Dizem que se é antigo, então é novo — pelo menos, a GenZ concorda, afinal, são eles os responsáveis por reviverem inúmeras tendências do passado —, por isso, nos últimos meses, observamos um revival das estampas com ilusão de ótica, primeiramente apresentadas por Jean-Paul Gaultier nos anos 90. Claro que atualmente, como qualquer outra trend, ela se adaptou e ganhou um novo olhar, algo que podemos classificar como “mais ousado”.
As estampas simulam silhuetas do corpo, algumas mais evidentes e outras de forma mais sutis, mas todas sempre estão acompanhadas de outros elementos inusitados, como desenhos de gotas de água, rasgos e cores vibrantes, todas em altíssima definição, capazes de enganar até mesmo os olhos mais treinados.
Bom, goste ou não, a tendência da ilusão de ótica ainda não se tornou “acessível”, ou seja, ainda não alcançou um patamar onde podemos encontrá-la em lojas de fast fashion, por exemplo. Mas ela está em ascensão, então é só questão de tempo para que você a encontre perto de você. Enquanto isso não acontece, separamos alguns looks para você já ir se familiarizando com a estampa, olha só:
A britânica Forbidden Knowledge foi uma das marcas a ”sair na frente” nessa tendência, e chegou a vestir personalidades como Kylie Jenner e Cardi B — você verá mais abaixo. Os vestidos são desenhados pelo estilista Pierre-Louis Auvray, que anteriormente já havia demonstrado um forte interesse pelo corpo humano, descrevendo suas criações como “cyberpunk, e robóticas com um toque de rococó”.
Como mencionamos acima, os desenhos são ultra-realistas e acompanhados de cores fortes e chamativas, mas isso não impediu que as fashionistas mais ousadas usassem as peças no dia a dia.
Outra marca britânica que também se dispôs a criar inúmeras blusas com o toque trompe l’oeil — ilusão de ótica em francês —, foi a GirlsGirlsGirls que vem conquistando uma legião de fãs mundo afora.
Como fã de tendências, lógico que a caçula do clã Kardashian/Jenner não deixaria uma peça como esse macacão passar batido, que a propósito, é uma criação do estilsita da Forbidden Knowlodge.
Assim como o vestido usado pela rapper Cardi B, que, além de seguir a tendência da ilusão de ótica, também carrega consigo uma forte estética bodycon.
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Bom, vamos ser honestas, se a Kim Kardashian usou, então, muito provavelmente, veremos a tendência bombar em questão de meses. Sim, foi graças a esse vestido vintage de Jean-Paul Gaultier usado pela empresária, que os holofotes se voltaram para a ilusão de ótica.
A Y/Project de Glenn Martens também se jogou nessa tendência e apresentou uma coleção prêt-à-porter exuberante e excêntrica com a releitura das estampas mais antigas de JPG — algo que já era de se esperar, uma vez que foi ele o responsável por dar vida as peças de alta-costura da grife.