Hora da moda: esse acessório clássico voltou ao topo das tendências em 2024
Por muito tempo indispensáveis, os relógios, vistos como um acessório clássico, acabaram perdendo o primeiro lugar em sua função utilitária com a disseminação dos smartphones, tornando-se mais um statement de estilo do que uma ferramenta para medir o tempo. Embora continuem sendo o equivalente às it bags nos looks masculinos, nos anos recentes, o mercado feminino de relógios vem passando por uma revolução, com um número cada vez maior de mulheres investindo na peça.
Apesar de terem se tornado o maior símbolo de status na moda masculina, vocês sabiam que os primeiros relógios de pulso foram, na verdade, usados por mulheres? Lá em 1868, a condessa Koscowicz da Hungria encomendou à Patek Philippe uma joia que contasse com um relógio em sua estrutura para ser usado no pulso, criando espaço para acessórios que fossem funcionais e ornamentais.
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E quais os motivos desse fenômeno atual? A venda de joias e itens clássicos cresceu durante a pandemia, impulsionada por um desejo por produtos duráveis e atemporais. As pessoas estão cada vez mais interessadas em avaliar se suas compras podem ser consideradas investimentos — e, como sabemos, os relógios são preciosidades que podem ser passadas de geração para geração.
Em função da demanda, o mercado se tornou mais acessível, já que as marcas tiveram que se adaptar rapidamente, melhorando seus sites de e-commerce e se conectando diretamente com os consumidores. Além disso, o acessório clássico se tornou mais visível em celebridades femininas, com cada vez mais nomes ostentando um modelo no braço.
Os números não mentem. A nova geração de consumidoras, especialmente mulheres da Geração Z, está investindo pesado, com destaque para o mercado de relógios de segunda mão, que viu uma explosão de interesse. A busca por modelos vintage tem alimentado o apetite de colecionadoras, e a comunidade online é extensa — há contas nessse nicho com milhares de seguidores discutindo o assunto. Estudos apontam que o mercado de relógios de luxo de segunda mão vale atualmente 20 bilhões de dólares, com expectativa de chegar a 32 bilhões até 2025.
Na lista de preferidos, alguns modelos icônicos se destacam. Cartier é a campeã, com o clássico Tank, favorito da princesa Diana, Jackie O e Carolyn Bessette-Kennedy. O Panthère é o queridinho das it girls. Já o Baignoire, com seu formato oval e pulseira sólida, era o eleito de atrizes francesas dos anos 60, como Catherine Deneuve, e vive um momento revival em 2024.
No TikTok, quem conquistou status cult foi o modelo surrealista Crash, cujo design parece estar derretendo. Reza a lenda que o formato é inspirado no relógio danificado de um cliente londrino da marca, que, ao ir à Cartier para consertar o modelo, acabou virando referência para o Crash.
A Bvlgari também entra na jogada com o icônico Serpenti. A pulseira em formato de cobra, disponível em diversas variações, envolve o pulso de maneira única e conta com Zendaya como garota-propaganda da linha.
O Nautilus da Patek Philippe também figura entre os mais desejados, enquanto o Cape Cod da Hermès continua sendo um acessório clássico, com sua pulseira de couro impecável, popular entre nomes como Madonna e Gwyneth Paltrow.
Já quando o assunto é tendência, entre as maiores apostas da vez estão as sobreposições de relógios, usando mais de um ao mesmo tempo, como pulseiras.
Relógios em formato de colar também ganharam destaque. A Chanel foi além e recentemente lançou uma versão de colar com relógio e fones de ouvido com fio acoplados.
Usar relógio em lugares menos óbvios é um dos truques de styling de Rihanna, uma das principais referências quando o assunto é estilo e relógios, já que ela está sempre incluindo um em suas composições. De gargantilha à tornozeleira, ela adora versões diferentes. Vale dizer que Taylor Swift também apareceu com uma choker de relógio no vídeo de Fortnight e na última cerimônia do Grammy, fortalecendo a ideia.
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Os cocktail watches foram hit nos anos 90 e tem retorno nessa temporada. Menores e mais delicados, lembram joias clássicas e são perfeitos para serem usados em ocasiões mais formais e festivas.
Opções coloridas, com pulseiras vibrantes ou mostradores ilustrados, trazem um toque irreverente e modernizam a peça.
Por fim, assim como em outras áreas do luxo, colaborações com celebridades estão em alta. Audemars Piguet com Travis Scott, Bvlgari com Lisa do Blackpink e Hublot com Takashi Murakami são apenas alguns dos exemplos mais recentes que mostram como a fusão entre arte, música e moda está cada vez mais presente no mundo dos relógios.
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