Maquiagem para pele madura: 5 dicas infalíveis de Vanessa Rozan

por Inaê Ribeiro
Com o passar dos anos, nossos cuidados com o corpo e a pele precisam ser adaptados, e essas mudanças também se refletem na maquiagem para pele madura. Com a alteração da textura e o surgimento de rugas e linhas de expressão, novos passos são incorporados para realçar a beleza natural, evitando um visual marcado ou desconfortável. No entanto, sabemos que isso pode ser um desafio.
 
Por isso, a convite da CARE, conversamos com a maquiadora e beauty expert Vanessa Rozan para compartilhar dicas infalíveis de maquiagem para pele madura. Segundo Rozan, o principal é lembrar que não existem restrições. . “Precisamos ver mulheres maduras também como representantes de marcas. É um movimento que ainda engatinha no Brasil, mas ver mulheres usando maquiagem com 60, 70, até 80 anos, mostra para a consumidora da mesma faixa etária que não existem restrições, ela pode e deve usar o que quiser", ressalta.
Mulher sorrindo, olhos fechados com sombra verde, ilustrando maquiagem para pele madura. Ela apoia o rosto na mão.
Foto: Carole (Reprodução/ Pinterest)


a maquiagem para pele madura precisa de muita hidratação

A hidratação é essencial em qualquer rotina de cuidados, mas quando se trata de maquiagem para pele madura, ela se torna ainda mais importante. “Para uma pele com rugas ou linhas de expressão, a preparação é super importante principalmente na área dos olhos, para garantir que o corretivo ou base que vem na sequência fique o mais natural possível”, aponta Rozan.

Leia mais: Bom, eficiente e barato: 10 hidratantes faciais para você testar já

Pessoa sorrindo com pele radiante, evidenciando a eficácia de uma maquiagem para pele madura, realçando a luminosidade.
Foto: Ali Mitton (Reprodução/ Pinterest)

escolha os produtos certos

Os itens que serão utilizados na sua make, devem ser escolhidos a dedo. A dica de Vanessa é apostar em fórmulas hidratantes com texturas finas e pigmentos micronizados, que facilitam a aplicação e garantem um pigmento uniforme. Nos dias em que usar primer, opte por um que não seja excessivamente matte, para evitar que a base se acumule e destaque as linhas finas.

Mulher com maquiagem realçando pele madura, usando óculos escuros e blusa colorida, segura um cachorro poodle.
Foto: Glossier (Reprodução/ Pinterest)

aposte no mix de acabamentos

Para garantir um ar mais natural na sua make, misture os acabamentos dos produtos.  “Uma boa dica é fazer escolhas: por exemplo, você pode fazer uma pele mais glow e aplicar um pó invisível no centro do rosto, para controlar o excesso do brilho. Outra ideia é usar uma sombra cremosa e uma máscara de cílios que tenha uma fixação mais longa ou à prova d'água”, sugere a beauty expert. 

Mulher madura sorrindo, usando maquiagem para pele madura discreta e batom roxo. Ela veste joias douradas e um blazer marrom.
Foto: Glossier (Reprodução/ Pinterest)

garanta a fixação dos produtos

Embora as dicas anteriores já aumentem a durabilidade da maquiagem para pele madura, em ocasiões que pedem ainda mais resistência, Rozan recomenda selar os produtos cremosos com pó. Aplique um pó compacto ou translúcido na zona T — área do nariz e testa — e finalize com um bom fixador de maquiagem.

Foto: @thetennillelife_ (Reprodução/ Instagram)

evite os extremos

Apesar da maquiagem para pele madura permitir diversas coisas, tem algo que Vanessa não recomenda: apostar em produtos com cobertura muito alta ou um acabamento muito matte. Quando o acabamento é muito fosco, acaba dando uma impressão de uma pele muito pesada, que é algo que ela evita fazer. Quanto mais transparente, luminosa, com cobertura mais leve, mais bonito o resultado tende a ser.

Você também vai gostar