Mas afinal, como é o trabalho de modelo na pandemia?

por The Look Stealers

Castings, cliques, maquiagem, cabelo, trocas rápidas de roupas. Esse é - de forma simplificada, claro - um dia de trabalho de modelo e se você pensa que durante a pandemia, o ritmo diminuiu, se enganou.

Assim que a retomada das atividades pôde ser feita com segurança e respeitando os protocolos, as modelos voltaram à ativa com tudo, afinal, as vendas por internet explodiram durante o isolamento social e as lojas online precisam do trabalho de modelo para realizarem as sessões de fotos dos produtos.

Acompanhamos um desses shootings, da Zattini, e perguntamos à Gabriela de Melo como está sendo o dia de trabalho de modelo nesse período de pandemia. Confira a seguir a nossa conversa com a modelo e as dicas essenciais que ela segue.

Gabriela de Melo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - https://stealthelook.com.br
Foto: Zattini (Reprodução)

_leve uma máscara extra

Uma sessão de fotos geralmente dura de 6 a 8 horas (às vezes, mais tempo!), por isso é importante levar na bolsa uma ou mais máscaras extras - especialmente, se você estiver usando uma máscara simples e descartável.

Embora a modelo não use máscara durante as fotos, ela precisa estar com uma sempre que sai da área de foto, seja para ir ao banheiro, esperar o almoço, etc.

_álcool em gel sempre

O álcool em gel se tornou um essencial para sair de casa e ao voltar pra casa também. "Deixo um sempre na bolsa e uso bastante os que ficam disponíveis no local de trabalho", conta Gabriela, "estar com as mãos limpas é fundamental."

Gabriela de Melo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - https://stealthelook.com.br
Foto: Zattini (Reprodução)

_chegou em casa, banho!

Essa regra vale não só para o trabalho de modelo, mas para qualquer pessoa. Durante a pandemia, a primeira coisa a se fazer quando se chega em casa depois de um dia fora é tirar a roupa e se higienizar. "Como trocamos muito de roupa e as pessoas ficam muito próximas de nós arrumando as peças, assim que chego em casa, coloco a roupa que estava usando para lavar e vou direto para o banho", explica Gabriela. 

_mudança na maquiagem

Se antes os maquiadores trabalham a todo vapor, higienizando rapidamente pinceis e esponjas entre uma modelo e outra, agora o processo mudou e as modelos também estão de olho nos novos protocolos. "Presto atenção na maquiagem e nos cuidados dos profissionais", conta, "agora, por exemplo, é importante o uso de materiais avulsos, tirar um pedaço do batom antes de aplicar e até utilizar o próprio rímel da modelo por segurança."

Gabriela de Melo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - trabalho de modelo - https://stealthelook.com.br
Foto: Zattini (Reprodução)

_transporte

Antes, parte do trabalho de modelo era andar pela cidade toda quase, atendendo aos castings e shootings. Hoje, muita coisa é feita remotamente, mas para ir às sessões de fotos presenciais, a maioria das modelos trocou o transporte público por alternativas mais seguras e sem aglomeração, como o Uber.

"Não me sinto segura indo para o trabalho de transporte público, então opto sempre por pegar Uber, assim consigo manter o distanciamento", diz. Além de ser uma forma de se proteger, é também uma maneira de preservar o restante do time que trabalhará com a modelo no dia.

_não há fotos sem testagem antes

Entre as principais mudanças do trabalho de modelo está a testagem de toda a equipe que estará presente na sessão de fotos. Não há shooting sem que sejam feitos exames para detectar que todos estão saudáveis e sem Covid. "É muito importante fazer o teste de Covid antes das diárias", relata Gabriela.

Vale lembrar que como os exames não são 100% eficazes às vezes - afinal, alguém pode ter se infectado entre o exame e o dia de trabalho, por exemplo -, é fundamental manter os cuidados e todas as outras medidas indicadas, como uso de máscaras, higienização correta e constante, e distanciamento social. 

Deixe um Comentário
Você também vai gostar