Guia do skincare: os tratamentos dermatológicos indicados para cada tipo de pele

por Inaê Ribeiro

Ter uma rotina de skincare que esteja de acordo com seu tipo de pele e utilizar protetor solar diariamente são passos básicos para um cuidado com a cútis. Básico, mas não indispensável e transformador porém, combiná-los com tratamentos dermatológicos é maneira mais eficiente de garantir a saúde da pele.

Quando falamos de skincare é sempre indicado que o primeiro passo seja consultar um dermatologista para que ele identifique o seu tipo de pele e assim possa te recomendar cada produto a ser utilizado. O trabalho desse profissional não termina ai, ele também encontra os  tratamentos dermatológicos ideais para potencializa o seu cuidado. A dermatologista Dra. Silvia Quaggio, compartilhou com a gente quais são esses cuidados mais usados no consultório essenciais para cada tipo de pele, assim você já sabe quais pedir ao seu médico.

Angela Caglia Skincare - skincare-cuidados-com-pele - tratamentos dermatológicos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angela Caglia Skincare (Reprodução/Instagram)

pele oleosa

A pele oleosa é a que sofre com excesso de sebo que levam a formação de cravos e espinhas, logo os tratamentos dermatológicos destinados a esse tipo de pele são aqueles que irão remover esses elementos. O primeiro deles é a limpeza de pele, que segundo a dermatologista, quando bem feita, será capaz de tratar as acnes, entretanto, ela não gosta de fazer a limpeza isolada. Dra. Silvia gosta de associar esse tratamento com um peeling físico e o peeling de cristal. Para finalizar, é feito um tratamento com peeling químico, com ativos que ajudam a secar cravos e glândulas sebáceas existentes. Todos esses tratamentos devem ser feitos sempre acompanhados de um dermatologista, para que não haja agressão à pele. 

Angela Caglia Skincare - skincare-cuidados-com-pele - tratamentos dermatológicos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Angela Caglia Skincare (Reprodução/Instagram)

pele seca

Quando se fala de pele seca, é muito comum que sejam as peles maduras, onde há uma perda da elasticidade, com falta de brilho e viço, muitas vezes com presença de rugas e linhas de expressão. Segundo a dermatologista, "para o relevo dessa pele um tratamento a laser costuma ser mais satisfatório, laser combinando que ajudam na regeneração de fibras colágenas e elásticas, com ponteiras que irão tratar as manchas e rugas finas".

Para a pele seca, um dos tratamentos dermatológicos indicado é o laser com ponteiras combinas e a revitalização, que é um tratamento realizado através de cremes e ativos aplicado após o laser, ou até mesmo o drug delivery. Esse último, é realizado através da aplicação de antioxidantes que irão nutrir a pele imediatamente, que contam com ativos como: palmitato de retinol, aminoácidos, vitaminas, minerais, ácido ferúlico e ácido hialurônico.

Mexicanbutjapanese - skincare-cuidados-com-pele - tratamentos dermatológicos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Mexicanbutjapanese (Reprodução/Instagram)

pele sensível

A pele sensível pode se dar por diversos fatores desde dermatite por contato até a atópica, presença da rosácea ou até mesmo uma pele que é apenas intolerante a alguns ativos por irritabilidade. Para esse tipo de paciente Dra. Silvia recomenda ativos suaves, que irão tratar a pele de uma maneira menos agressiva porém, a partir de uma certa idade, esse ativo delicado não oferecerá um resultado satisfatório o suficiente para garantir uma pele bonita. Nessa caso, o indicado é um tratamento dermatológico de luz intensa pulsada, um equipamento semelhante ao laser porém, esse não é destinado a um ponto específico. A luz intensa fecha os vasos da pele, sendo capaz de tratar a vermelhidão que é tão característica da pele sensível. Aqui, também se usa o drug delivery logo após o Laser Harmony, que faz milhões de microfuros na pele afim de devolver a vitalidade.

Claire Most - skincare-cuidados-com-pele - tratamentos dermatológicos - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Claire Most (Reprodução/Instagram)

pele mista

Por fim, mas não menos importante, temos a pele mista, aquela que há presença da oleosidade localizada principalmente na zona T, entretanto nas demais áreas percebemos uma pele mais ressecada. Para tratar essa pele em consultório dermatológico, é feito uma combinação dos tratamentos da pele oleosa, como limpeza de pele, peeling físico e químico, mas esse são associados dois tipos de ácidos, um específico para zona T, que irá controlar a oleosidade e outro para regeneração do tecido nas áreas mais sensíveis. 

Outro tratamento que é muito realizado na pele mista é a associação das tecnologias a laser com determinadas ponteiras, sendo algumas destinadas a estimulação do colágeno, melhorando a textura da pele e outras que são microagulhas, afim de garantir que os ativos aplicados possuam uma permeabilidade maior, atuando nas camadas mais profundas da pele.

Você também vai gostar