Fazer as unhas é um momento de autocuidado que nós amamos. Colocar uma música relaxante, escolher a cor do esmalte da semana e se dedicar à manicure é realmente "girls therapy". Mas esse ritual tão prazeroso pode virar um verdadeiro pesadelo quando lidamos com as unhas encravadas.
Após alguns anos aprendemos que cutucar aquele cantinho dolorido só piora a situação, que a inflamação é muito dolorida e chata de cuidar. Mas você sabia que as unhas encravadas podem ser evitadas se você escolher a ferramenta certa para cortá-las? Abaixo, nós te ensinamos como tornar a sua manicure mais segura.
para os pés, utilize o alicate de unha reto
As unhas do pé são as que encravam com mais facilidade, basta um descuido para os cantinhos entrarem na pele. Isso, somado ao uso de sapatos fechados, faz com que a área demande uma atenção especial. Por isso, a primeira recomendação é utilizar o alicate de unha reto. Segundo Natália Marotta, Coordenadora de Marketing da Mundial, o ideal é cortar as unhas em formato quadrado. “Unhas ovais têm mais chances de encravar. O ideal é sempre cortá-las no formato quadrado, deixando os cantinhos fora da carne. Pra isso, a melhor opção é utilizar o alicate de unha reto, para em seguida lixar, evitando assim as extremidades pontudas,” orienta.
pode cortar as unhas com o cortador
O cortador de unha é o item mais comum nas casas brasileiras quando o assunto é aparar as unhas e, segundo Natália, a ferramenta desempenha um ótimo papel, porém, deve ser usado com cuidado. Caso você corte muito curto, pode se machucar e causar aquela dor desagradável clássica das unhas encravadas. "O cortador é um item essencial no nécessaire, afinal, ele é super prático. Quando for utilizá-lo, a recomendação é cortar com cuidado para não machucar a pele ou deixar as laterais muito curtas, pois é aí que as unhas encravadas começam. Após o corte, finalize com uma lixa para alinhar as laterais," explica.
como cortar as unhas das mãos
Já para as unhas das mãos, sejam elas redondas, amendoadas ou quadradas, podem ser feitas com a ferramenta da sua preferência: cortadores, alicates, ou até tesouras próprias. No entanto, mesmo nas mãos, as unhas podem encravar se você roer muito ou mexer nelas demais. Para evitar esse problema e deixá-las ainda mais bonitas, combine o corte com a lixa para um acabamento perfeito e unhas niveladas.
E lembre-se sempre: se mesmo assim as unhas encravadas persistirem, procure um profissional.