Marie Kondo, autora do best-seller "A Mágica da Arrumação" diz que só devemos manter uma coisa guardada se ela nos traz alegria. Elizabeth L. Cline, autora do livro "Overdressed: The Shockingly High Cost of Cheap Fashion" diz que, na década 30, as mulheres tinham em média nove peças de roupa - e que hoje compramos em média 64 peças por ano. Você é uma das várias mulheres que quer deixar seu closet minimalista com poucas peças e ser feliz assim? Aprendemos com Marie os seguintes passos para conseguir o sucesso do armário cápsula:
Arrume tudo de uma vez só, coloque o armário todo à baixo e não deixe uma tarefa por dia. Isso é armadilha da frustração e preguiça.
O primeiro passo é descartar, sem dó nem piedade. Se a peça não te traz alegria, ela poderá fazer à outra pessoa.
Separe as coisas por categoria, por cor e/ou utilidade.
Dê visibilidade às coisas, tudo tem que estar à sua vista.
Arrume suas coisas sozinha, sem interferência de terceiros.
Faça a limpa em silêncio, com, no máximo, uma música clássica em volume baixo.
Não compre produtos para organização, como caixas e divisórias. Eles só vão se juntar à bagunça.
Ao chegar em casa, siga o ritual de não largar as roupas por onde você passa. Da mesma maneira que você tem um lugar específico para dormir, jantar, sentar, elas também tem o seu lugar para não ficarem desorganizadas.
Depois desses 9 passos preciosos, aproveitamos para fazer uma seleção de dez peças essenciais que você precisa ter no closet minimalista - que vão com tudo, em qualquer momento e ocasião:
1. Camisa Branca: peça-chave para todos os looks, a camisa branca caminha do trabalho à balada. Ela combina com todas as peças e situações.
2. T-shirt branca: assim como a camisa, a t-shirt branca é outro curinga no closet. Diferente da peça de alfaiataria, ela promete deixar os looks mais descolados e cool - tanto com calças jeans e sociais.
3. Turtlenecks: as blusas de gola alta são perfeitas para serem usadas com vestidos e macacões. Além disso, elas dão um super charme aos looks com overcoats e jaquetas de couro.
4. Overcoat bege: ele vai com todas as cores do arco-íris. Essencial no closet, pode ser usado com camisas, calças, vestidos e macacões. A peça tem o poder de dar o toque final no look. Dica: compre sempre um ou dois tamanhos acima do seu para ficar mais despojado e cool.
4. Jaqueta de couro fake: clássico dos clássicos, a jaqueta de couro FAKE é perfeita para te deixar no mood mais roker com todas as peças citadas acima and abaixo. Tem que ter!
5. Vestido versátil: o pretinho básico disseminado por Gabrielle Chanel vale ainda para os dias de hoje. A peça - não importa a modelagem - muda de cara de acordo com as suas combinações. Ora pode ser vestido, ora pode ser saia com blusas por cima. Além disso, ninguém vai reparar que você usou o mesmo vestido da festa passada, afinal preto é preto e super discreto.
6. Jeans de cintura alta: sim, você precisa ter um par de jeans de cintura alta para arrasar no mood vintage e coordenar com uma boa t-shrit. Além disso, a peça é super cool, né?
7. Calça de alfaiataria: para o trabalho e fora dele. A calça de alfaiataria traz elegância na medida, além de valorizar a silhueta e deixar o look mais chic. As cores preto e bege são as curingas!
8. Sapato de salto baixo: sim, você precisa de um salto baixo para que possa usar todos os dias sem ficar com o pé doendo depois. Não adianta ter uma sandália de salto agulha se você vai usá-la somente duas vezes ao ano em alguma festa importante. Ela só vai ficar parada, ocupando espaço e infeliz no seu armário - não se esqueça dos mandamentos de Marie Kondo, ok?
9. Bota preta básica: indispensável tanto no inverno quanto nos dias de meia-estação. Escolha as com salto baixo à médio, para você poder caminhar livremente sem dor nos pés. As botas pretas de cano curto são as mais estilosas e versáteis!