O Horóscopo de dezembro começa com ares mais otimistas e que impulsionam a busca de verdadeiros sonhos e novos horizontes, sejam grandes ou pequenos. Sagitário é o signo que alimenta este fogo - em Sol, Mercúrio e Vênus - para uma maior investigação de propósitos, conectividade ou até mesmo o desabrochar de consciência. Ao mesmo tempo, aspectos entre Mercúrio, Vênus, Netuno (que volta ao movimento direto no dia 3) e Marte retrógrado podem deixar os primeiros dias mais confusos sobre qual direção seguir ou que haja mais atrasos nos projetos do que esperava. Atividades para aliviar os processos mentais e dormir bem serão tarefas importantes para não deixar o raciocínio ainda mais perdido. Evite decisões precipitadas, fuja dos exageros, leve a sério seus compromissos e mantenha o foco, pois a organização nesses primeiros dias serão cobrados logo no final da temporada. Mercúrio em Capricórnio, a partir do dia 6, traz uma maneira mais prática, realista e direta de enxergar o rumo das coisas, retirando neblina ilusória.
Ao lado de Marte, a Lua Cheia em Gêmeos, ápice da lunação sagitariana, acontece no dia 8, e é na aproximação dessa potência tanto emocional quanto dinâmica que se exige mais cautela para um próximo passo. As trocas e as informações são aceleradas, assim como o sentimento pelas situações que acontecem, e tudo pode ser absorvido com alguns enganos. Reveja, releia, reescute e, depois disso, prossiga com as suas intenções certeiras. O mesmo vale para gastos ou investimentos sem pensar, lembre-se que após tanta satisfação e há os boletos a pagar. Vênus, que entra em Capricórnio no dia 10, reafirma ainda mais a responsabilidade com os valores que compõem a sua vida. Os afetos e os
desejos vislumbram por mais segurança e solidez enquanto os projetos recebem apreciação para algo futuro.
Na segunda quinzena, a energia e a imunidade tendem a diminuir - com a quadratura exata de Sol e Netuno, no dia 14 - ocasionando em um aumento de contágios e outras enfermidades sutis, como alergias ou intoxicações. Preserve seu ritmo, descanse e cuide da saúde com mais atenção. Enquanto isso, no dia 17, Mercúrio e Urano marcam o céu com um trígono, e muitas ideias podem ser alteradas. É um momento de deixar-se flexível, experimentar ou inovar a postura com relação aos padrões e pensamentos, já que muitos questionamentos simplesmente aparecem sem avisar, mas podem ser a possibilidade de encontrar uma solução ou alívio. Júpiter ingressa em Áries, no dia 20, e os novos começos ganham ainda mais força. Os sonhos mexidos e remexidos durante o trajeto do Grande Benéfico em Peixes agora recebem doses de ousadia para acontecerem. Uma nova temporada começa no dia 21, com a entrada de Sol em Capricórnio e também a chegada do solstício de verão, no hemisfério sul, e o de inverno, no hemisfério norte. É iluminado o alto na montanha, lugar onde estão os objetivos que você desejou ou ainda almeja atingir. Consagrar suas raízes e persistir, com mais maturidade, sabedoria, para manter as conquistas estáveis, sentir as experiências proporcionadas, e preparar-se para os próximos ideais. A Lua Nova, em Capricórnio, que acontece no dia 23, proclama esse novo ciclo de nutrição para as bases da vida e a concretização das estruturas que despertam a vontade de serem seguidas. É uma injeção de determinação para os planos durante a reavaliação de todo o ano que se passou. Isso será ainda mais forte com a retrogradação de Mercúrio, a partir do dia 29 de dezembro, e a conjunção com Vênus, proporcionando uma reflexão ainda mais enriquecedora para o período que se aproxima. A virada, no dia 3, Vênus fica ao lado do transformador Plutão, indicando um momento de renovação e limpeza nos sentimentos, nas experiências buscadas e na expressão do amor. Celebrar o fim de 2022 e o nascimento de 2023 com mais afeto e felicidade. Que venha e seja um feliz ano novo para todas!
Leia mais: Horóscopo mensal atualizado para todos os signos
trânsitos astrológicos de dezembro:
3/12: Netuno em Peixes retorna ao movimento direto
6/12: Mercúrio ingressa em Capricórnio
8/12: Lua Cheia em Gêmeos
10/12: Vênus em Capricórnio
20/12: Júpiter em Áries
21/12: Sol entra em Capricórnio
23/12: Lua Nova em Capricórnio
29/12: Mercúrio entra em retrogradação
A seguir, o horóscopo de dezembro dedicado para cada um dos signos. Leia os signos que correspondem ao seu Sol e seu Ascendente!
É diminuindo o ritmo que as arianas percebem o melhor que dezembro pode prover a seu favor. Isso não significa um impedimento de atitudes dinâmicas, atrás do que deseja, mas a primeira quinzena indica que, com uma atenção a mais e evitando alvoroços e ataques, seus resultados serão melhores. Até porque, isso também facilita sua percepção do que
está acontecendo ao redor, para não causar nenhuma desilusão. Não batalhe com o tempo e tudo fluirá ainda mais na segunda quinzena, um período para que você mostre ainda mais a sua confiança no que gosta de fazer, especialmente se sua intenção é fazer algumas mudanças. Um interesse para trabalhar com algo diferente, com aquele sentimento de vocação, pode ser despertado e surpreender. Abrace os novos valores e as novas rotas, esses encontros inesperados podem te tirar de um movimento que você mesma não conseguia sair. Seu charme estará em alta, excelente para garantir mais apoio, e você finaliza o mês com a expansão e as bênçãos de Júpiter. Use com sabedoria e irá mais longe!
Mais contenção, reflexão e estratégia para as taurinas que extrapolaram um pouco no mês anterior. Dezembro traz um período que estimula os seus ajustes para alcançar mais equilíbrio e, consequentemente, colocar os valores mais em ordem - tanto na parte financeira quanto emocional, nos relacionamentos. Vá com calma na primeira quinzena, entenda bem onde tem investindo, quais são as sombras, seus desejos mais profundos, que acompanham e que acabam “liderando” os seus impulsos. Dedique-se mais no que você já tem estabelecido, para aprimorá-lo, do que em novas ideias ou fantasias. Há um risco maior de frustração nessa fase. Já na segunda quinzena, seu magnetismo estará maior e isso aproxima ainda mais oportunidades e pessoas para o seu ciclo. Confie mais nessas atrações ao mesmo tempo que aproveita também as situações com bom humor, a fase tende a ser mais gostosa para expressar um lado seu que costuma ficar escondido. E, durante o alinhamento desses sentimentos libertadores, estipule seus novos planos e sonhos, porque mesmo que não seja ainda o exato momento de concretizá-los, será nessa organização que muito crescerá no ano seguinte. Siga em frente e leve o amor com você.
Com uma rotina mais calorosa, as geminianas entram em um mês que promete ainda mais proximidade com aqueles que ama, potência para novas parcerias e mais impulso para se deslocar. Na primeira quinzena, com o lado social mais movimentado, foque em firmar as boas alianças e promova enriquecedores debates, seu poder para argumentar e defender o que acredita estará em alta. Só não tente alterar a opinião feita, inflexível, desgastando-se à toa. Leve esse direcionamento, de escolher melhor suas batalhas e montar estratégias para a segunda quinzena - isso fará total diferença para não exceder alguns passos. Aproveite o intenso ritmo para fazer uma limpeza geral, descartando o que não funciona mais e abrindo espaço para ser preenchido com mais apoio, daqueles com que faz novas e antigas trocas, e mais verdade para construir e elevar seus ideais de maneira mais sólida. Use seu hábil raciocínio para finalizar dezembro com a roda girando na direção que você deseja!
Dezembro traz o florescer das paixões e das trocas para as cancerianas, talvez pela maior consciência das afirmações que habitam o seu interior, e há mais dinamismo para seguir com a própria e atual vontade. Todavia, na primeira quinzena, toda essa potência deve ser conduzida positivamente para o autocrescimento e sem interferir, agressivamente, no processo alheio - já que não se pode forçar ninguém a seguir o mesmo caminho. Equilíbrio e bom senso para direcionar suas ações te levarão mais longe, tem momentos que o excesso de emoção pode cegar e é procurar soluções mais práticas e racionais - sua sombra em Capricórnio pode ajudar com esse lembrete. Com respeito e cuidado nas interações, a segunda quinzena continua com a energia de evolução e até mesmo algumas alterações de rota para os seus propósitos. Tirando seu movimento da zona de conforto, o final do mês estimula as ações mais ousadas tanto no cultivo das relações quanto para uma nova estratégia profissional. Inspire-se pelos bons e transformadores ventos para plantar e arrumar as bases do que você quer que germine nas próximas estações.
Altas temperaturas para o dezembro das leoninas, que podem encontrar mais agitação e carisma na vida cotidiana do que imaginavam. Na primeira quinzena, procure deixar suas intenções bem claras para que não haja confusões nas transmissões e nos contatos, principalmente com familiares. O mesmo vale para o que você absorve nas conversas e outras situações, cuidado para não idealizar demais - incluindo a projeção de si mesma, seja sempre verdadeira. Manter esse movimento interno, reconhecendo as habilidades de todos os envolvidos, ajudará a inovar os processos na segunda quinzena, que está mais propícia à expansão e descobertas do que acredita e quer para si, como projetos futuros, despertando paixões e rumos inesperados. Entre possíveis viagens, físicas ou intelectuais, que podem acontecer no final do mês, deixe seu magnetismo brilhar com consciência, confiança e respeito às suas estruturas.
O horóscopo de dezembro das virginianas começa com mais ânimo e desenvoltura para lidar com questões da rotina e outros aspectos intelectuais. Pode acontecer, logo na primeira quinzena, uma percepção mais clara de ideias e situações que gostaria de aproveitar mais. Essa dedicação e bom humor reflete também na expansão dos seus relacionamentos, aproximando mais pessoas queridas e experimentando deliciosos diálogos - seu discurso e poder de atração estarão em alta! Levar esse ritmo mais ameno para a segunda quinzena, sem dar tanta bola para possíveis contratempos e sem impor sua visão ao próximo, será capaz de elevar sua criatividade e dar mais força para movimentar suas intenções na direção desejada enquanto rompe algumas barreiras internas. Lembre-se de trabalhar a comunicação de forma flexível e clara durante o período, assim conseguirá explorar campos ainda mais ousados nas trocas que fizer. Final do mês com altas emoções, incentiva a expressão dos seus sentimentos para aumentar chances de acolhimento e reciprocidade. Não se reprima!
Para as libriana, dezembro faz um convite para confiar mais em si mesma e impulsionar sua autonomia. A energia do mês ajuda você a se apaixonar ainda mais pelas próprias ideias, ter mais consciência dos sentimentos, sem se envolver tanto nas aprovações alheias. Porém, na primeira quinzena, é preciso colocar em equilíbrio as intenções nas trocas e deixar tudo o mais explicado possível. Relembre que pessoas sentem e entendem cada um de uma forma, por isso há tanta beleza na comunicação, então seja clara ao expressar-se. Já na segunda quinzena, alguns reencontros com família e amigos tendem a acontecer e isso fortalece ainda mais sua energia, auxiliando, inclusive, em novos planejamentos que você queira fazer. O contato com as relações mais sólidas serão capazes de preencher e evidenciar a sua importância nesse mesmo. Não é porque você segue os próprios desejos que estará sozinha, pelo contrário, quem te acompanha faz isso porque te vê do jeitinho que você realmente é.
As escorpianas embarcam em um mês ainda com muitas transformações no ambiente pessoal e social. Não adianta fazer tudo com pressa, dezembro das surpresas profundas, como você gosta, mas também mostra um céu que pede paciência e gentileza durante esses processos. Logo na primeira semana, a comunicação pode estar enevoada, dificultando a expressão das suas intenções. Respire fundo, acalme as águas internas e canalize exatamente o que você quer direcionar para o outro. Isso ajudará tanto nas suas relações quanto numa visão diferente de si mesma, por mais simples que pareça. É um período que as renovações acontecem em 360° para você, impactando nas relações amorosas e profissionais. Na segunda quinzena, os assuntos continuam e há grandes oportunidades para desenvolvimento ou novas situações, incrementando a sua jornada. Entender quais são seus desejos e objetivos será fundamental para equilibrar esse percurso, sem deixar áreas tão importantes para você sem a dedicação que gostaria de aplicar. Defina e voe alto!
Em ritmo de festa e expansão para as sagitarianas, que já fizeram aniversário ou ainda aguardam a revolução solar, dezembro traz grandes transformações durante todo o ciclo. Já na primeira quinzena, talvez você perceba com mais clareza muitos medos ou inseguranças que acompanharam em períodos anteriores, que poderão ser divididos com pessoas próximas e que façam parte da sua rotina a fim de melhor desenvolvimento. A comunicação precisa ser verdadeira, franca, algo que flui naturalmente para o seu signo. Atente-se apenas em levar o racional e a praticidade mais ativos nessas conversas e investigações, para que seus impulsos não enganem os seus sentidos. O investimento mais ousado e até a busca por mais diversão irá continuar na segunda quinzena, mas aqui temos um outro alerta para que os excessos não atrapalhem nenhuma celebração futura: gastos demais. É preciso deixar os pés no chão antes de correr atrás dos sonhos, correr alguns riscos faz parte da aventura, mas não deixe que isso comprometa sua integridade e segurança. Inove para chegar até onde deseja, ninguém melhor do que você saberá ir mais além com os recursos disponíveis ao seu alcance.
Chegou o momento de reflexão para as capricornianas, que entram em dezembro prestes a comemorar a chegada do Sol em seu signo. A primeira quinzena estimula as avaliações do próprio ano e será prazeroso pensar em novas ou diferentes possibilidades para curtir esse futuro já próximo. Mas, nesses primeiros dias, faça isso por si mesma, reserve esse tempo para total atenção ao autocuidado, para que as transformações sejam preenchidas com o que você realmente gostaria que fosse. É um período de ilusões, mal entendidos e fantasias por todos os lados, seu lado realista precisa dominar e entregar uma comunicação limpa, sem ruídos ou entrelinhas. Tudo flui mais leve na segunda quinzena, você mesma tem mais certeza do que quer e não irá medir esforços para alcançar essa vontade. Isso pode esquentar as relações e garantir momentos com muita diversão, ao lado de antigas e novas companhias, deixando os laços ainda mais estreitos. Mas ao mesmo tempo que seu discurso pareça irresistível, não deixe que seu charme tome uma posição autoritária. Avalie, planeje e deixe que esse jovem momento chegue até você da maneira mais leve possível.
Até onde caminham os ideais das aquarianas? Dezembro pode chacoalhar as nativas e estimular uma jornada ainda mais longa. Além dos sonhos ganharem mais movimento, a primeira quinzena também requer planejamento para não ultrapassar alguns limites impensáveis - isso inclui a parte financeira. Seu novo ciclo está próximo e se for para chegar até ele com alguns excessos criativos de como inovar para alcançar alguns sonhos. E sem pressão sobre si mesma, especialmente por querer algo a mais ou diferente, tá tudo bem! Talvez o ponto da questão é usar as lentes revolucionárias que você possui para enxergar as próprias bases, pois pode ter mais graça ali (nas suas origens) do que você pensa. Para a segunda quinzena, faça um balanço dos prós e contras antes de tomar qualquer decisão - principalmente se for de longo prazo - que te comprometa com um peso além do que consegue carregar. Fora isso, seu final de mês traz a potência dos afetos e grandes desenvolvimentos. Saiba nadar com a corrente para fluir ainda mais!
Um dezembro cheio de sonhos, vontades e propósitos para as piscianas. E tinha como ser diferente? Talvez, sim, mas não é o caso desse mês que começa com as fantasias lá no alto, logo na primeira quinzena. Mas como todo voo alto é preciso saber ancorar, as nativas desse signo precisam trabalhar mais com os pés em terra firme, para garantir que todo esse planejamento ocupe mais espaço da sua realidade. É com esse conceito que a sua comunicação também é convidada a ser feita, com um direcionamento mais firme e assertivo. Já na segunda quinzena, poderá ser mais fácil compartilhar suas ideias e expandir suas intenções de dentro do aquário para um ambiente maior, como uma viagem em alto mar. Seu discurso estará mais forte, assim como seu charme, atraindo ainda mais pessoas e oportunidades para o seu ciclo. Descubra ainda mais possibilidades com o desenvolvimento dos seus talentos ao mesmo tempo que trabalha a paciência nas situações que divergem da sua opinião. Não apresse nada, assim seu mês/ano tende a terminar do jeito que você mais gosta.