Limpei minha gaveta de maquiagem e essas são as lições que aprendi

por Sofia Stipkovic

Se eu te perguntar se você sabe se a sua gaveta de maquiagem está limpinha e sem nenhum produto vencido, você saberia me responder com certeza? Está tudo bem se você disser que não, porque essa seria a minha resposta também. Isso até eu decidir dar uma geral nos produtos de make e skincare - de beleza de luxo aos mais baratinhos - que tenho em casa.

Tomei um susto com a quantidade de embalagens vazias e itens fora do prazo de validade que eu estava guardando, sem uso, sem propósito! Fiquei com vergonha e me questionei muito sobre como a gente compra e ganha produtos sem, de fato, precisar e como acabamos colocando a nossa saúde e a nossa pele em risco, usando maquiagens e dermocosméticos velhos - simplesmente porque, às vezes, não nos damos ao trabalho de olhar o rótulo com atenção.

Feito esse desabafo para você, cara leitora, aproveito para compartilhas as melhores dicas e lições que tirei do meu momento Marie Kondo da beleza para você aplicar também à sua gaveta de maquiagem.

gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - https://stealthelook.com.br
Foto: Tudo que eu tirei de produtos e itens vencidos. (Reprodução)

Vale lembrar que, antes de descartar, é importante limpar bem as embalagens, se possível, e o que for reciclável é essencial levar a um ponto de coleta correto.

atenção ao prazo de validade

Prazo de validade é coisa séria. Assim como alimentos e medicamentos, as maquiagens e produtos de skincare possuem data de vencimento e se você teimar em usá-los fora do prazo, pode acabar com uma alergia daquelas ou problemas de saúde maiores.

Segundo a maioria das empresas de beauty, geralmente, a validade dos itens de make vai de 6 a 36 meses, mas é fundamental que você verifique o vencimento do que comprou, pois as datas podem variar de produto para produto. 

Eu, por exemplo, nunca dei bola para esses números que ficam na embalagem. Por isso, na minha gaveta de maquiagem, encontrei quatro batons vencidos desde 2018 - sim, eu não sei como os meus lábios não caíram quando usei! -, hidratantes e séruns de 2019, e blushes de 2020. 

gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - https://stealthelook.com.br
Foto: O que sobrou de maquiagens na minha gaveta. (Reprodução)

você está armazenando-os adequadamente?

Redobre a atenção também à maneira como você está guardando os itens de make e skincare. O mau armazenamento pode alterar textura, cheiro, efeito, cor, entre outros fatores e acabar estragando o produto - e já sabe, se você usá-lo nesse caso, pode sofrer com consequências indesejadas, como alergia e outras. 

Não só limpe a sua gaveta de maquiagens, como garanta que tudo está bem fechadinho e que o local escolhido para organizar é adequado ao que o item necessita. 

produtos que fazem sentido pra mim

Na euforia dos press kits recebidos e das tendências de beleza, a gente acaba se deixando levar e acumulamos produtos que não fazem sentido pra nós. Acontece, eu passei por isso e sei que não estou sozinha. Olhando para a minha gaveta de maquiagem e skincare, me deparei com hidratantes não ideais para o meu tipo de pele, batons de cores que não têm nada a ver comigo e até um corretivo que me deixava laranja - claramente, não era da cor correta. 

Por isso, uma resolução que levo comigo e que vai guiar as minhas compras de beleza daqui pra frente é: faz sentido pra mim, para o meu estilo de vida? E mais, será que eu já não tenho um item com as mesmas funcionalidades e que eu poderia esperar acabar antes de comprar outro? Te convido a fazer a limpa por aí e adotar as mesmas perguntas. 

gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - https://stealthelook.com.br
Foto: Como ficou meu armário de produtos de make e skincare. (Reprodução)

foco nos produtos multifuncionais

Reduzi a menos da metade meu nécessaire de maquiagens e agora meu foco estará sempre em produtos multifuncionais. Aquele lip tint que faz as vezes de batom e blush, ou um iluminador que pode ser sombra também. Isso certamente me ajudará a comprar menos produtos a longo prazo e a gastá-los melhor e mais rápido, antes que chegue o prazo de validade. 

divida a sua gaveta de maquiagem

Desde que eu e meu marido começamos a morar juntos, passamos a dividir alguns produtos de skincare - aqueles, é claro, que fazem sentido para a pele de ambos e que não aplicamos diretamente na pele. Compartilhar os itens é outra maneira de consumi-los mais rapidamente, antes do prazo de validade, e fazê-los render de verdade. 

Você pode fazer isso com seu parceirx, com a amiga com quem você mora ou até com a família. 

gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - gaveta de maquiagem - https://stealthelook.com.br
Foto: Meus pinceis secando depois de lavar. (Reprodução)

limpeza para além de jogar fora

Limpar a gaveta de maquiagem não é só ver o que é preciso jogar fora, mas também fazer a limpeza de produtos, como os pincéis e as esponjinhas de make. Eu lavei esses itens e fiquei chocada com a sujeira que saiu, mesmo eu não fazendo uso deles todos os dias.

Fiz um banho de água morna com sabonete neutro líquido, tirei o excesso de água com uma toalha e deixei secar por um dia. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar