História da moda: Balenciaga

por Beta Weber

Nossa coluna mensal dedicada a mergulhar no legado de grandes nomes, marcas icônicas e momentos importantes da moda destaca nesta edição, a trajetória incomparável da maison que é considerada por muitos, a mais relevante da história da alta-costura. Fundada por um espanhol de técnica impecável, celebrado por seus designs arquitetônicos, até hoje em dia, como centro do Zeitgeist na era capitaneada por Demna Gvasalia, a seguir, tudo que você precisa saber sobre a Balenciaga, tema da nossa  #STEALTHECLASS de Janeiro. 

“A alta-costura é como uma orquestra e o maestro é Balenciaga”, o autor da frase, Christian Dior, introduz perfeitamente o legado do criador que conquistou seu espaço no olimpo da moda através de suas criações magistrais. Segundo Coco Chanel, "Balenciaga era o único verdadeiro couturier" e Hubert De Givenchy era tão devoto que foi presidente-fundador do Instituto Balenciaga, mas qual o motivo de tamanha adoração e como tudo começou?

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Foto: Balenciaga (Reprodução)


o início

Cristobal Balenciaga nasceu em 1895, em Getaria, vilarejo localizado na região basca espanhola. Filho de um pescador e de uma costureira, foi através da profissão materna que o jovem descobriu e se encantou pelo métier. O talento surgiu precocemente, aos 11 anos ele iniciou treinamento como alfaiate e aos 12, já assinou seu primeiro vestido, para a Marquesa da Casa Torres, figura influente da alta sociedade espanhola que tinha uma casa de férias em sua regiã, e que se tornou grande incentivadora do trabalho do estilista. 

Em 1917, aos 22 anos, Balenciaga abriu as portas em San Sebastian, expandindo posteriormente para Barcelona e Madrid. Nos próximos 20 anos, a maison estabeleceu seu nome e reputação como referência em luxo, vestindo inclusive membros da realeza espanhola. Em 1937, Cristobal se mudou para Paris com intuito de escapar da guerra civil que tomou conta da sua terra natal, prontamente reabrindo as portas na capital francesa. Já respeitado e celebrado em seus país de origem, a chegada na França elevou ainda mais seu status e seu sucesso alcançou novos patamares. 

os códigos atemporais

Apesar de figurar no rol das casas baseadas em Paris, berço da alta-costura, Cristóbal nunca deixou de lado a inspiração em suas raízes, o uso de renda, a cartela em tons vibrantes, em especial vermelho, a influência do flamenco e dos toureiros, assim como da arte renascentista de Diego Velázquez podem ser observadas em seus designs. A sensibilidade latina aliada aos shapes singulares resultou em uma simplicidade dramática onde a palavra chave é silhueta.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Ao contrário do New Look idealizado por Christian Dior, shape vigente da época com sua cintura marcadíssima e certa rigidez, o objetivo de Balenciaga era libertar o corpo feminino: Volumes, detalhes esculturais e linhas arquitetônicas regiam suas coleções que se sobressaíram prontamente, o ponto de vista inovador carregava uma proposta moderna e ainda não explorada no guarda-roupa feminino. 

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Avesso à tendências, priorizava excelência e não comprometia sua visão para se encaixar nos padrões. Também sempre cultivou discrição e durante sua vida concedeu apenas uma longa entrevista, realizada um ano antes de seu falecimento, para o The Times.

as marcas registradas

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Suas criações desafiavam conceitos existentes e visavam, através de construção minuciosa que lhe renderam apelidos de arquiteto e escultor da moda, redefinir e ampliar as noções de feminilidade. Entre suas principais contribuições, diversos itens que se tornaram icônicos. 

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Silhuetas não convencionais que brincavam com proporções e um purismo inconfundível que ficam evidentes em alguns dos clássicos criados por ele como o vestido túnica, o casaco casulo, o vestido saco, o vestido baby doll e até a invenção de tecidos como o gazar.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Chapéus estruturados:

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Vestido envelope:

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Formas arredondadas e volumosas como balonê:

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Assimetria também era onipresente em seus designs, assim como apelo teatral representado por capas e caudas.

o fim de uma era

A popularização do prêt-à-porter não foi bem vista por Balenciaga que prezava a relação próxima e o caráter artesanal da alta-costura e do sob medida, ao invés de lutar contra o inevitável, optou por se aposentar do métier em 1968. Vindo a falecer em 1972. 

Em 1986, a maison foi comprada, sem grandes alardes, continuando na obscuridade até o fim dos anos 90. 

nicolas ghesquiere e o renascimento:

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Foto: Nicolas Ghesquiere (Reprodução/Balenciaga)

Após longo período de esquecimento, lembrada apenas quando o assunto era couture, em 1997, Nicolas Ghesquiere assumiu o comando da maison com a missão nada fácil de trazê-la novamente à relevância.

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Instagram)

O jovem francês propôs uma moda futurista e utilitária, calcada em silhuetas marcantes e volumes estratégicos baseadas na obra do fundador. Conseguindo injetar frescor aos códigos da maison.

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Balenciaga)

A legging dourada que remetia à robôs, as peças cargo combinadas à itens em patchwork, os vestidos de quadril acentuados em estampas florais, as várias referências multiculturais e a célebre coleção surf, são alguns dos momentos mais significativos de seu legado para história da grife.

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Balenciaga)

Os acessórios de Ghesquiere são um caso à parte e foram elemento fundamental no sucesso da marca sob seu comando. Sapatos como as sandálias do tipo gladiadora aos calçados inspirados em lego, fruto da parceria com o designer Pierre Hardy viraram hit, mas foi através da bolsa Lariat e suas variações também conhecidas como motorcycle e City que ele lançaria o maior best-seller da marca até hoje.

Em 2001, a marca foi adquirida pelo grupo Kering, onde figura ao lado de outros nomes como Gucci, Saint Laurent e Bottega Veneta. 

Em 2012, após 15 anos no cargo, Ghesquiere deixou a Balenciaga, sendo substituído pelo americano Alexander Wang.  

a era demna

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Foto: Demna Gvasalia (Reprodução/Instagram)

2015 foi um ano de virada para a Balenciaga com o anúncio de um novo diretor criativo, Demna Gvasalia. Nascido na Géorgia, país localizado no Leste Europeu, ele iniciou sua carreira trabalhando com Martin Margiela até criar um coletivo de moda ao lado do irmão chamado de Vêtements, surgido na mesma época da Off-White, foram os responsáveis por inserir definitivamente o street wear no mercado de luxo conquistando status cult com sua moda colaborativa, atualizando itens clássicos como jeans, camisetas e moletons através de customização, referências pop e doses de ironia. 

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Instagram)

O apontamento gerou estranhamento já que muitos acharam difícil encontrar afinidades entre a tradicional maison e o designer avant-garde, mas em sua essência, Demna e Cristóbal têm muito mais em comum do que aparentam. Ir contra as “regras"do momento e um apreço por silhuetas que priorizam volumes e se opõem ao considerado mais belo são alguns dos fatores em comum entre Gvsalia e o fundador.

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Instagram)

O blazer hourglass, peça que tem inspiração na obra original da Balenciaga, com quadril volumoso e ombros acentuados, ganhou update em alfaiataria 3D. O item foi apresentado na coleção de estreia de Demna e é best-seller da marca, se tornando parte da linha permanente disponível para compra em todas temporadas com pequenas variações de cores ou estampas.

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Foto: Balenciaga (Reprodução/Instagram)

As silhuetas oversized que remetem igualmente a estética ampla de Cristóbal e o clima 80s, muitas vezes em tons neon.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Jaquetas do tipo puffer, que também referenciam de forma estilizada os shapes favorecidos pela maison nos anos 50 e 60.

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Sem medo de ousar, desde seu debut na grife disseminou várias tendências polêmicas como, os ugly shoes, que contam com diversas contribuições, em especial os tênis do tipo dad shoes como Tracker e Triple S:

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Os tênis e botas tipo meia, inclusive o modelo knife com bico finíssimo também ajudou a resgatar o shape que era há tempos considerado ultrapassado.

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Foto: Justin Bieber (Reprodução/Instagram)

Fã de street casting, colocando com frequência amigos e pessoas "normais" nas passarelas, de biotipos e faixas etárias diferentes, ao lado de figuras como Justin Bieber e Cardi B:

meta

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Foto: Fortnite (Reprodução/Instagram)

A fusão com o mundo digital é um dos maiores desafios das marcas há alguns anos, e a necessidade de encontrar formas relevantes e interessantes de se comunicar virtualmente se tornou ainda mais urgente com a chegada da pandemia e de suas inevitáveis limitações. Pois Demna entendeu muito bem o briefing. Da sua colaboração com o game Underworld, ao lançamento de skins para o jogo Fortnite, ele encontrou equilíbrio perfeito. Posição reforçada pelo recente anúncio feito por Cédric Chablis, CEO da Balenciaga, anunciando que a marca agora tem uma divisão especial dedicada ao metaverso.

pop art

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Foto: Balenciaga (Reprodução)

Essa capacidade de transitar entre mundos e a ausência de limitações resultam em colaborações que fogem do lugar comum, se o underground é parte indissociável de suas raízes, elementos impossivelmente pop também se encaixam na narrativa. Fato que já podia ser observado desde as peças da Vêtements com símbolo da DHL, até as bolsas inspiradas em modelos de feira ou souvenirs turísticos já durante seu comando da Balenciaga

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Foto: Kim Kardashian (Reprodução/Instagram)

Quem é mais famoso que Kim Kardashian? A estrela de reality show que construiu um império de business é date favorito de Demna, a dupla roubou todas as atenções no último MET Gala - além de ter virado fonte para incontáveis memes - usando looks que incluíam balaclavas cobrindo todo o rosto. 

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Foto: Kim Kardashian (Reprodução/Instagram)

Kim é sem dúvidas a atual musa de Demna usando quase que exclusivamente  peças da Balenciaga nos últimos meses, traduzindo muito bem as dicotomias que permeiam a obra do designer:

Ou mais ícone da cultura pop que os Simpsons? O curta com a família mais famosa dos desenhos animados, realizado para a última coleção da marca durante a Paris Fashion Week de Outubro, sedimenta o clima pop art unindo alta moda, mainstream e uma dose de irreverência.

welcome back, couture

O retorno à alta-costura após 53 anos, foi a notícia que ninguém esperava. Com mais de 90 looks apresentados em um espaço que reproduziu fielmente o local onde Cristóbal realizava seus lançamentos, a coleção demonstrou reverência, mas com alta dose de autenticidade, se apropriando da essência da maison, mas ampliando seu vocabulário e voltando o olhar para o futuro: As formas arquitetônicas, os volumes exagerados, os chapéus estruturados e as estampas marcantes, recorrentes no legado da maison, ganharam nova energia e frescor com criações inteiramente genderless, a inclusão de jeans e texturas diferenciadas e diversidade no casting, o desfile foi um trunfo de duas visões que se unem em um diálogo relevante e fascinante.

hackeamento gucci e balenciaga

Em parceria inédita para comemorar o centenário da Gucci, as duas gigantes, ambas parte do conglomerado de luxo Kering, lançaram uma linha em conjunto, o #TheHackerProject misturando marcas registradas e peças ícones de cada lado em resultado que exibe perfeitamente os pontos fortes de ambas sob comando de Alessandro Michele e Demna. 

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Foto: Balenciaga e Gucci (Reprodução/Instagram)

Gvasalia deixou o comando da Vêtements em 2019 para se dedicar exclusivamente à Balenciaga e o foco tem valido a pena, além dos inúmeros hits comerciais, ele também é fenômeno de crítica. Em 2021, confirmando de forma irrefutável seu prestígio e respeito,  venceu como designer internacional nas duas premiações mais importantes da moda, o CFDA e o BFC Awards, entregues pelos conselhos americanos e britânicos respectivamente. É a quarta vez que ele recebe o título pelo conselho britânico que também o nomeou "Leader of Change", distinção que reconhece aqueles que geram mudanças positivas na indústria.

2022 começou consolidando o lugar de inovação e domínio mainstream da grife sob o comando de Demna através do anúncio da collab ˜Yeezy Gap Engineered by Balenciaga. O designer novemente junta forças com Kanye West - ele já havia assinado a direção criativa das apresentações de Donda, último album do artista americano - dessa vez na parceria de Ye com a Gap. O primeiro resultado do projeto poderá ser conferido a partir de Junho, a colaboração inédita promete elevar a estética utilitária da gigante norte-americana, ao mesmo tempo permitindo que um número maior de pessoas tenham acesso ao universo luxuoso e disruptivo da Balenciaga

quer mais?

Para seguir: @balenciaga - com approach diferente, a marca já deletou todas suas publicações mais de uma vez, é legal ficar ligado para descobrir em primeira mão seus próximos passos. 

@gvasaliaga - a conta é mantida por um fã de Demna e ótima fonte com postagens diárias sobre o estilista e seu trabalho na Balenciaga 

Para assistir em breve:  Uma série sobre a vida e obra de Cristobal Balenciaga está em produção e deve chegar às telas nos próximos anos.

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