Kettlebell: o novo exercício físico poderoso e transformador

por Giulia Coronato

Seja você uma iniciante na vida fitness, ou não, muito provavelmente já se deparou com um kettlebell, muito antes de saber o que era, da onde veio e para o que serve. O instrumento de formato estranho e promessas grandiosas, conquistou a rotina de exercícios de pessoas ao redor do mundo, e não é à toa! 

Pequeno, super versátil e adaptável, o kettlebell não é tão novo assim, e começou a ser utilizado em exercícios físicos no século 18 como uma maneira de aumentar força, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Atualmente, essas vantagens já são comprovadas cientificamente – um estudo realizado pelo American Council on Exercise, mostrou que treinos com kettlebell aumentam significantemente a capacidade aeróbica enquanto também dão mais força e equilíbrio para o corpo, elevando a força do core em até 70%.

Incrível, né? Para conhecer mais da técnica e incluí-la já nos seus exercícios físicos, continue aqui que a gente te esclarece tudo: 

It girls - roupa de academia, biker shorts, top, academia, fitness - kettlebell - Primavera - Street Style - https://stealthelook.com.br
Foto: Bella Michlo (Reprodução/Instagram)

o que é?

Os kettlebell são na verdade um tipo de peso que encontramos em academias, conhecido também como peso russo, o instrumento fitness ganhou esse apelido do termo kettle, que significa chaleira em inglês, por se assemelhar fisicamente com uma, graças a sua base plana e alça superior para segurar. O formato atípico e extraordinário faz com que o kettlebell seja perfeito para a prática de diversos exercícios físicos, trabalhando dezenas de músculos e áreas do corpo ao mesmo tempo. 

Como dito anteriormente, os kettlebells são bolas constituídas de ferro ou aço e que possuem uma alça superior. Devido a isso, eles possuem um centro de gravidade diferente de outros pesos usados na prática esportiva e são ótimos para adquirir mais velocidade nos movimentos. Graças a esses atributos, o instrumento se tornou um dos favoritos para a prática de exercício, sendo o aliado de milhares de pessoas que querem dar um boost no treino diário. 

Os kettlebells são utilizados em treinos que combinam força, condicionamento físico e flexibilidade, e podem ser usados por qualquer tipo de pessoa, independente do grau de condicionamento físico, para adaptar o item ao seu treino e força, é só escolher um peso que seja ideal para você. Apesar de não parecer, os kettlebells são equipamentos extremamente completos, pois te dão a possibilidade de treinar o corpo inteiro. Conseguindo desenvolver força e condicionamento com apenas uma ferramenta. Incrível, né?

como fazer?

Praticamente todo exercício pode ser adaptado para o uso do kettlebell, seja um agachamento, um abdominal, um cardio ou até mesmo ou exercício de força, como tríceps. Então, para incluí-lo em seus treinos, basta trocar os halteres pelo kettlebell, sempre com o acompanhamento de um personal trainer para te passar o movimento correto, claro. Todos os exercícios com kettlebell fortalecem os músculos, mas não os tornam volumosos, e aumentam a frequência cardíaca, sendo o casamento perfeito do cardio com o treinamento de força que trabalha todo o corpo.

Abaixo, você encontra um treino completo com o kettlebell, super fácil de fazer e de incluir na sua rotina. Clique no perfil embedado para conhecer diversos movimentos e práticas com o instrumento. 

Você também vai gostar