Jean Paul Gaultier por Simone Rocha: por que este desfile foi incrível
Eu estava obcecada. Passava 80% do meu tempo falando sobre o desfile da Jean Paul Gaultier feito por Simone Rocha, e nos outros 20%, torcia para que alguém também comentasse, só para eu poder falar um pouco mais. A verdade é que, assim que a notícia saiu de que a estilista irlandesa seria a próxima responsável pela semana de alta-costura da marca, eu fiquei instantaneamente animada.
Simone Rocha é um nome que transita perfeitamente entre o mistério melancólico e o romance cativante. Laços, um pouco de volume nas formas e a estética coquete, que permeará para sempre a carreira de Rocha como um dos seus maiores legados, encontram espartilhos, sutiãs canônicos e listras marinheiras, toques icônicos e inesquecíveis de Gaultier.
O resultado desse encontro não poderia ter sido melhor, e eu vou te contar um pouco mais dos detalhes desse encontro que rolou ontem (24), logo abaixo. Não tem como não se apaixonar, eu garanto.
Reinterpretando os clássicos, Simone Rocha trouxe seu toque etéreo para a sensualidade inquestionável da maison. Seja com amarrações delicadas usando fitas, ou com a renda cruzada, que também faz parte da estética de Gaultier. Afinal, assim que recebeu o convite, a estilista irlandesa conta que começou a estudar a casa de JPG e deixou seu individualismo de lado por um instante.
O sutiã canônico, que se tornou mundialmente conhecido em grande parte devido à Madonna e sua turnê 'The Girlie Show', apareceu em dois vestidos ao longo da coleção.
As listras marinheiras ganharam uma versão em uma camiseta feita inteiramente de fitas e laços. Assim como os chapéus e espartilhos, que ganharam leves adornos em volta.
Em essência, em uma coleção lúdica, Simone Rocha trouxe às passarelas a silhueta vitoriana, onde a leveza dos tules encontra a rigidez dos espartilhos. Isso respeita o conceito estabelecido por Gaultier quando se aposentou, que cada estilista convidado deveria fazer uma releitura da maison a cada nova coleção, mas sem deixar de lado sua própria estética.
O resultado? Uma salva de palmas muito bem merecida por todos os presentes e um abraço carinhoso do próprio designer, que, sem sombra de dúvidas, ficou contente com a escolha.
Simone é a sexta estilista convidada. Antes, Jean Paul Gaultier havia chamado Chitose Abe, Julien Dossena, Olivier Rousteing, Haider Ackermann e Glenn Martens. Agora me conte, quem você gostaria de ver no comando da próxima coleção? Posso falar por mim que adoraria ver a excentricidade de Alessandro Michele combinada com a sensualidade de Gaultier.