpadas, como microtraumas, algo que caiu em cima da unha ou até mesmo o uso excessivo de esmalte e removedores.  Por isso, o primeiro passo antes de tratá-las é entender qual é o real problema. 

Depois de identificar o problema, existem algumas medidas que você pode tomar para curar suas unhas. A primeira é deixá-las um tempo sem esmalte, pois certos produtos contém substâncias que podem enfraquecer e sugar os nutrientes ali presentes, para isso, prefira os cosméticos não tóxicos e invista em suplementos de queratina ou biotina. Outro problema relacionado ao uso de esmalte é que a cor dele também pode manchar suas unhas, principalmente os mais pigmentados, a solução então é aplicar uma camada de base antes, para servir como uma barreira de proteção. 

Outra medida que você pode tomar é evitar traumas, como sapatos muito apertados, pois eles irão causar uma pressão excessiva, formando fungos. Além disso, procure investir em tratamentos que irão deixar sua unha mais saudável, sempre com o apoio de um dermatologista.

Paintbox - unhas - unhas encravadas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Paintbox (Reprodução/Instagram)

_ondulações

As ondulações nas unhas podem aparecer junto das manchas brancas ou não. O motivo mais comum para o surgimento delas é a retirada excessiva de cutícula. Quando isso acontece, há um ferimento nas camadas que produzem a unha, gerando destruição ou descamação, então a unha, para tentar se recuperar, nasce com ondulações. 

Outros fatores que podem justificar essa alteração é a deficiência de zinco, alergias ou até mesmo  inflamação do tecido ao redor da unha. Para tratar, evite retirar as cutículas, aposte apenas nos séruns e, claro, procure um médico, ele será capaz de investigar a causa real. 

Na Ho - unhas - unhas encravadas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Poosty (Reprodução/Instagram)

_unhas com manchas brancas

Ao contrário do que muitos pensam, as manchas brancas nas unhas não é sinal de uma doença. Elas estão ligadas ao uso constante de esmalte, quando não há um descanso do contato com os químicos presentes no produto. 

Se você está sofrendo com a aparição delas, o recomendado é deixar as unhas livres de esmalte, por cerca de dois meses. Aproveite o tempo para hidratar suas cutículas e as unhas, já que nem mesmo o uso de base é recomendado. A medida que a unha for crescendo, você irá cortar as manchas brancas, mas se caso elas persistirem, o recomendado é que você procure um médico para avaliar o caso profundamente.

Na Ho - unhas - unhas encravadas - primavera - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Na Ho (Reprodução/Instagram)

_descolamento da unha

Por último, temos um problema que sempre que ocorre gera muita preocupação, o descolamento da unha. A condição, chamada onicólise, pode ocorrer totalmente ou apenas em partes da unha da mão ou do pé. Existem algumas causas dessa alteração, como o uso de sapatos apertados, limpeza excessiva das unhas ou até mesmo alergia a produtos de limpeza. Outro motivo são infecções causadas por fungos, doenças como psoríase ou hipertireoidismo e também o uso de alguns medicamentos. 

Para tratar, deve-se evitar o uso de sapatos apertados ou limpar constantemente debaixo das unhas, procurar sempre usar luvas quando em contato com produtos de limpeza que possam causar alergias. Se após tomar esses cuidados, o descolamento não melhorar, então é hora de procurar um dermatologista para diagnóstico e tratamento.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar