Cansou daquela monocromia — ou seria monotonia? — dos beges e do visual discreto e clean? Se a resposta for sim, pode comemorar! Depois de anos dominados pelo minimalismo e pelo quiet luxury, chegou o momento do maximalismo invadir a cena novamente. Desta vez, através da tendência batizada de Loud Luxury, que, perdoem o trocadilho, vai fazer barulho com seu glamour nostálgico e peças statement, prometendo trazer emoção para a moda e, quem sabe, para o seu guarda-roupa também.
A fadiga do visual demasiadamente comedido ficou bem aparente tanto nas passarelas, quanto nas ruas, e anda rendendo composições cheias de criatividade e inspiração. O segredo da fórmula está em mesclar estereótipos do luxo com toques de extravagância e irreverência, mantendo a sofisticação com uma boa dose de excentricidade. Apesar da presença dos logos, o Loud Luxury é mais sobre ostentar sua personalidade do que necessariamente riqueza material. O conceito de luxo é amplo e, além de exclusividade, peças de qualidade, mão de obra artesanal e materiais especiais também fazem parte dessa definição, assim como o luxo de expressar quem você é, sem medo de ser feliz ou de chamar atenção. A seguir, a gente mostra os indícios da ascensão do loud luxury e como se aventurar na tendência na prática.
80s
Saem os anos 90, entram os anos 80. A década dos excessos é a melhor representante do momento, incentivando aquele ar caótico de tudo ao mesmo tempo. Mas, em vez do mood quase caricato do Y2K, a versão oitentista é mais elaborada e pensada. O mix é elevado graças a uma certa deferência e formalidade, expressadas em materiais nobres, tons de pedras preciosas e silhuetas especiais.

toque selvagem
A força do animal print em todas as suas variações já foi um prenúncio. De zebra a vaca, passando pela indefectível oncinha, as estampas animais seguem soberanas e tem tudo a ver com o loud luxury.

Além disso, casacos de pelúcia continuam firmes, adicionando glamour a qualquer produção mais simples.

logomania
Os logos pedem passagem, em especial nas bolsas. O sucesso da reedição da histórica collab entre Louis Vuitton e o artista Takashi Murakami, famosa pelos monogramas coloridos com intervenções lúdicas, é evidência indiscutível.
detalhes nem tão pequenos
É a oportunidade ideal para deixar que os acessórios roubem a cena, optando por vários ao mesmo tempo ou apostando em itens estratégicos.

Heróis da temporada, os cintos chegam em todas as formas, com diferentes larguras, materiais e fivelas, oferecendo inúmeras possibilidades de styling. Na Miu Miu, a sugestão é combinar mais de um modelo no mesmo look.
Leia também: Esses são cintos tendência da temporada Verão 2025

subindo à cabeça
Chapéus nos mais variados designs, dos modelos de pelúcia aos gorros, se juntam aos já consagrados lenços amarrados para enfeitar a cabeça, reforçando o clima teatral.

mais é mais
O mix de estampas e texturas simultaneamente é um dos truques de styling favoritos. Entre os tecidos queridinhos da vez, cetim, renda, veludo, brocado e tweed se destacam.

hi-lo
Doses de opulência são incorporadas às composições do dia a dia, reformulando a forma de usar peças básicas como o jeans. O luxo pode vir na forma de uma camisa de babados vibrante, que transforma instantaneamente o look.

Ou elevando o jeans para ocasiões noturnas com peças de apelo dramático, como capas e volumes especiais. Aliás, volumes são fundamentais e podem aparecer em pelúcia, plumas ou babados – desde que passem aquela aura de realeza.

paleta rica
Os tons de pedras preciosas são onipresentes e surgem em produções monocromáticas ou em mix de cores. Variações de azul, rosa, roxo e vermelho tem preferência.
update irreverente
A alfaiataria, sempre presente, ganha atualizações inusitadas. O terninho muda de cara com tecidos trabalhados e gravatas coloridas ou estampadas, trazendo um toque de bom humor e personalidade à fórmula clássica, sem abrir mão da polidez.

passos marcantes
Os sapatos se tornam mais elaborados, lançando mão de saltos trabalhados, combinações de cores inesperadas, ou detalhes impactantes para sair do óbvio. Pense em amarrações ou aplicações e acabamentos que adicionam glamour.

A nova era da Valentino sob comando de Alessandro Michele é outra confirmação da mudança na maré. Aliando aquela estética setentista e clima nostálgico maximal que Michele adora à feminilidade inerente à maison.

Quem personifica como ninguém o loud luxury é Anna Wintour. A lendária editora da Vogue não abre mão das estampas, das texturas, das bijus maxi e das cores — independentemente do que estiver em alta. Seus looks ao longo dos anos confirmam sua predileção pelo visual maximalista, sempre acompanhado de elegância e atitude confiante.
Para fechar, moda também é um negócio — e dos mais valiosos. Do ponto de vista da indústria, o retorno da logomania e das peças marcantes é uma estratégia clara para impulsionar a recuperação do mercado de luxo, que vem enfrentando uma desaceleração. As grandes marcas buscam maneiras criativas de se manterem relevantes e justificarem seus preços.
Mas, como sempre vale lembrar: tudo isso diz respeito às tendências do mercado, que, apesar de influenciarem a oferta nas lojas e o comportamento dos consumidores, não têm nada a ver com o estilo pessoal de cada um. Os itens associados ao quiet luxury e seu espírito atemporal nunca deixarão de existir, e nem de serem usados por quem se identifica com esse estilo. No fim, o verdadeiro luxo é vestir o que faz sentido para você.
