Eu me lembro da primeira vez que ouvi e vi a Lady Gaga. Foi um choque. Embora "Just Dance", seu primeiro grande hit, não fosse uma revolução musical, despertou em mim alguma coisa. E desde então, virei uma little monster, como são chamados os fãs da Stefani Joanne Angelina Germanotta, nome verdadeiro da artista.
É até engraçado e estranho dizer isso, mas tem artistas que criam obras que simplesmente são espelhos da nossa alma e, ao longo desses 17 anos desde o lançamento do álbum debut, "The Fame", é assim que eu me sinto com as músicas da Gaga. Às vezes mais, às vezes menos. Você também sente isso com algum cantor(a) ou banda?
Enfim, pegando gancho que esta semana a Lady Gaga lançou "Mayhem", o seu aguardado disco de retorno àquele pop que a alçou ao estrelato, resolvi relembrar 17 - sim, pegou a referência, né? - looks icônicos dela que mudaram a sua história como artista e a moda. Afinal, Gaga sempre usou a moda como ferramenta para comunicar suas eras, músicas e opiniões, além de manter relacionamento muito próximo com diversas marcas e criativos do mercado.

Começo de carreira e este era um look muito Lady Gaga. O visual em branco com esses "cristais" em evidência foi a escolha da artista para entrevistas e até compôs o figurino de muitos shows.

Em 2009, Lady Gaga chegou no VMA vestindo um lindo Jean Paul Gaultier, mas o look icônico que fica registrado aqui pra mim é o visual da performance de "Paparazzi", uma das minhas favoritas da carreira dela.

No mesmo ano, Gaga foi à Inglaterra conhecer a Rainha Elizabeth II e se apresentar com um Atsuko Kudo que lembrava muito os looks da monarquia vitoriana.

Existe um antes e depois de "Bad Romance", e entre os diversos looks do videoclipe está esse Alexander McQueen, que era um grande amigo da Lady Gaga. Detalhe para os memoráveis armadillo shoes.

O branco é, claramente, uma das cores mais queridas pela Lady Gaga ao longo da sua carreira. Esse visual icônico é Francesco Scognamiglio.

Em 2010, a artista chegou ao Grammy com um Armani Privé deslumbrante. Apenas um dos muitos looks icônicos que ela usou nos Grammys que ela já foi!

Ainda em 2010, no VMA, ela usou um dos meus looks preferidos: um longo Alexander McQueen impecável!

Ela chegou com aquele look surreal e fez história. Foi neste VMA que Lady Gaga usou o tão discutido vestido de carne. Criado por Franc Fernandez, o visual foi conservado e hoje está em um museu nos Estados Unidos.

Em 2011, no ano de lançamento de "Born This Way", Gaga chegou ao Grammy em um... ovo, carregada por seu time de dançarinos. O "look de tapete vermelho" foi ousado além da forma, já que ela estava com uma máscara de oxigênio para respirar lá dentro. Durante a premiação, ela saiu do ovo usando um look de látex.

No mesmo ano, depois de usar muitas peças da grife, Lady Gaga cruzou a passarela do desfile de outono-inverno 2011 de Mugler durante a semana de moda de Paris.

Mais um lindo look de Alexander McQueen. Dispensa comentários.

Entre os muitos visuais esculturais e teatrais da Lady Gaga, eu não poderia deixar de citar a sua interpretação do Jo Calderone, seu alter ego, no VMA de 2011.

A mother monster trabalhou em 2011, viu? Neste ano ainda, Lady Gaga foi homenageada no CFDA Awards e usou um look Mugler com esse visual de corte chanel turquesa que era "o momento" na era "Born This Way"!

Ah, a era "Artpop"! Para alguns, um grande flop. Pra mim, tudo! Eu amei esse momento da carreira da Lady Gaga, era experimental, leve e maluquinha, e me deu uma das minhas músicas favoritas da vida, "Venus".
Aqui, Gaga estava personificando Donatella Versace, a quem ela dedicou uma música no álbum e com quem colaborou participando de campanhas da marca no mesmo ano.

Chique! Icônica! Durante a divulgação de "Artpop" ainda, Lady Gaga usou esse visual Louis Vuitton majestoso.
De 2013, eu saltei para 2019 porque confesso que a era "Joanne" não é a minha favorita e, embora a Gaga tenha arrasado em muitos looks durante esses anos, precisamos chegar à entrada apoteótica da artista neste MET Gala.
Foram três visuais Brandon Maxwell e ela foi "se trocando", ou melhor, se despindo na frente de todos enquanto subia as longas escadas do Metropolitan em Nova York.

Mais uma vez, o ato de pular tantos anos é criminoso, eu sei, mas foi necessário para chegarmos a essa nova era "Mayhem". No Grammy deste ano, Lady Gaga usou um longo dark e vitoriano de Samuel Lewis, e chamou atenção pela escolha do corte de cabelo, o polêmico hime cut.
Depois de tantos momentos fashionistas - e tanto outros que, infelizmente, ficaram de fora -, eu te pergunto: qual é o seu look icônico favorito da Lady Gaga?
Quem sabe voltamos em breve para fazer uma parte dois deste conteúdo!