Maneiras de solucionar os desafios capilares

por Lara Lincoln

Você provavelmente tem alguma reclamação capilar, certo? Fios com frizz, volume em excesso, falta de definição, queda e oleosidade são só alguns dos vilões responsáveis pelo bad hair day. E, apesar dos diversos truques, inclusive penteados, para controlar a situação, o segredo para resolver o problema vem muito antes: é importante tratar a causa antes de disfarçar. 

Por isso, entender o seu cabelo e as necessidades dos fios é fundamental para madeixas poderosas. Aquele produto best seller pode não funcionar tão bem assim em você ou até piorar o que já te incomoda. Máscaras de reconstrução, por exemplo, repõem massa capilar e quando usadas em excesso podem deixar o cabelo com o aspecto duro, assim como o exagero na nutrição, que se torna um dos fatores para a oleosidade. Mas garantimos, existem diversos cuidados que são aliados dos fios e resolvem todos os desafios capilares. Para ajudar nessa missão separamos algumas dicas para inserir na rotina. Anota, já: 

Maneiras de solucionar os desafios capilares

A umectação é indispensável para as cacheadas, esse cuidado repõe a oleosidade natural dos fios e ajuda na definição. Vale apostar em óleos naturais, como o de coco, ou específicos para o tratamento. Na finalização, vá na fitagem e aplique o leave in em todas as mechas e seque com o difusor. Outro cuidado dos bons é o co-wash, lavagem com condicionador que mantem os fios limpos sem ressecar. 

Maneiras de solucionar os desafios capilare

O acúmulo de resíduo na estrutura capilar deixa os fios lisos com aspecto pesado e oleoso, por isso, aplique produtos de limpeza, pelo menos, uma vez por semana. Outro truque é incluir na rotina fórmulas específicas para volume e enriquecidas com nutrientes que ajudam a dar força aos fios. Ah, dica boa: faça um coque com os fios úmidos e seque com o secador, quando soltar, o cabelo vai estar com mais movimento. 

Maneiras de solucionar os desafios capilare

Se você é do time dos fios ondulados mas odeia a falta de definição das madeixas, fica tranquila, existe solução!. Ondas porosas e armadas precisam de reposição de massa, ou seja, reconstrução. Faça o tratamento a cada 15 dias e intercale com hidratações e nutrições. Além disso, texturizadores são indispensáveis para garantir corpo e cortes em camadas e repicados ajudam a dar volume. 

Maneiras de solucionar os desafios capilares

Aplique a quantidade certa de produto! Shampoos antirresíduos uma vez por semana já aliviam a produção excessiva de sebo. Outro segredo é: dilua o condicionador em dois dedos de água e aplique só nas pontinhas, os fios absorvem os nutrientes do produto mas não ficam pesados. 

Maneiras de solucionar os desafios capilares

Se você sofre com fios com muito frizz e excesso de volume, evite escovar o cabelo seco. Escolha escovas com cerdas suaves, próprias para serem usadas durante a lavagem. A nutrição também é aliada e repõe a oleosidade perdida, ou seja, os fios ficam controlados e saudáveis. 

Maneiras de solucionar os desafios capilares

O cronograma capilar com hidratação, nutrição e reconstrução é indispensável para a evitar as ponta duplas e manter os fios saudáveis. Um produto essencial? Reparadores. Eles ajudam a nutrir e também selam as pontinhas. 

Maneiras de solucionar os desafios capilares

A queda e quebra capilar pode ser causada por diversos fatores, inclusive alimentação e outros hábitos da rotina, como banhos muito quentes. Porém, é importante evitar procedimentos químicos que enfraquecem os fios e apostar em fórmulas fortalecedoras, inclusive, ingredientes naturais como óleo de coco e rícino. 

Você também vai gostar