A funcionalidade e poder dos produtos de skincare acontecem graças aos ativos presentes em cada um deles, e apesar da gente desconhecer muitos deles, tem um especial que garantimos que você já ouviu falar ao menos uma vez: a vitamina C.
Nos últimos anos, esse ingrediente se tornou queridinho no mundo dos cosméticos, então não é incomum encontrarmos produtos com a vitamina. Aliada nos tratamentos de clareamento, a vitamina C é um poderoso antioxidante que pode aparecer nos mais diversos produtos, e abaixo, te contamos tudo sobre os benefícios desse poderoso ativo que vem conquistando as mais diversas rotinas de beleza. Vem ver:
o que é
A vitamina C é um importante nutriente para o corpo, uma vez que atua no crescimento e reparo de tecidos em todas as partes do corpo, incluindo a pele, mas nós não produzimos ele por conta própria. O antioxidante é encontrado naturalmente em frutas e vegetais e, desenvolvido sinteticamente para os produtos de skincare, como hidratantes, tônicos e séruns.
O ingrediente queridinho do momento, atua no combate dos radicais livres pela ação antioxidante, nos relatou a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, mas dependendo da formulação do produto, a aplicação da vitamina C pode não ter efeito. Para garantir um produto realmente eficiente, devemos procurar pelo ingrediente em sua fórmula mais pura que é o ácido L-ascórbico. C.
Por ser um ingrediente muito delicado, ele perde rapidamente suas propriedades antioxidantes quando exposto ao calor e luz, por isso deve ser conservado em um ambiente fresco e escuro.
benefícios
Não é à toa o sucesso da vitamina C, seus efeitos são poderosos e servem para diferentes tipos de pele. Conheça alguns dos seus benefícios:
combate dos radicais livres
Por ser antioxidante, a vitamina atua no combate dos radicais livres que são moléculas que danificam as células, promovendo as rugas e linhas finas de expressão. Ou seja, o ingrediente nos protege dos sinais de envelhecimento causados pelas exposição aos raios UV, além de manter a pele saudável.
estimuladora da produção de colágeno
Outro benefício citado pela Dra. Silvia, é a estimulação do colágeno. O colágeno é responsável por dar sustentação à nossa pele e, com o passar do tempo, sua produção diminui, gerando rugas e linhas. Ao utilizar a vitamina C, diminuímos esse processo, protegendo a pele.
clareia as áreas escuras
A vitamina C ajuda também a clarear áreas escuras, seja por causa de manchas inflamatórias ou até mesmo uma hiperpigmentação marrom, como as olheiras.
LEIA MAIS:
Os lançamentos que prometem revolucionar o seu cuidado com o cabelo
O que aprendemos sobre cuidados com a pele com a Casa Época de Verão
Creme de abacate: Conheça os benefícios para o corpo, rosto e cabelo
Spirulina: o que é, para que serve e como usar
quando não usar
Apesar de todas seus benefícios, o antioxidante pode gerar irritação em peles sensíveis, principalmente quando usada com outros ácidos. Mas não há segredo, o importante é consultar um dermatologista antes de utilizar o seu cosmético para que ele entenda o que é melhor para sua pele.
como usar
Uma das dúvidas a respeito da vitamina C é em qual momento usá-la e a Dra. Silvia divide que não há regras, você pode usar pela manhã antes do protetor solar ou à noite, após lavar a pele. Quanto aos produtos, escolha aquele que faça mais sentido para sua rotina de skincare, seja um sérum para a área dos olhos ou um hidratante.