Guia do shampoo: o que é shampoo low poo

por The Look Stealers

Você já sabe que o tipo de produto que você usa em seu cabelo influencia diretamente na saúde dele, certo? Após apresentar por aqui os benefícios dos cosméticos naturais para nossas madeixas, chegou o momento de falar sobre outro tipo de produto que também segue a premissa natural, o shampoo low poo. Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo, visto embalagens com esse nome, mas muitas dúvidas ainda permeiam quando o assunto são os produtos no poo e low poo

Basicamente, no poo e low poo são métodos de lavagem que cuidam do cabelo de uma maneira mais natural, sem agressões químicas. Por isso, hoje vamos desvendar tudo sobre os shampoo low poo e no poo. Você vai entender quais são os benefícios deles e quem sabe resolver dar uma chance para esse novo produto queridinho entre as brasileiras.

Ouai - cabelo - shampoo low poo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ouai (Reprodução/Instagram)

_o que significa low poo

Já adiantamos acima que o low poo é uma técnica de lavagem menos agressiva, com um cuidado mais natural e  história, já que ela foi criada pensando, inicialmente, nas cacheadas e crespas. Este tipo de cabelo possui um ressecamento maior do que os outros, pois devido ao formato em espiral do fio, o óleo natural que o couro cabeludo produz não consegue percorrer todo o fio, então uma cabeleireira cacheada criou o shampoo low poo para ajudar contra o ressecamento destes fios. Hoje, os produtos são recomendados para todos os tipos de cabelo. 

Muitas de nós temos o pensamento de quanto mais espuma, melhor é o shampoo, mas a questão do shampoo low poo é justamente ao contrário. Na verdade a grande formação de espuma é devido à um agente nocivo para a saúde de nossos fios, o sulfato, e o shampoo que estamos descobrindo hoje não possui ele em sua composição, logo não há formação da espuma. O sulfato é encontrado tanto no shampoo tradicional quanto em um detergente, com o objetivo de remover a gordura de uma propriedade, ele acaba agredindo muito nossos fios, causando frizz, ressecamento e até mesmo irritando o couro cabeludo. 

Realmente, os shampoos convencionais realizam a limpeza da sujeira do dia a dia, mas ao mesmo tempo eles também retiram a proteção natural do cabelo. Este fato pode causar duas reações, nos cabelos que já são oleosos, o corpo irá entender que ele deve produzir mais óleo, gerando o efeito rebote, já nos cabelos que faltam a oleosidade, como é o caso dos cacheados, a consequência é um ressecamento ainda maior. Ou seja, o shampoo low poo é totalmente benéfico para todos os tipos de cabelos. 

Então, basicamente, a ideia é amenizar o impacto nocivo que algumas substâncias que são usadas nos shampoos tradicionais têm na estrutura capilar, deixando o cabelo mais forte e saudável e ainda ser benéfica ao meio ambiente. 

Ouai - cabelo - shampoo low poo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ouai (Reprodução/Instagram)

_como fazer low poo

Como explicamos, o shampoo low poo não possui sulfato em sua composição e sim outros agentes de limpeza, que vão higienizar o couro cabeludo sem agredir e retirar a oleosidade natural e necessária para nossos fios. Ao iniciar sua rotina de cuidados low poo é importante que todos os seus produtos capilares sejam liberados para este tipo de tratamento, e então, procure por um produto anti-resíduo, que terá sulfato em sua composição, para retirar todo o acúmulo de silicone e afins dos fios. Esse produto irá prepara o seu cabelo para receber os cuidados dos produtos low poo

Na primeira lavagem com o shampoo low poo tenha em mente que a espuma não estará presente, mas os fios estarão sendo limpos e cuidados. Quando mudamos o tipo de cuidado para algo mais natural, é comum que o cabelo inicialmente fique mais oleoso, pois o seu corpo ainda está acostumado a produzir uma quantidade excessiva de óleo, então este é outro fator que vale atenção e paciência. Dê tempo ao seu corpo para acostumar e se adaptar ao produto, em pouco tempo isso irá acontecer e você poderá sentir resultados altamente benéficos. 

Com o crescimento e popularização da técnica em nosso país encontrar produtos que te ajudam a aderir ao low poo não é difícil. As embalagens estão sempre sinalizadas como "liberado" e até mesmo escrito como ideal para low poo. Busque todos os produtos que você utilize em seus cuidados e sinta os seus cabelos mais macios e hidratados.

Ouai - cabelo afro - shampoo low poo - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Ouai (Reprodução/Instagram)

_no poo

Algumas pessoas já aderiram ao low poo e amaram todos os benefícios e para algumas delas o passo seguinte é aderir ao no poo. As duas técnicas foram criadas pela mesma pessoa, e também segue a premissa de um cuidado mais natural com os cabelos. 

O no poo, como o próprio nome diz, quer dizer uma rotina de higienização sem shampoo, no lugar dele se usa os bálsamos limpantes, higienizadores capilares e misturas caseiras que irão higienizar e garantir a saúde dos fios, sem o uso de agentes químicos. Esta técnica faz muito sucesso nas cacheadas e crespas, já que ela possui um resgate mais intenso da oleosidade natural. 

Os produtos no poo também não produzem espuma, pois são produzimos com base de condicionante e sufactantes não-iônicos, tornando ele um creme de limpeza. O review sobre o produto cabe a cada pessoa que testar, pois algumas acham que ele pesa na oleosidade, outras já amam, por isso, se o seu cabelo for naturalmente oleoso, este tipo de produto não é recomendado.

Deixe um Comentário
Você também vai gostar