Guia dos ativos de skincare: afinal, para que serve a niacinamida?

por Inaê Ribeiro

Se por um lado a vitamina C é conhecida em todo lugar, do outro lado temos a niacinamida que, apesar de ser tão poderosa quanto a vitamina C, às vezes não recebe os devidos créditos. Parte do composto de vitamina B3, a niacinamida funciona para praticamente todos os tipos de pele, oferecendo benefícios fáceis de serem atingidos. 

Além de atender diferentes tipos de pele, a niacinamida auxilia também no tratamento de diversas queixas e é justamente a versatilidade do ingrediente que o torna tão querido e potente. Ele ajuda a pele a produzir mais ceramidas, ingredientes essenciais para mantê-la forte. Já deu para entender um pouco do poder do ativo, não é mesmo? Mas não para por aí, vem descobrir todos os seus benefícios e claro, como usá-lo. 

@cecysmodernlife - skincare-cuidados-com-pele - niacinamida - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: @cecysmodernlife (Reprodução/Instagram)

o que é a niacinamida

Como dissemos anteriormente, a niacinamida faz parte do composto de vitamina B3. Naturalmente, ela está presente em alimentos como peixe, grãos, carne e feijão, trazendo diversos benefícios para nossa saúde. 

Tanicha Rose - skincare-pele-negra-sol-ilumiando-pele-natural-limpa-sem-maquiagem - niacinamida - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Tanicha Rose (Reprodução/Instagram)

os benefícios do ativo

Já para a pele, é até difícil acreditar que um simples ingrediente é tão poderoso quanto a niacinamida. O primeiro benefício é o fato dele ser um ótimo anti inflamatório, ideal para o tratamento de manchas e para acalmar a vermelhidão.

Mas não para por aí, além de auxiliar na produção de ceramidas, o ingrediente pode retardar a hiperpigmentação da pele, uma vez que age como bloqueador da transferência de pigmentos de melanina. Ele ainda ajuda na renovação celular, estimulação do colágeno e um estudo de 2019 descobriu que a niacinamida é ótima para combater os danos da poluição que estamos expostas diariamente. 

O ingrediente, que já é o nosso novo queridinho, atua auxiliando a produzir diversas células em nossa pele, o que resulta em uma aparência mais firme, iluminada e bonita, exatamente o que buscamos ao realizar nossa rotina de skincare. E tem mais, ele combina com vários tratamentos, nos livrando da preocupação com os efeitos colaterais.

LEIA MAIS:

Hailey Bieber compartilhou sua rotina de beleza e aqui estão os produtos para você roubar

9 maneiras de utilizar a folha de ouro na maquiagem

Guia dos ativos de skincare: tudo sobre a vitamina C

Sarah Novio - skincare-cuidados-com-pele - niacinamida - verão - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Sarah Novio (Reprodução/Instagram)

quando usar

A maioria das pessoas podem usar o ativo, mas o que irá diferenciar é o tipo de produto que escolhemos, já que deve atender às necessidades do seu tipo de pele. Por exemplo, quem possui pele seca deve procurar por um hidratante que tenha também ácido hialurônico. Já as peles oleosas devem preferir os séruns, de textura leve, que combinam a niacinamida com o ácido salicílico. O segredo é sempre consultar o seu dermatologista, assim ele indicará o que tratará a sua pele da melhor forma.

Você também vai gostar