História da moda: Off White

por Beta Weber

Mais uma edição da nossa coluna dedicada a mergulhar a fundo na história das principais marcas, passagens importantes, personagens icônicos e compartilhar detalhes de momentos inesquecíveis que mudaram a moda. Dessa vez, a eleita para ser tema da #STEALTHECLASS é o multidisciplinar Virgil Abloh e sua Off White.

Ineditismo é palavra chave na trajetória desse designer que ascendeu à alturas vertiginosas através de uma linguagem que fala diretamente com o público jovem, angariando muito mais que clientes, e sim fãs que se fascinam com o universo agitado e conectado que mescla música, arte contemporânea, streetwear e mercado de luxo em uma marca que virou sinônimo de sucesso. Mas como esse norte americano, formado em arquitetura, foi de desenhar prédios para criar uma das grifes mais impactantes das últimas décadas? É essa jornada que a gente conta a seguir. 

Virgil Abloh - jaqueta varisty - Off White - Primavera - dentro de um carro - https://stealthelook.com.br
Foto: Virgil Abloh (Reprodução)

o início

Virgil Abloh nasceu no dia 30 de Setembro de 1980 em Rockford, uma pequena cidade pertinho de Chicago. Filho de pais imigrantes vindos de Gana, sua mãe era costureira e foi ela quem introduziu a ele os primeiros ensinamentos relacionados à moda. Virgil cresceu apaixonado por arte e esportes. A cultura de rua, em ebulição na década, chamou sua atenção e skate, grafite, basquete e futebol passaram a permear seus interesses. Fã de Michael Jordan, chegou a enviar protótipos de tênis para a Nike, mas suas cartas nunca foram respondidas. Rock'n'roll, hip-hop e os discos de soul do pai figuravam entre suas escolhas musicais e ainda na adolescência começou a tocar como DJ em festas de amigos. 

Apesar dos interesses diversos, na hora de escolher o curso superior, elegeu engenharia civil, graças a um antigo sonho paterno de ter um filho engenheiro. Após o diploma, ele concluiu um mestrado em arquitetura na renomada Illinois Institute of Technology. Quando questionado se aproveita os conhecimentos acadêmicos no métier atual, ele confirma que sim, já que na primeira você aprende como construir e criar uma base forte, e na segunda você pensa sobre estética e propósito, a mesma forma que ele lida com suas criações na moda. Seu pensamento completamente moderno é avesso à rótulos, e a verdade é que Abloh segue desempenhando diversos papéis, incluindo sua formação original, já tendo, por exemplo, projetado lojas da Off White.

quando virgil conheceu kayne

Abloh aproveitou as aulas de TI na faculdade para aprender além das necessidades estudantis, se interessando por técnicas 3D e passando a desenvolver estampas para reproduzir em camisetas. A gráfica que ele escolheu para imprimir suas peças ficou tão impressionada com a perfeição do trabalho submetido que lhe ofereceu um emprego, no mesmo período ele passou a contribuir com o blog "The Brilliance" onde ele compartilhava textos sobre marcas emergentes de skate e streetwear além de comentar sobre mercado de luxo. Durante o trabalho na gráfica, ele conheceria Don C, então empresário de Kanye West, que a esta altura já era rapper conhecido, mas ainda não tinha expandido seu império além da música. Kanye e Virgil se identificaram de cara e rapidamente o designer entraria para o círculo criativo do músico tornando-se seu consultor artístico. A dupla se tornou inseparável e Abloh virou figura fundamental para viabilizar as ideias ambiciosas de West. Do merchandising aos palcos da turnê, aos efeitos especiais e instalações de arte, passando pelo material gráfico dos álbuns, tudo passava pelo olhar impecável e certeiro do futuro fundador da Off White.

Virgil Abloh e Kayne West - roupas pretas - Off White - Primavera - ambos de pé - https://stealthelook.com.br
Foto: Virgil Abloh e Kayne West (Reprodução)

a viagem que mudaria tudo

2009 foi um ano decisivo na história de Virgil, ele casou-se com Shannon Sundberg, que conhecia desde os tempos de colégio, e faria uma viagem que mudaria sua vida para sempre. Kanye acabara de fechar uma parceria com a Louis Vuitton e o time criativo viajou para a capital francesa a fim de alinhar o projeto. A ida coincidiu com a semana de moda parisiense e a turma aproveitou para conferir alguns eventos. Foi na chegada da apresentação da Comme des Garçons que o grande momento aconteceu. Fotografados na porta do desfile por Tommy Ton, a imagem viralizou e o interesse por Kanye e sua trupe explodiu. O estilo ostentado dividiu opiniões, mas resultou no início de um novo momento no mercado de luxo e a ascensão de figuras importantes que passariam a desempenhar papel decisivo no futuro da indústria.

Paris Fashion Week - Street Style - Off White - Inverno  - Paris - https://stealthelook.com.br
Foto: Paris Fashion Week (Reprodução)

Foi também nessa época que ele conquistou seu primeiro trabalho formal na moda, um estágio na Fendi ao lado de Kanye. A dupla ficou por lá um semestre ganhando 500 dólares por mês, não sendo poupados das tarefas de praxe, como buscar café, imprimir documentos - todo o corre de um estagiário normal. A experiência na grife italiana ajudou a refinar seu olhar e também a chance de aprender mais a fundo sobre o lado business do segmento.

projetos colaborativos

A mente inquieta de Virgil é fonte constante de inspiração e na volta para os EUA, além do trabalho na Donda, o hub criativo de Kanye, que entre outras coisas resultou na primeira coleção da Yeezy, ele abriu dois negóciosA RSVP Gallery um híbrido entre boutique e espaço de arte contemporânea em parceria com Don C com filiais em Chicago e Los Angeles, e em paralelo, o coletivo Been Trill, formado por um grupo de amigos que orbitavam no mesmo campo criativo, entre eles Heron Preston e Matthew Williams, atual diretor criativo da Givenchy. Na Been Trill eles vendiam produtos com seu logo característico, produziam festas e tocavam como DJs rapidamente conquistando notoriedade e dividindo opiniões. Finalmente sendo vendida, em 2015, para o grupo PacSun.

RSVP Gallery - carro rosa e escrito em neon - Off White - Primavera - em uma garagem - https://stealthelook.com.br
Foto: RSVP Gallery (Reprodução)

pyrex vision

Lançada em 2012, a Pyrex foi a primeira incursão de Abloh na moda, apesar de se referir ao projeto como um experimento artístico, ela era essencialmente uma marca de customização de produtos vintage ou estoque morto de marcas populares americanas como Ralph Lauren e Champion. Com o conceito de um time sem esporte, a ideia era passar uma sensação de inclusão para todos que compravam os itens estampados com o nome Pyrex e com números que remetiam à uniformes de jogadores, o preferido? O 23, de seu ídolo Michael Jordan. O hype foi instantâneo apesar dos preços altos, as flanelas originalmente adquiridas por 40 dólares, ganhavam a etiqueta de 550 dólares após passarem pela customização de Abloh. O êxito foi em parte alimentado pelos amigos célebres de Virgil que passaram a usar itens da marca, nomes como ASAP Rocky, Rihanna, Jay-Z e o próprio Kanye West. A marca durou pouco menos de um ano, já que apesar da notoriedade, polêmicas também cercaram sua existência. Mesmo com a curta vida, a Pyrex definitivamente trouxe o nome de Virgil Abloh para o centro das atenções e também foi a semente que resultaria em seu próximo e mais ambicioso projeto.

Coleção Pyrex - looks all black - Off White - Inverno  - dois homens em pé - https://stealthelook.com.br
Foto: Coleção Pyrex (Reprodução)

nasce a off white

Os anos de colaborações criativas e multimídia culminaram na criação da marca. Pioneira em streetwear de luxo, foi fundada em Milão e a primeira flagship fica localizada em Hong Kong, demonstrando desde o início seu compromisso com pluralidade. Seu trabalho é uma espécie de colagem de referências e uma recusa absoluta a se encaixar em formas ou limitar suas ambições, a grife nasceu querendo explorar os espaços não ocupados e acabar com a linha que separava as marcas de street com as marcas de alta moda fundindo os mundos em um resultado moderno e necessário que reflete o consumidor atual, pouco preocupado com rótulos.

Apesar de nomes como Supreme terem, hoje em dia, preços de revenda compatíveis com as grandes grifes mundiais e seus itens viraram objetos de colecionador, seu espírito e origem são totalmente ligados ao streetwear, já a Off White chegou com o conceito desde sua concepção unindo o universo street com os melhores tecidos, acabamentos e detalhes que competem lado a lado com nomes consagrados do luxo internacional. 

O nome representa a zona cinza entre preto e branco e visa ampliar conceitos antiquados desejando trazer um toque fresh e contemporâneo ao mercado. Essa estética tem a companhia de outros exemplos como Vêtements e Fear Of God, todos alinhados em volta de uma mentalidade coletiva, sustentável e em sintonia com o zeitgeist

O crescimento da marca veio junto com a popularização das redes sociais como Instagram e Abloh atribuí grande parte do sucesso ao app. No início não obtendo apoio de grandes publicações de moda, a Off White conquistou seu espaço através da comunidade online que se encantou e identificou com a linguagem modernista e ousada. Em 2015, foi indicada ao prêmio anual de novos talentos do grupo LVMH, primeira marca made in USA a conquistar o feito.

marcas registradas

As listras são uma das marcas registradas da grife - jaquetas com capuz - Off White - Inverno  - dois homens de capuz na rua - https://stealthelook.com.br
Foto: As listras são uma das marcas registradas da grife (Reprodução)

As listras diagonais, normalmente em P&B.

Fonte da grife Off White - moletom preto - Off White - Inverno  - close up  - https://stealthelook.com.br
Foto: Fonte da grife Off White (Reprodução)

O nome escrito, tanto em versões discretas quanto em fontes estouradas.

O lacre de segurança é obrigatório e mantido após a compra como símbolo de status.

O célebre logo em X formado por flechas.

As aspas, usadas de forma irônica para identificar objetos bem óbvios, toque que remete ao movimento de arte Dadaísta, demonstrando a riqueza de referências cultivadas pelo fundador.

as colaborações

Collab Off White x Rimowa - malas de viagem - Off White - Primavera - Foto fundo still - https://stealthelook.com.br
Foto: Collab Off White x Rimowa (Reprodução)

Elemento indissociável da visão do designer, a capacidade de transitar por vários mundos e o senso de coletividade transparecem nas diversas collabs que ele já assinou em parceria com nomes de todo tipo de segmento incluindo IKEA, com móveis e objetos de decoração, Byredo, Levi's, McDonald's, Moncler, Rimowa, entre outros.

Collab Nike x Off White
Foto: Collab Nike x Off White "The Ten" (Reprodução)

A mais célebre foi também a realização de um sonho bem antigo: Em 2017, o lançamento da coleção The Ten, feita em parceria com a Nike. Com a proposta de reimaginar dez modelos clássicos da gigante esportiva, oito Nikes, um Jordan e um Converse.

O sucesso foi imenso e os modelos de número limitado esgotaram de forma instantânea. O projeto virou também um livro e é referência no assunto.

fascínio pela arte

Comparado com Andy Warhol e o movimento pop art, seus objetivos vão além da venda de produtos, desejando compartilhar ideias e apresentar referências, educando e expandindo a mente e os conhecimentos do seu público que anseia por pertencer ao universo plural e inspirador cultivado por Abloh. As parcerias também passam pelo ambiente da arte contemporânea, como a exposição com o artista japonês Takashi Murakami, famoso por suas obras lúdicas e multicoloridas. Recentemente rolou uma espécie de exposição/retrospectiva do seu trabalho, chamada "Virgil Abloh: Figures of speech", no renomado Museum of Contemporary Art Chicago, afirmando ainda mais sua natureza multidisciplinar e o respeito conquistado.

Collab Off White x Murakami - galeria de arte - Off White - Primavera - exposição de arte - https://stealthelook.com.br
Foto: Collab Off White x Murakami (Reprodução)

louis vuitton

Em 2018, mais um salto quântico, Virgil é nomeado diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton, entrando no lugar de um de seus mentores, o designer Kim Jones, atual diretor criativo da Dior Homme e da Fendi. O apontamento trouxe mais uma conquista inédita ao designer que se tornou o primeiro homem negro a ocupar o cargo. Importante ressaltar que a Louis Vuitton é o carro-chefe do maior conglomerado de luxo do mundo, o LVMH, tornando o feito ainda mais significativo.

Desfile Louis Vuitton - desfile da louis vuitton - Off White - Verão - semana de moda - https://stealthelook.com.br
Foto: Desfile Louis Vuitton (Reprodução)

Em 2021, Abloh estreitou os laços com a LVMH, anunciando que o grupo adquiriu 60% da Off White, Virgil mantém 40 % da empresa. O novo acordo garante também que Abloh lançará outras marcas dentro do grupo, além de colaborar com grifes que fazem parte do portfólio da LVMH em outros setores como bebidas, hotelaria, cosméticos, joalheria e varejo.

O designer estadunidense faz questão de reforçar que esses passos são dados com intuito de continuar expandindo e abrindo oportunidades de inclusão e representatividade, sua vontade é abrir portas para que mais pessoas que se parecem com ele também possam almejar voos altos, intuito que ele cumpre através de diversas iniciativas que incluem o projeto "I support young black business" e o "PostModern Scholarship Fund", um fundo criado para financiar bolsas de estudo para jovens negros ingressarem na faculdade.

quer mais?

Para seguir: @off____white, @virgilabloh, @rsvpgallery

Para assistir: Clipes dirigidos por Virgil para A$AP Rocky feat. Rihanna e Lil Uzi Vert

Para ler: VirgilAbloh.Nike. ICONS livro que documenta a collab com a gigante esportiva

Para escutar: O programa de rádio apresentado por Virgil na @worldwide.fm

Deixe um Comentário
Você também vai gostar