PUSH - compre agora seu ingresso

Guia dos Óleos Essenciais Para Iniciantes

por Carol Carlovich

Nos últimos tempos, a gente tem observado a presença dos óleos essenciais em tudo quanto é canto: matérias, lojas de produtos naturais e até tutoriais de make e skincare, em que as gurus de beleza utilizam os produtos tanto para preparar e hidratar, quanto para demaquilar o rosto. E, claro, agora que os cuidados com a pele estão super em alta e aprendemos cada dia sobre um passo ou produto novo pra adicionar à nossa rotina, não poderíamos ignorar o poder e os benefícios dos óleos essenciais.

Mas afinal, o que são eles? Para quais fins e como funcionam? Nesse guia para iniciantes, a gente pretende tirar essas dúvidas e aprender, junto com você, o que esses óleozinhos milagrosos podem fazer. Pra começar, já podemos te dizer o que eles são e como são extraídos: os óleos essenciais são substâncias aromáticas que podem ser extraídas de diversas partes das plantas - caules, folhas, flores e frutos. Eles são extremamente concentrados e possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Geralmente, são obtidos por um processo físico específico e, segundo a ISO (1997), são misturas complexas, contendo várias dezenas ou mesmo centenas de substâncias com composição química variada, obtidas através da técnica de hidrodestilação. No caso da extração a partir de frutos cítricos, o óleo é obtido através de prensagem a frio do fruto [1].

Além disso, você também deve estar curiosa sobre os diferentes usos desses produtos, né? Os óleos essenciais são mais conhecidos na aromaterapia, que nada mais é do que a utilização deles e de outras fragrâncias com o intuito de melhorar o bem-estar físico e psicológico do paciente. O sucesso dessas substâncias nesse tipo de tratamento é inegável, mas a novidade é que agora, as gurus da beleza têm incluído os óleos essenciais também em suas rotinas de cuidados com a pele - utilizando-os principalmente como antioxidantes, anti-inflamatórios e hidratantes que dão um boost extra em seus produtos.

Ficou curiosa? Aí vão mais algumas informações sobre os óleos essenciais que você precisa saber e 5 opções de produtos - e seus benefícios - pra você incluir na sua rotina também:

óleos - informações - essenciais - cuidados com a pele - beleza
lavanda - óleo essencial lavanda - óleo essencial - cuidados com a pele - beleza

O óleo essencial de lavanda é um dos mais versáteis que existem. Entre os seus benefícios estão o alívio da tensão nervosa, estresse, insônia e ansiedade - inclusive, a sua eficácia em tratamentos de pacientes com TDAH foi provada cientificamente! Ele é um dos únicos óleos que podem ser utilizados puros diretamente na pele e atua como cicatrizante e regenerador de queimaduras, cortes e acne. Com uma ou duas gotas, você pode aplicá-lo sobre espinhas para um efeito mais incisivo, ou pingá-lo nos pulsos e até no seu travesseiro, para ter uma noite de sono mais tranquila.

sândalo - óleo essencial sândalo - óleo essencial - cuidados com a pele - beleza

Um dos principais benefícios do óleo essencial de sândalo é a sua capacidade de promover uma pele suave e com aspecto saudável. A aplicação do sândalo à pele não só promove uma aparência suave e uniforme, mas também pode ser útil na redução das imperfeições da pele, como marquinhas, poros e cicatrizes. Para usar o óleo essencial de sândalo na sua pele, você pode encher uma tigela grande com água fervente, aplicar uma a duas gotas do produto no rosto e cobrir a cabeça com um toalha! Além disso, o sândalo também possui benefícios para o cabelo. Se você quiser usá-lo nos fios, basta aplicar uma ou duas gotas do óleo no cabelo molhado. O óleo promete restaurar a hidratação dos fios, dando um extra brilho. Uma maneira fácil de incluir o óleo essencial de sândalo na sua rotina capilar é adicionar algumas gotas no seu shampoo ou condicionador diário. 

Achou que tinha acabado? O sândalo, por fim, também é conhecido como aromatizador de ambientes, e pode potencializar momentos de meditação, yoga e até o seu sono.

melaleuca - tea tree - óleo essencial - cuidados com a pele - beleza

Como você já deve ter percebido até agora, os óleos essenciais são MUITO versáteis. E o óleo essencial de melaleuca não é diferente. Na gringa, ele é mais conhecido como "Tea Tree Oil" e é especialmente associado ao tratamento da acne, por ter propriedades antibactericidas e anti-inflamatórias e potencializar a cicatrização. Seus usos mais comuns são a limpeza e tratamento de cicatrizes e acne, mas você pode adicionar uma ou duas gotas em seu shampoo, para o tratamento de caspa; em seu enxaguante bucal para o tratamento de gengivite, e até nos produtos de limpeza da casa! É importante dizer que esse óleo deve ser usado com moderação quando concentrado, sendo ideal o uso de no máximo duas gotinhas na pele. Se ingerido, o óleo de melaleuca torna-se extremamente tóxico, então nem pense em engolir essa belezinha.

limão - óleo essencial limão - óleo essencial - cuidados com a pele - beleza

O óleo essencial de limão é normalmente usado para aliviar o estresse e a ansiedade, combater a fadiga e a insônia, e potencializar tratamentos de acne, pé de atleta, depressão, verrugas e varizes. Além disso, o óleo essencial de limão é conhecido por estimular o sistema imunológico, aliviar a dor e promover perda de peso saudável. Quando diluído em um óleo vegetal (como jojoba, amêndoa ou abacate), uma gota ou duas de óleo essencial de limão pode ser aplicada à pele ou adicionada aos banhos. No entanto, ele nunca deve ser aplicado diretamente na pele ou usado em quantidades maiores do que as recomendadas (o óleo é absorvido pela pele e o uso excessivo pode ser tóxico, além de haver uma certa preocupação de que aplicá-lo na pele pode aumentar a sensibilidade à luz do sol e, como resultado, aumentar o risco de câncer de pele). Então fica aqui o alerta: o óleo essencial de limão pode ser usado tanto para inalação, quanto para tratamentos tópicos: mas sempre com uma dosagem pequena e com o uso constante de protetor solar no dia seguinte, tá bom?

rosa mosqueta - óleo essencial rosa mosqueta - óleo essencial - cuidados com a pele - beleza

O óleo de Rosa Mosqueta é extraído a partir das sementes de roseiras, e é cheio de vitaminas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais que supostamente fazem coisas maravilhosas para a sua pele. Dentre os seus benefícios, estão a hidratação, a suavização de rugas, linhas finas e olheiras; a diminuição dos poros (que dá à pele um aspecto mais firme); o clareamento e uniformização dos tons da pele e até a esfoliação, se adicionado a uma quantidade de bicarbonato de sódio. Muitas gurus da beleza recomendam a aplicação de uma ou duas gotas do óleo na preparação da pele para a maquiagem: basta esfregá-lo nas palmas das mãos, aquecendo-o, e então aplicá-lo com uma pressão leve sobre a pele, sem esfregar. Vale até fazer uma massagem no rosto para drená-lo e preparar a pele para receber a make.

STEAL THE LOOK ON instagram

Deixe um Comentário
Você também vai gostar