Livros dos anos 2000 nostálgicos que são perfeitos para ler (ou reler)

por Karen Merilyn

Tudo que nos lembra nossa infância e adolescência é sempre muito especial, né? Não é por acaso que produções que evocam a nostalgia estão sempre em alta, afinal, esse sentimento de conforto ao consumir algo que fez parte do seu crescimento é inexplicável. E para quem, como eu, ama ler, com certeza tem seus livros dos anos 2000 favoritos, que foram os grandes responsáveis pelo gosto pela leitura. 

Quem também nos ajudou a alimentar essa admiração pela literatura foi com certeza a Estante Virtual, que nasceu em outubro de 2005 para nos conectar com sebos do Brasil inteiro, dando a possibilidade de acesso a livros de todos os gêneros com um preço acessível. Para celebrar esses 19 anos de história, separamos alguns livros super nostálgicos que também marcaram essa década. Vem ver: 

Leia também: Livros de romance LGBTQIA+ que você vai amar ler

Mãos pálidas segurando uma maçã vermelha em um fundo escuro. Transmite um estilo minimalista e misterioso, com contraste marcante entre o vermelho e o preto. Livros dos anos 2000.
Foto: Crepúsculo (Reprodução)


Crepúsculo - Stephenie Meyer

Eu não poderia começar essa lista com outro livro. "Crepúsculo", além de ser uma das minhas obras favoritas, que não canso de reler, é também um marco da década. O início do romance entre Bella e Edward é definitivamente o melhor livro da saga. E eu sei que é clichê dizer isso, mas o livro é muito melhor do que o filme, porque nele conseguimos ter um desenvolvimento maior dos personagens e do romance, além de cenas extras que são simplesmente incríveis. 

Capa do livro
Foto: Diário de um Banana (Reprodução)

Diário de um Banana - Jeff Kinney

Outra obra que está entre os livros dos anos 2000 que traz muita nostalgia é a série “Diário de um Banana”. Acompanhar a rotina comum do Greg, com relatos e ilustrações super divertidas sobre como é ser um garoto do ensino fundamental trouxe identificação imediata. Por ser fácil e leve, ficou marcado como um dos primeiros livros de muita gente  e traz muitas boas memórias. 

Livro
Foto: Querido John (Reprodução)

Querido John - Nicholas Sparks

Nicholas Sparks é definitivamente um dos autores mais populares dos anos 90 e 2000. Em “Querido John”, o romance dramático e emocionante característico de suas obras se dá através de uma carta e um amor que precisa superar barreiras quando John precisa escolher entre seu dever com o país e sua paixão por Savannah. É aquele tipo de história que já virou um clássico e nos faz chorar toda vez que lemos. 

Capa do livro com personagem de camiseta laranja e jeans, em um cenário aquático e mitológico. Estilo casual, jovem e aventureiro, remetendo a tendências despojadas e modernas. Livros dos anos 2000.
Foto: Percy Jackson (Reprodução)

Percy Jackson e os Olimpianos: o Ladrão de Raios - Rick Riordan

Mais um dos livros dos anos 2000 que conquistou o coração de jovens leitores foi "Percy Jackson e os Olimpianos: o Ladrão de Raios". A fantasia baseada na mitologia grega tem todas as aventuras que amamos até hoje. Repleta de deuses, semideuses e criaturas mágicas, a obra se tornou a favorita de uma geração de fãs, sendo lida e relida até hoje. É aquele tipo de livro que traz muitas boas sensações, sabe? 

Capa de livro com ilustração de jovens: garoto com camiseta amarela e guitarra, calça jeans e tênis. Garotas com roupas coloridas e estilos variados. Moda jovem casual, divertida e descolada, destacando tendências adolescentes. Livros dos anos 2000.
Foto: Tudo por um Namorado (Reprodução)

Tudo por um Namorado - Thalita Rebouças

No mercado nacional, alguns dos livros dos anos 2000 mais amados são os da Thalita Rebouças. O “Tudo por um namorado” (e seus sucessores) é particularmente um dos meus favoritos, porque lembro de ser o que mais li durante o ensino fundamental. O ponto alto da história é com certeza a amizade entre Manu, Ritinha e Gabi, além do humor cativante que qualquer adolescente da época amava. Hoje ele traz aquelas lembranças à tona e dá uma sensação nostálgica muito boa. 

Capa vibrante em tons de rosa, destacando DVDs, copos de pipoca e ingressos de cinema. Elementos remetem ao universo adolescente e ao entretenimento, com tendências de nostalgia. Ideal para fãs de cinema e cultura pop. Livros dos anos 2000.
Foto: Fazendo Meu Filme (Reprodução)

Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta

O livro “Fazendo Meu Filme”, da Paula Pimenta, também foi um dos que marcaram a infância e adolescência de muita gente. Acompanhar a personagem principal se aventurando, indo morar fora, descobrindo uma paixão e crescendo junto com a gente foi uma experiência incrível, divertida e emocionante. Era fácil de se identificar com a Fany e ser levada para o mundo dela. 

E aí, qual desses livros dos anos 2000 mais te marcaram?

Você também vai gostar