Livro de fotos, revista de memórias? 5 formas criativas de guardar memórias

por Izabela Suzuki

Eu adoro folhear os álbuns de fotografia dos meus pais, tios e avós. Sinto que essa é uma das tradições que não deveríamos ter perdido. Embora hoje tenhamos todas as nossas memórias ao alcance de um toque - literalmente -, muitas vezes, sinto falta de abrir um livro de fotos e analisar cada imagem, não apenas pelo digital ou pelas redes sociais, mas com o prazer de ter o físico em mãos. Isso me faz pensar como é importante registrar momentos para termos "para onde voltar".

Talvez eu seja uma pessoa nostálgica. Não sei exatamente quando esse divertidamente se instalou permanentemente no meu painel de controle, mas ele está sempre presente. E como uma amante de memórias, quando me deparei com a ideia de criar uma revista diagramada do zero, reunindo tudo o que aconteceu comigo em um ano, pensei: "Que ideia maravilhosamente complicada e desafiadora." Mas vou me jogar nessa! Eu e o Canva daremos as mãos, porque, honestamente, tenho zero paciência para o InDesign, e ao final de 2024, terei uma revista com todos os momentos especiais deste ano. Incrível, né?

Livro de Fotos - Dicas - Comportamento - Steal The Look.
Foto: O livro de fotografias é perfeito para quem gosta de viajar muito (Reprodução/Pinterest)


Mas eu sei que nem todo mundo tem tempo ou disposição para tentar diagramar uma revista - é complicado mesmo, eu sei, fiz faculdade de Jornalismo. Então, fui atrás de outras ideias mais simples para você se inspirar a preservar suas memórias além do Instagram e do seu celular, cara leitora.

Acredite, o seu "eu" do futuro vai agradecer por você ter guardado todos os ingressos e pulseiras dos shows e festivais que você foi, os bilhetes aéreos das suas viagens, as pulseiras da amizade que você trocou, as cartas que recebeu (incentive seus amigos a escreverem uma, preserve essa tradição) e qualquer outra coisa da sua infância que você deseja manter por perto. Continue lendo para conferir algumas ideias criativas e colocá-las em prática.

@cleorandal

pov: you created a travel book filled with your favourite euro memories to look back on🌎 and created templates so you can too! #traveltiktok #assouline #photobook #travelprint #template #assounlinecover #coffeetablebook #creatorspace #creatormindset #traveltok #travellife

♬ deja vu - sp33dsongsx

1. livro de fotos personalizado

Começando por uma dica que já estou colocando em prática: criar um livro de fotos personalizado. Eu já tenho até as capas prontinhas no Canva! Um livro assim, com um toque colorido e minimalista, além de guardar suas memórias, fica maravilhoso como peça de decoração na sua sala. Você pode optar por um design mais simples ou algo mais detalhado e trabalhado, de acordo com o seu gosto pessoal.

2. revista de memórias

Para quem se encantou com a ideia da revista, assim como eu, aqui vai uma sugestão: você pode dividir o conteúdo por editorias, como família, amigos, faculdade, shows, e assim por diante. Ou então, montar algo mais aesthetic e propositalmente desorganizado. Brinque com colagens, títulos interessantes e escreva como se fosse um diário, detalhando cada episódio importante do seu ano.

3. quadro de momentos

Agora, essa dica é bem prática, cara amiga! Basta uma estrutura na parede onde você pode colocar fotos e outros pequenos itens, como bilhetes aéreos, para sempre ter suas lembranças ao alcance dos olhos. Eu, pessoalmente, adoro ver essas pequenas conquistas sempre que posso. Elas me servem de motivação constante para não esquecer dos meus sonhos e objetivos.

4. quadrinhos personalizados

Outra ideia incrível é criar um quadrinho ou uma caixa transparente dedicada a uma memória específica. Isso é perfeito para quem quer ter por perto um momento muito significativo da vida. No meu caso, por exemplo, eu faria uma caixinha especial para meu intercâmbio de trabalho na Disney, que considero um dos momentos mais importantes da minha vida. Se você também tem uma conquista ou experiência que marcou sua vida, criar uma caixinha exclusiva para ela pode ser uma excelente ideia.

5. um diário

Por fim, vamos falar sobre diários! Essa é uma das formas mais simples e acessíveis de preservar suas memórias, além de ser ideal para quem gosta de soltar a criatividade com recortes de revistas e desenhos feitos à mão. Eu, por exemplo, adoro a ideia de manter um diário para registrar momentos especiais ou até mesmo desafios do dia a dia. É uma ótima maneira de desconectar das redes sociais e focar no seu "eu interior". Além disso, manter um diário é praticamente uma forma de terapia!

Você também vai gostar