Livros de romance LGBTQIA+ que você vai amar ler

por Karen Merilyn

Ah, o amor! Quem não ama ler uma boa história clichê de duas pessoas se apaixonando, não é mesmo? Toda aquela emoção de um relacionamento florescendo chega a ser irresistível, e, como eu sei bem, às vezes os livros de romance LGBTQIA+ podem não ter tanta visibilidade quanto merecem. Por isso, decidi fazer uma lista de obras fofinhas e românticas, que valem muito a leitura. 

Para a seleção, contei com a Estante Virtual, que tem milhares de livros no precinho. No mês do orgulho eles estão com uma aba só de histórias LGBTQIA+ de todos os gêneros, que também está incrível. Sem mais delongas, vem ver esses livros que eu amo: 

Heartstopper - livros de romance lgbtqia+ - dicas - estante - publi - https://stealthelook.com.br
Foto: Heartstopper (Divulgação)


Heartstopper - Alice Oseman

Todo o sucesso de Heartstopper não é por acaso. Os quadrinhos de Alice Oseman são fofos, leves e abordam temas comuns às pessoas LGBTQIA+. A série de livros acompanha o desenvolvimento do romance de Charlie Spring e Nick Nelson enquanto mostra as descobertas individuais dos protagonistas ao passar pela adolescência. Se você nunca leu a história, comece com o “Dois garotos, um encontro”. 

Os garotos do cemitério - livros de romance lgbtqia+ - livros - dicas - estante - https://stealthelook.com.br
Foto: Os garotos do cemitério (Divulgação)

Os Garotos do Cemitério - Aiden Thomas

Nesse romance com fantasia, protagonizado por um homem trans e gay, Yadriel está determinado a reafirmar sua identidade e sexualidade, ainda que sua família bruxa, latina e tradicional tenha problemas para aceitá-lo. Com a ajuda de sua prima, ele tenta libertar o espírito de seu primo assassinado, provando que é um verdadeiro bruxo. No entanto, quem ele invoca é Julian Diaz, o bad boy da escola. Sem escolha, Yadriel tenta ajudar Julian. O que ele não esperava é que quanto mais tempo passa com o garoto, menos ele quer que ele se vá.

Com amor, Simon - livros de romance lgbtqia+ - livros - dicas - estante - https://stealthelook.com.br
Foto: Com amor, Simon (Divulgação)

Com amor, Simon - Becky Albertalli

Entre os livros de romance LGBTQIA+ adolescentes está o “Com amor, Simon” que já ganhou até adaptação para o cinema. Nele, Simon é um menino não entende porque deve explicações sobre sua sexualidade, já que não teria o que explicar se fosse hétero. Enquanto troca e-mails com um garoto misterioso, ele enfrenta suas inseguranças, aprende mais sobre si mesmo e ainda tem que lidar com uma chantagem inesperada. 

O último dia de outono - livros de romance lgbtqia+ - livros - dicas - estante - https://stealthelook.com.br
Foto: O último dia de outono (Divulgação)

O Último Dia de Outono - Valéria Melki Busin

Mais um dos livros de romance LGBTQIA+ que valem a leitura é “O último dia de outono”, que aborda um clássico: se apaixonar pela melhor amiga. A protagonista, Fernanda, está se preparando para um vestibular e vive a vida como uma adolescente comum. No entanto, ela sente atração por Marisa, sua amiga e as descobertas que esse amor traz mudam sua vida. 

A última parada - livros de romance lgbtqia+ - livros - dicas - leitura - https://stealthelook.com.br
Foto: A última parada (Divulgação)

Última Parada - Casey McQuiston

Já leu livros de romance LGBTQIA+ que desafiam o tempo e o espaço? Pois esse é o caso de “Última Parada”. Nele, August é uma jovem recém-chegada em Nova York que sempre foi cética sobre a vida, mas tudo muda quando ela conhece Jane no vagão do metrô. As duas passam a se encontrar o tempo todo, mas a grande questão é que Jane, na verdade, pertence aos anos 1970 e está presa no tempo dentro do metrô desde então. Para que elas possam ficar juntas, August terá que enfrentar o seu passado e passar a acreditar que o impossível pode se tornar realidade.

Fera - livros de romance lgbtqia+ - livros - dicas - estante - https://stealthelook.com.br
Foto: Fera (Divulgação)

Fera - Brie Spangler

Em uma história de amor de dois adolescentes que se sentem desajustados, a autora fala sobre as nuances de crescer — e se apaixonar. Nela, Dylan é um garoto corpulento e com quase dois metros de altura que, por ter tantos pelos no corpo, ganhou o apelido de Fera na escola. Durante uma sessão de terapia em grupo, ele conhece Jamie e se apaixona instantaneamente. Ela é uma garota trans engraçada, inteligente e linda. Agora, ele vai precisar decidir entre esconder o que sente por medo do que os outros irão pensar ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração. 

Você também vai gostar