Marcas brasileiras que desfilaram nas semanas de moda internacionais

por Amanda Honel

Setembro é considerado o mês mais importante da moda por uma série de motivos, mas o maior deles são as quatro principais semanas de moda internacionais: Nova York, Londres, Milão e Paris, que acontecem neste mês e que são uma vitrine para a moda mundial.

Durante essas semanas, as maiores marcas do mundo têm lugar garantido para apresentar as suas criações de ready to wear de primavera/verão e outono/inverno. E são desses desfiles que saem as tendências de moda e beleza que veremos nos próximos meses, além de uma série de conteúdos nas redes sociais que garantem a relevância dessas marcas. E, nos últimos anos, as marcas brasileiras têm se destacado no cenário mundial e estão ganhando espaço nas passarelas internacionais. Por isso, separamos três marcas que estão fazendo sucesso na gringa e que já fizeram parte do calendário oficial dessas semanas de moda internacionais para você conhecer.

Karoline Vitto LFW
Semanas de Moda internacionais
Foto: Karoline Vitto (Launchmetrics Spotlight)

Karoline Vitto

A catarinense Karoline Vitto vem colecionando desfiles nas semanas de moda internacionais. O primeiro foi através do projeto Fashion East, uma incubadora de novos talentos, na London Fashion Week; em seguida, foi a marca escolhida pelo projeto supported by Dolce & Gabbana e trouxe sua nova coleção para a semana de moda de Milão. Nesta temporada, a marca voltou para a semana de moda de Londres e vem conquistando muitos fãs com as suas criações e com a diversidade de corpos que ela traz para a passarela.

Modelo veste vestido curto com parte superior moldada como borboleta preta e branca, e saia volumosa branca estilo balonê. Look elegante e ousado. Semanas de moda internacionais.
Foto: PatBO (Getty Images)


PatBO

A marca mineira já é quase uma veterana no quesito desfiles em semanas de moda internacionais. Desde setembro de 2021, a PatBo apresenta as suas coleções na semana de moda de Nova York. Estes desfiles fazem parte do projeto de expansão da marca, que vem ganhando espaço no cenário mundial e conquistando celebridades como Beyoncé, além de estar presente em produções como Emily in Paris.

Modelo vestindo look futurista e ousado, composto por vestido de malha azul brilhante com cortes assimétricos e detalhes texturizados, combinado com top de manga longa estampado abstrato multicolorido. Semanas de moda internacionais.
Foto: Collab Gustavo SIlvestre e Kevin Germanier (Gregoire Avenel)

Gustavo Silvestre

Natural de Recife, Gustavo Silvestre é responsável pelo projeto ponto firme que traz o crochê para novos lugares e pessoas, como os detentos da penitenciária de Guarulhos, em São Paulo. O trabalho de Gustavo destaca a manualidade brasileira através de brilhos, texturas e efeitos 3D em peças confeccionadas por artesãos do projeto. Em 2023, Silvestre colaborou com o designer Kevin Germanier e eles apresentaram essa coleção na Paris Fashion Week. A collab aconteceu após Germanier ver a coleção de Gustavo na SPFW e ficar encantado com o trabalho manual da marca.

Você também vai gostar