Além de moda e beleza, se tem um assunto que nós aqui do STL amamos é viagem. E como fomos para Rio Branco, no Acre, à convite da VERT, não podíamos deixar de trazer um guia de viagem com as melhores coisas para fazer na cidade. Reunimos todos os lugares legais que conhecemos e vamos compartilhar todas as dicas para esse destino.
Se você quer fugir do óbvio, comer bem e estar em contato com a natureza, Rio Branco pode ser o destino certo. A cidade é muito rica culturalmente, tem vários restaurantes e lugares históricos que valem muito a pena a visita. Vem ver os melhores passeios para fazer em Rio Branco:
restaurante mata nativa
Começando com os restaurantes, o primeiro que fomos foi o Mata Nativa. Lá é um ambiente muito aconchegante. Tem redes para relaxar, muita área verde e comida gostosa. Pedimos vatapá (que eu amei muito), pirão, bife, caldeirada de peixe e moqueca. Menção honrosa para o suco de cajá que estava impecável, então fica a dica aí para pedir quando for.
Endereço: Via Verde, km 02, 1971 - Lot. Praia do Amapá, Rio Branco
restaurante quintal do geléia
Outro restaurante que foi super aprovado para o guia de viagem foi o Quintal do Geleia. A decoração é super linda, tem até teto solar, que deixa o ambiente mais iluminado e agradável. Lá tem a opção de self service, mas pedimos os pratos a la carte e estavam todos muito incríveis. Comemos filé à parmegiana, peixe à moda russo, filé à cartola e moqueca. O meu favorito foi o filé à cartola que vem muito queijo. Ainda pedi um brownie com sorvete de sobremesa que estava dos deuses. Recomendo!
Endereço: R. Minas Gerais, 108 - Dom Giocondo, Rio Branco - AC
restaurante flutuante anexo malveira
Outro restaurante imperdível é o Flutuante Anexo Malveira. Ele fica ancorado no rio Acre e é muito divertido. O estabelecimento funciona de 11h às 18h, mas eles abriram durante a noite só para o nosso grupo e foi incrível. O atendimento é excelente e a comida maravilhosa — comemos tambaqui assado, risoto de jambu, farofa, vatapá, pirão e salada. Também provei uma sopa de jambu que é muito gostosa e deixa a boca dormente, uma experiência que vale a pena viver.
Endereço: Anexo à Riorina - R. Nossa Sra. da Conceição, 212 - Quinze, Rio Branco
mercado velho
Outro passeio essencial para o nosso guia de viagem é o Mercado Velho. O local conta com várias barracas de artesanato, produtos naturais e lembrancinhas perfeitas para levar para casa. O mercado em si é pequeno, mas vale muito a pena a visita para apreciar o comércio local. Atrás do edifício tem uma praça enorme com várias barracas de comida e artesanato, além de uma calçada com vários comércios: bares, sorveteria e restaurantes, tudo com vista para o rio. Um ótimo passeio para fazer durante o dia!
Endereço: Av. Epaminondas Jácome Centro, 2813 - Centro, Rio Branco
made in acre
A Made in Acre pode ser uma boa opção para o seu roteiro de viagem se você quer comprar roupas feitas por empreendedoras locais. Elas têm como missão a valorização da cultura acreana, e suas peças são ótimas de lembrança do Acre. Também vendem chinelos, bonés e ímãs com dialetos locais.
Endereço: R. Pernambuco, 838 - Bosque, Rio Branco
museu da borracha
O Museu da Borracha é parada obrigatória em qualquer guia de viagem para Rio Branco. Nós, infelizmente, não conseguimos visitar porque ele estava fechado, mas foi muito recomendado! Nele, dá para aprender um pouco da história da borracha, ver os materiais que os seringueiros usam para a extração do látex, observar uma seringueira de perto e conhecer alguns dos produtos que são fabricados com o que é extraído no Acre.
Endereço: Av. Ceará, 1144 - Centro, Rio Branco