Ter espaço ou às vezes um cômodo só para a sala de jantar é para poucos. Por isso é tão importante pensar em soluções práticas, que tornem o cantinho onde cabe uma mesa e cadeiras em casa, mais aconchegante e funcional. Porque além de ter um espaço para as refeições ser essencial, esse ambiente pode servir também como o seu home office - já que, às vezes, não rola ter uma escrivaninha. E foi pensando em tudo isso que separamos agora algumas ideias simples para decorar a sala de jantar, seja ela do tamanho que for no seu lar.
1. Use o tapete
Se a sua casa é pequena, mas com sala e cozinha abertas e integradas num ambiente só, usar tapetes para delimitar espaços é uma boa solução para decorar de forma geral. Mas, especialmente para desenhar o local destinado a ser a sala de jantar, como mostra a referência acima. Dica importante: dê preferência a têxteis resistentes e fáceis de limpar como a juta!
2. Tchau, cadeiras
Ainda focando em lares pequenos, o grande segredo para ter decorar a sala de jantar é fazer quase um jogo de arrasta-encaixa. Ou seja, é precisa quebrar a cabeça e pensar muito bem no espaço que você tem antes de adquirir a mesa e, em especial, as cadeiras - lembre-se: você precisa considerar não apenas o tamanho físico delas, mas se terá espaço para arrastá-las e como elas interferem no fluxo do recinto como um todo.
Na dúvida se fica apertado ou sabendo que não cabem cadeiras, opte por banquinhos que podem ficar embaixo da mesa quando não estão em uso.
3. Bancada neles!
Ok, não tem espaço mesmo para comprar mesa e cadeiras em casa mas a cozinha é aberta? Ótimo, vamos focar então em dar um upgrade na bancada e investir em baquetas na altura certa para transformar o cantinho que você tem e decorar a sala de jantar. Uma boa dica para a bancada é investir em um adesivo fácil de aplicar e à prova d'água para dispensar o uso de jogos americanos ou toalha nas refeições.
4. Use os cantos
O layout do seu lar não ajuda muito? Tudo bem, é hora de colocar a criatividade à prova. Pense em, por exemplo, substituir as cadeiras por um banco para ter acentos extras na sala de jantar. Dica bônus: você pode até mandar o marceneiro do bairro construir esse banco como se fosse um baú e assim ganhar mais espaço de armazenamento dentro de casa.
5. Tire as medidas
Assim como é aconselhável tirar as medidas para comprar uma cama para o quarto ou um sofá para a sala, o mesmo deve ser feito antes de adquirir uma mesa. Afinal, além de decorar a sala de jantar, esse móvel precisa ser funcional no dia a dia! E se o seu espaço não tiver medidas comuns, vale mais ainda buscar alternativas às lojas de departamento de decoração e cotar uma chapa de mdf, madeira ou até vidro direto com um marceneiro ou vidraceiro para fazer a mesa precisa para as suas necessidades.
6. Misture sem medo
Não, as cadeiras da sua sala de jantar não precisam ser todas iguais. Aliás, existe uma tendência na decoração de misturar diferentes estilos e materiais na hora de criar o famoso set de jantar, mesclando madeira, ferro, cromado e muito mais no mesmo ambiente e sim, dando muito certo.
Uma boa dica para quem ainda não se sente 100% seguro em embarcar no mix total é começar variando pelo menos os modelos das cadeiras e mantendo um material predominante, como a inspiração acima.
7. Pra pouco espaço, extensores
Outra dica interessante para quem não possui um ambiente grande suficiente para chamar de sala de jantar é investir em uma mesa pequena, mas com extensores. Assim, você pode utilizá-la curtinha no dia a dia e chamando mais pessoas para um jantar, por exemplo, é só abrir e garantir acentos extras à mesa.
8. Mesa para dois
Em casos extremos de cozinha e sala muito pequenas, uma saída possível é apostar em uma bancada suspensa e encostada na parede. Assim, você pode montá-la quando for fazer suas refeições e fechá-la depois. Mas, vale deixá-la aberta para decorar a sala de jantar mini que você terá criado com um vaso de flores!