O ano de 2020 realmente foi um divisor de muitas polêmicas e abriu um extenso leque para novas possibilidades, mudando a nossa maneira de se comportar, comunicar, vestir e, inclusive, influenciando até mesmo na estética da nova geração. Você provavelmente já notou uma nova tendência colorida e um tanto quanto "infantil" tomando conta das pastas de inspirações do Pinterest nos últimos meses, né? Trata-se de nada mais, nada menos do que o movimento Kidcore.
Os maiores responsáveis por trazer essa onda nostálgica foram os criativos e nada convencionais jovens da geração Z, que apostaram todas as suas fichas nessa trend por meio de vídeos no TikTok, começando assim uma nova era de estilo e lifestyle com direito a todas as cores do arco-íris, roupas e acessórios com estampas fofas que carregam fortes referências nos personagens e brinquedos que marcaram as décadas de 90 e 2000.
Outro fator que nos levou a adotar essa estética foi a chance de sonhar com os bons momentos da infância nesses últimos meses em isolamento, onde estávamos buscando por algo mais consolador e seguro - e que convenhamos, nada mais reconfortante do que a época em que éramos crianças, né?
Mas, o Kidcore já vinha dando sinal de sua existência algum tempo atrás, por meio de micros e grandes apostas da moda como as miçangas, presilhas e símbolos - como o próprio smiley face que continua bombando tanto nos looks quanto nas produções de beleza e nail art.
E por falar nisso, as unhas decoradas começaram a dar spoilers dessa nova tendência quando tonalidades açucaradas, desenhos divertidos e unhas de diferentes cores começaram a protagonizar os feeds das fashionistas mais antenadas. Não demorou muito para que essa proposta se estendesse também para o mundo da beleza, onde maquiagens mais artísticas ganhassem mais espaço. Afinal, seria o fim da era da make minimalista e mais natural dando lugar para um mood mais alegre e infantil? Para alguns sim!
Se antes o minimalismo e "clean" pareciam seguir dominando o mundo da moda, beleza e decor, o kidcore é a tendência que vai totalmente contra essa proposta e parece estar roubando o seu espaço. Acessórios com pingentes e estampas de frutas, flores, símbolos yin-yang, smiley face, ursinhos ou qualquer outro elemento considerável fofo já faz parte dessa febre - e você provavelmente já desejou usar algumas delas mesmo sem saber, certo?
Assim como os acessórios fun, os looks que fazem parte desse movimento também seguem uma cartela de cores vibrantes e com estampas clássicas que incluem desenhos animados. Revivemos peças que não faziam parte das nossas produções há anos, como as jardineiras coloridas, prints de personagens marcantes de décadas passadas, crochês coloridos e estampas quadriculadas (aquele xadrez super descolado que está em alta e nós já reportamos aqui meses atrás). E todo detalhe faz a diferença e agrega ao estilo Kidcore, incluindo as meias divertidas que você usava quando tinha 10 anos.
Além das peças que citamos acima, revivemos também outra grande polêmica da moda: os Crocs! Ame ou odeie, mas a proposta comfy do sapato e a sua estética totalmente descontraída é o que faz dele um item must have dessa tendência Kidcore. Mas não pensei que eles voltam discretos não, viu? Quanto mais personalizado e colorido eles forem, melhor. Em outras palavras, mostre o seu estilo e criatividade por meio dos Jibbitz (acessórios próprios para usar no Crocs) e se a sua ideia é seguir o mood infantil, personagens da Disney mesclados com flores e smiley face são mais do que bem vindos.
Se você já torceu o nariz para o Kidcore, saiba que mesmo não usando um look a caráter, ainda sim, você poderá investir nessa tendência - muitas das vezes sem nem saber. Os filtros do Instagram e do TikTok estão aderindo cada vez mais a essa estética "fofa" que, inclusive, vem se tornando cada vez mais popular entre os usuários de todas as idades e estilos. Vai me dizer que você ainda não usou um filtro de flores e aqueles com stickers no rosto?
Desde as últimas temporadas a proposta mais infantil já vinha dando às caras nas passarelas, como na coleção Ready To Wear Outono-Inverno 2019 da grife Joyrich e na temporada Fall 2019 da Leaf Xia, ambas desfiladas em Shanghai.
O Kidcore com certeza ganhou ainda mais força quando os grupos de K-pop começaram a investir nessa tendência, como foi o caso da banda Blackpink, que incluiu alguns looks da marca inglesa Fluffy no videoclipe "Ice Cream". Logo após o lançamento das fotos promocionais do quarteto sul-coreano, as peças artesanais de crochê se tornaram as mais desejadas pelos fãs e obteve um crescimento exponencial nas vendas da marca independente.
Agora conta pra gente: você aderiu ou ainda pretende aderir ao Kidcore? Lembrando que o starter pack desse estilo consiste em alguns itens essenciais, como presilhas de borboletas (ou stickers vintage), muitas miçangas de frutas e símbolos, bolsas de pelúcia, tricôs coloridos, estampas de personagens ou qualquer outro elemento que tenha feito parte da infância nos anos 90 e 2000.