Leitoras Contam: Como Enfrentaram o Desafio da Acne

por Lara Lincoln

Falar sobre acne é falar sobre um dos maiores desafios de skincare do universo feminino - e masculino! Causada por inúmeros fatores que podem ser genéticos, hormonais, má alimentação e até uso de produtos não indicado para o seu tipo de pele, a acne é uma condição que acontece quando os folículos são obstruídos por sebo e células mortas que geram a inflamação. Além de ser algo comum durante a adolescência, também existem quadros na fase adulta que estão extremamente ligados às desregulações de hormônio, principalmente pela pausa ou troca de métodos anticoncepcionais como a pílula: "nessa fase de alteração hormonal, que dura cerca de três a seis meses, é muito comum sentir a pele mais oleosa, queda de cabelo e surgimento de acne", explicou Dra. Giovana Moraes, uma das nossas contribuidoras de beleza.

São tantas duvidas e diferentes casos envolvendo acne que decidimos reservar um espaço para que as nossas leitoras contassem tudo sobre os desafios com essa condição. A vontade de trazê-las para o escritório já é algo antigo por aqui e amamos realizar esse projeto e trocar tanta informação e ideias sobre o assunto. A inspiração veio depois de tantos feedbacks positivos sobre a matéria com a nossa co-founder, @ManuelaBordasch, que compartilhou tudo sobre o seu tratamento para acne adulta e gerou diversos comentários de mulheres que também queriam compartilhar suas histórias. O resultado - lindo - desse projeto está abaixo: 

karyn mattos - acne - pele - leitora - steal the look


Ela entrou aqui no escritório cheia de estilo, com um conjunto em alfaiataria incrível e disposta a passar algumas horinhas conversando sobre acne, um desafio de skincare que a acompanha há anos - em 2013, a Karyn viveu um dos seus maiores picos com espinhas. Aos 17 anos, ela começou o primeiro tratamento com Roacutan, uma das medicações mais conhecidas para acne, e sofreu com os efeitos-colaterais como ressecamento e irritação em áreas sensíveis, meses iniciais com muitas espinhas em graus avançados de inflamação e a consequente queda na autoestima. Depois, aos 25, a Ká retornou o tratamento já que a acne estava de volta e de maneira intensa na pele. Porém, nesse segundo momento o tratamento durou cinco meses. 

De lá para cá, foram muitos altos e baixos: "atualmente, a minha pele é e reflete o meu bem-estar. Por isso os cuidados são tão importantes para mim", contou Karyn. O diferencial dos seus cuidados com acne foi a procura de profissionais que também avaliaram a alimentação. O diagnóstico chegou e a Ká seguiu uma dieta mais limpa com menos carboidratos, glúten - que causa inflamações no corpo e piora os quadros de acne - e maior ingestão de água.

karyn mattos - pele - acne - leitoras - stl

Atualmente, a Karyn possui leve manchinhas na pele e encara a acne de maneira mais leve. A maquiagem chega como uma aliada mas não de maneira obrigatória e negativa como na época de quadros de acne intensa. Além disso, ela abandonou todos os remédios de uso oral, pílula anticoncepcional e prefere seguir os seus cuidados de maneira mais natural com controle na alimentação. 

produtos - pele - karyn - acne - stl

O mais bacana foi ter entendido a evolução da Ká: "antes eu não conseguia sair sem maquiagem e passava o dia todo tentando esconder minhas espinhas. Hoje, em vários momentos saio na rua sem nada no rosto e está tudo bem, sabe?". A gata também contou que na sua rotina de make e skincare, alguns produtos fundamentais como protetor solar e água termal não podem faltar! 

mari freitas - pele - acne - produtos - leitoras stl

Impossível não se apaixonar pelo carisma da Mari Freire. A gata nunca sofreu com acne durante a adolescência, muito pelo contrário: sempre teve a pele bem lisinha e livre de espinhas. No entanto, a pausa de um mês no uso do anticoncepcional foi o start de todos os desafios de pele enfrentados por Mari. "Eu não me reconhecia, me olhava no espelho e achava tudo péssimo em mim, meu cabelo, minha pele, meu corpo. Mexeu muito com a minha autoestima, principalmente por nunca ter passado por isso." Além de sofrer com acne no rosto também, a Mari sentiu as espinhas nas costas e colo: "por muito tempo eu só usei blusa fechada."

A maquiagem também era um desafio: "eu acordava meia hora mais cedo só para me maquiar. Tinha uns quatro tons de base em casa para camuflar diferentes espinhas." Hoje, a Mari está mais segura e confiante após ter enfrentado a acne com um cuidado para lá de especial!

mari - freitas - pele - acne - leitoras stl

"Deixei de lado dermocosméticos para apostar em cuidados naturais. Descobri os benefícios da argila verde e branca nos cuidados com a pele, que são adstringentes e anti-inflamatórias, e passei a usar sabonete de aroeira na pele." Segundo Mari, a natureza possui diversos ingredientes poderosos e pouco abrasivos que podem dar uma forcinha no skincare. Com esses cuidados e paciência para enfrentar as alterações hormonais, a gata está mais confortável com a sua pele e não segue suas obrigações com a maquiagem como antes. "Make é algo muito mais leve para mim."

sabonete - aroeira - mari - fretas - stl

Espia só o sabonete favorito da Mari para os cuidados com acne. Ah, e a argila branca e verde é utilizada duas vezes por semana (ou mais) como máscara facial. 

missjango - pele - acne - leitoras - stl

Conhecer a Jô Trindade foi entender como a acne pode mexer e desestabilizar nossos planos. Assim como em outros casos de acne adulta, ela enfrentou o desafio causado por desregulações hormonais e sentiu um grande impacto na sua autoestima: "Eu entrei em desespero, não entendia porque tinha tanta acne, olhava para o espelho e ficava nervosa com a minha pele. Além disso, o processo foi extremamente dolorido: "não entendia quem reclamava de acne porque minha pele sempre foi boa. Não sabia a dimensão disso e o quanto mexe com a autoestima das pessoas." 

Mas o maior desafio da Jô foi adiar os planos de uma segunda gravidez por conta dos cuidados com a pele: "comecei o tratamento com Roacutan e deixei para depois esse sonho já que precisei tomar anticoncepcional paralelamente." Depois do processo, não consegui engravidar e me senti muito culpada por ter começado o Roacutan. 

Diferente de outras leitoras, a Jô não tem fotos da época com crise de acne: "acho que eu me traumatizei tanto que apaguei todos os registros daquela fase", contou. 

A solução chegou quando a Jô apostou em uma rotina mais básica de skincare, com poucos e bons produtos, e aprendeu a manusear a pele. "Eu tinha a ideia que quanto mais esfregasse o rosto, mais a acne ia embora. Porém, isso só piorava as inflamações". Outra dica da Jô é fazer um pouco de espuma na mão, aplicar com muito cuidado e evitar o uso de toalhas - é secar ao natural mesmo! Depois de todo esse processo, a atenção com a pele cresceu e motivou a Jô a criar um Instagram onde compartilha todos os seus produtos favoritos e alguns truques por lá. 

carol carlovich - produtos - pele - make - comprar

Para fechar com chave de ouro, a nossa look stealer, @CarolCarlovich, aproveitou o tema para dividir os seus desafios com acne ao longo dos anos. Assim como outros depoimentos, a Cá também passou pelo procedimento com Roacutan e entendeu que muito dos problemas com espinhas eram relacionados ao emocional. 

Passaremos a palavra para que ela possa contar tudo sobre os seus desafios com acne: 

Minha trajetória com a acne já é de longa data e começou lá por volta dos meus 15 anos, quando minha pele e o meu cabelo apresentaram uma oleosidade maior do que o normal. Mas ainda não era nada grave, apareciam algumas espinhas maiores aqui e ali e minha dermatologista (juntamente com a ginecologista) na época optou pela introdução de uma pílula menos invasiva + tratamento tópico. Lembro até hoje que usei o sabonete Suavié da Darrow por bastante tempo. O BOOM mesmo aconteceu durante os vestibulares, quando eu tinha 17 anos e estava uma pilha de nervos. Minha acne sempre esteve muito relacionada ao meu emocional. E foi aí que comecei o tratamento com o Roacutan, que durou 1 ano e 3 meses. Apesar da sequidão nos lábios, olhos e nariz e dos riscos do remédio, meu tratamento foi bem tranquilo! Dos 18 aos 20, eu vivi o sonho da pele perfeita. Mas depois desse período (até o momento atual) a oleosidade voltou e, com certeza por conta do stress, a acne voltou. 

carol carlovich - produtos - acne - pele - espinha

Estou tentando de tudo pra não ter que voltar a tomar o Roacutan, limpando profundamente, hidratando e tonificando, além de passar na dermato todo mês. Mas existem semanas melhores e piores e essa inconstância acaba desanimando a gente, né? Aprendi que a pele é algo que vou ter que cuidar pra sempre e que ela reflete o que tá rolando por dentro. Mantenho vocês atualizadas, mas saibam que, independente da aparência atual da nossa pele, é muito importante trocarmos essas informações e sabermos que não estamos sozinhas quando o assunto é acne e, principalmente, autoestima. 

carol carlovich - produtos - make - pele - comrpar

Adstringente para controle de oleosidade e protetor solar não podem faltar. Para lábios sensibilizados e ressecados, lip balm é a melhor opção. 

Você também vai gostar

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

Utilizamos cookies de estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. saiba mais em nossa política de privacidade.

concordar e continuar