Guia do cleansing oil: como usar, qual comprar e quando é indicado

por Karen Merilyn

O cleansing oil é o produto de skincare que mais se popularizou nos últimos anos. Por remover a maquiagem de forma suave, surgiu como alternativa para os demaquilantes comuns, principalmente por funcionar muito bem com maquiagens à prova d’água. Além disso, seu efeito hidratante não agride a pele, garantindo uma cútis mais saudável. 

No entanto, com tantas opções no mercado e tantos produtos de skincare surgindo todos os dias, muitas dúvidas podem surgir. E para respondê-las e te ajudar a escolher o melhor cleansing oil para sua pele, conversamos com a Dra. Joyce Rodrigues, que é farmacêutica bioquímica especialista em cosmetologia e presidente do Grupo Mezzo. Vem ver: 

Leia também: Qual ordem devo aplicar meus produtos de skincare?

Nordstorm - skincare - cleansing oil - produto - beleza - https://stealthelook.com.br
Foto: Nordstorm (Pinterest)


principais características

O objetivo principal do produto é tirar a maquiagem, limpando de forma suave, como explica a Dra. Joyce. “Existem várias formas de demaquilar o rosto, pode ser por meio do cleansing oil, cleansing balm, demaquilante bifásico ou água micelar. A diferença está na formulação e mecanismo de ação que irá trabalhar na limpeza da pele. O cleansing oil conta com formulações à base de óleo que permite o “derretimento” de toda impureza e oleosidade que estão sobre a pele, sem irritá-la. Além disso, por ter em sua estrutura molecular componentes que se misturam em água, quando se enxágua o rosto, o produto é facilmente retirado, sem deixar o aspecto oleoso sobre a face."

Leia também: Para que serve a água micelar e como usá-la na rotina de skincare

Cleansing oil - skincare - cleansing oil - produto - beleza - https://stealthelook.com.br
Foto: Cleansing oil (Pinterest)

para quem é indicado

O cleansing oil é indicado para qualquer tipo de pele, inclusive as oleosas. “Quem tem pele oleosa também pode usar o cleansing oil, é uma opção para todos os tipos de pele.  O cleansing oil limpa e desobstrui os poros e, no caso da pele oleosa, evita o efeito rebote de oleosidade, pois não agride a barreira da pele ou resseca demais. Porém, o sabonete não deve ser excluído do dia a dia. Embora o cleansing oil possa ser usado em todos os tipos de pele, há situações em que pode ser necessária uma dupla limpeza. Para rostos mais secos, sensíveis, pode ser que só o cleansing oil seja suficiente. Para peles oleosas e acneicas, algumas vezes, a gente precisa limpar com sabonete depois, para remover o excesso”, explicou a Dra. Joyce. 

Nourished - skincare - cleansing oil - produto - beleza - https://stealthelook.com.br
Foto: Nourished (Pinterest)

qual comprar

Se você pensa em investir em um cleansing oil, mas não sabe qual comprar, é importante considerar alguns pontos e ficar de olho na formulação do produto. “É interessante buscar por opções que tenham alguns ativos para equilibrar e hidratar a pele. Geralmente se trabalha com uma combinação de vários tipos de óleos como girassol e amêndoas doces. Depende muito da proposta de cada composição, mas é legal sempre ter alguns ativos como antioxidantes, com ação de hidratação também”, contou. 

Tani Edwards  - skincare - cleansing oil - produto - beleza - https://stealthelook.com.br
Foto: Tani Edwards (Pinterest)

como usar

Com a pele seca, aplique o produto com os dedos e faça movimentos circulares pelo rosto até derreter a maquiagem. Depois, enxague bem com água e, dependendo do seu tipo de pele, passe um gel de limpeza. O cleansing oil é sempre o produto que inicia seus cuidados com a pele. “Ele é sempre [usado] para a retirada de maquiagem ou protetor solar. É o primeiro passo da rotina de skincare”, finalizou. 

Você também vai gostar