Guia dos cosméticos naturais: o que são os produtos naturais

por Inaê Ribeiro

Quem não ama descobrir novos produtos, saber tudo sobre os lançamentos de cuidados com a pele e make? Por aqui, nós amamos pesquisar tudo sobre as novidades de beleza, desde a sua composição até os benefícios para nosso corpo. Durante as nossas pesquisas percebemos o quão nocivos alguns ingredientes químicos podem ser, tanto para nossa pele quanto para o meio ambiente, então entendemos ainda mais o crescimento da discussão sobre os cosméticos naturais

Você já deve ter notado o aumento de cosméticos com selo cuelty free ou trazendo como benefícios serem veganos, e isso está diretamente ligado ao interesse dos consumidores em consumir produtos que sejam respeitosos com nosso meio ambiente e com nossa saúde. Por mais que haja o aumento significativo nesse universo, muitas dúvidas surgem sobre a diferença entre cosméticos naturais, veganos e orgânicos, por isso, nós viemos te ajudar a entender tudo sobre cada um deles, vem com a gente:

Allure - cosmésticos naturais - cosmésticos naturais - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Allure (Reprodução/Pinterest)

_cosméticos naturais

Os cosméticos naturais são aqueles que possuem ingredientes que foram extraídos de fontes naturais, podendo estar em maior ou menor concentração. Ainda não existe uma definição legal no Brasil sobre esses produtos, mas há o  Instituto Biodinâmico (IBD) que determina alguns parâmetros para poder oferecer um selo ao consumidor. 

Dentro desses parâmetros, há a porcentagem mínima de ingredientes naturais na formulação, que varia de 80% a 10%, e a proibição de alguns compostos, como amônia, silicone, corantes sintéticos, ingredientes transgênicos e alguns outros. Esses compostos são proibidos, pois são nocivos tanto à saúde quanto ao meio ambiente. Outro ponto muito importante é que os cosméticos naturais não são testados em animais, os chamados de cuelty free. 

Ao analisar a composição dos produtos naturais, você irá encontrar ingredientes como extratos e óleos vegetais, óleos mineiras e essenciais. Para exemplificar, a argila é um ingrediente natural, assim como o óleo essencial de lavanda. 

_benefícios

Os benefícios dos cosméticos naturais são muitos, principalmente porque eles são super compatíveis com o corpo humano, ajudando a nutrir, e penetram de uma maneira completa tanto na pele quanto no cabelo. Além disso, os cosméticos convencionais possuem conservantes e derivados de petróleo, que não são benéficos para a nossa cútis, saúde, e claro, para o meio ambiente. 

Como adicional de benefício, podemos considerar que os produtos naturais não causam alergia, já que eles não possuem os ativos químicos que tanto agridem nossa pele.

Edible Beauty - cosmésticos naturais - cosmésticos naturais - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Edible Beauty (Reprodução/Pinterest)

_cosméticos orgânicos

Agora que você já sabe o que são os cosméticos naturais é hora de descobrir os orgânicos e entender a diferença entre eles. Os produtos orgânicos são aqueles cultivados ou extraídos sem o uso de fertilizantes químicos ou agrotóxicos, ou seja, eles vão além do cuidado com nosso corpo, sendo super benéficos também para o meio ambiente.

E os cosméticos orgânicos vão além de cuidar de quem está usando-os, eles também preservam a saúde dos agricultores, do solo e rios. O IBG também possui parâmetros para esse tipo de produto, para ser realmente classificado como "produto orgânico", há uma exigência de 95% de ingredientes orgânicos, já para ser "feito com produtos orgânicos", é preciso que 70% do ingredientes tenham essa origem. 

Resumindo os cosméticos orgânicos são naturais, a partir de uma avaliação do seu processo de cultivo da matéria prima.

_benefícios

Considerando todos os critérios para um produto ser orgânico, seu principal beneficio é o quão pura é a sua composição. Por ter fontes naturais, renováveis e sustentáveis a vantagem deste tipo de produto é o quão bom ele é para o meio ambiente. 

Considerando nossa pele, esse tipo de produto também protege do contato com os compostos químicos e tem um resultado a longo prazo, já que age de maneira natural estimulando a produção de células da pele.

Riley - cosmésticos naturais - cosmésticos naturais - inverno - brasil - https://stealthelook.com.br
Foto: Riley (Reprodução/Pinterest)

_cosmésticos veganos

Produtos veganos são aqueles que não há exploração de nenhum animal e essa definição abrange tanto estar livre de cera de abelha, por exemplo, quanto não ter ingrediente que foi transportado por algum animal. Além disso, este tipo de produto não realiza nenhum teste em animais e, no Brasil, isso não é tão problemático já que aqui as empresas podem optar se irão realizar este tipo de teste ou não. Por outro lado, existem alguns países que obrigam as empresas de cosméticos a realizarem os testes em animais.

Como nos tipos de produtos anteriores, não existe regulamentação oficial no nosso país para definir se um cosmético é natural ou não, então as empresas procuram certificados particulares, como a PETA. Quando for comprar um cosmético é importante prestar atenção em uma coisa: nem todo produto "cruelty free" é vegano, pois um produto pode não realizar teste em animais, mas ainda sim possuir ingredientes de origem animal. 

Um cosmético vegano pode não ser natural, pois pode ser feito com ingredientes sintéticos e também não ser orgânico.

_benefícios

Os benefícios dos produtos veganos estão diretamente ligados à preservação da vida animal, então para as pessoas que valorizam essa causa eles são muito recomendados. Uma vez que nos preocupamos com nossa saúde e efeito dos produtos em nossa pele, devemos também cuidar dos animais. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar