Eu recebo esse tipo de pergunta sobre estilo toda vez que abro uma caixinha de perguntas no meu Instagram, quando uma amiga tem dificuldades pra se vestir, ou até das amigas das modas, quando se vêem malucas com tanta trend surgindo a cada dia.
E aí eu respondo frequentemente que as pessoas devem se manter fiéis às suas personalidades e ao seus estilos. Mas foi semana passada que uma amiga me ligou um alerta depois que escreveu o seguinte: "mas e quem não sabe qual o seu estilo pessoal, faz como, Catha? Você deveria fazer um curso sobre isso."
Curso eu não vou prometer tão cedo! Mas prometo aparecer aqui uma vez por mês para trazer insights e dicas pra ajudar você a se encontrar e se sentir cada vez melhor com o seu estilo.
Aliás, se você é seguidora fiel do STL, tenho certeza que você já me conhece. Mas se você é mais nova aqui, deixa eu me apresentar: eu sou a Catharina, mais conhecida como Catha, co-fundadora do site de moda mais famoso do Brasil. Esse mesmo que você está lendo agora!
Por quase nove anos eu estive à frente do conteúdo do Steal the Look, aprovando pautas, caçando novas tendências e dando dicas de como usá-las, sempre com a preocupação de que você deve usá-las de forma consciente, que elas só fazem sentido se combinarem com você e com o que você já tem no armário, e se você for usar muito aquelas novas peças compradas.
Tá, mas não estamos aqui pra falar de mim, né? Vamos às primeiras dicas, que eu espero muito que te ajude a encontrar o seu estilo, aderir às tendências sem parecer vítima delas, e se sentir cada dia melhor com os seus looks:
1. se conheça melhor
O seu estilo é aquele que faz você se sentir bem. Sabe quando você está vestindo um look e se sente muito você? Se você não sabe ainda, sugiro que você comece a prestar atenção e tirar fotos dos looks que você se sente feliz quando veste, que sente que você está transparecendo a sua personalidade através deles. E aí pra complementar, sugiro que você responda às perguntas:
1. Quais as suas cinco peças de roupas favoritas? O que elas têm em comum?
2. Qual o look que faz você mais se sentir você? Que mais representa a sua personalidade? Faça uma pastinha no seu telefone com todos agrupados.
Dá também para fazer o caminho inverso, ir por eliminação. Eu, por exemplo, não me sinto eu quando estou arrumada demais, “chique (no sentido mais literal da palavra) demais”. Aí entendi que meu estilo é mesmo um hi-lo. Sempre que eu estou com alguma peça mais clássica, tipo um salto kitten heels, eu vou colocar uma camiseta vintage bem desbotada, ou um jeans largo, por exemplo.
Se eu usar batom vermelho, você não me verá com um vestido justo e um salto. Eu sei que se mais de uma peça for muito arrumada, não vai ser meu estilo. E tá tudo bem ter entre as suas peças favoritas, uma camiseta vintage desbotada, um jeans oversized e um tênis, além de uma minissaia de verniz, uma bolsa bem chique, e uma sandália de salto, como no meu caso. Pode também ser que muitas delas não tenham nada em comum, mas o que as une é a mistura que eu gosto de fazer, o equilíbrio.
No meu caso, eu gosto de ter sempre algo inesperado, algo meio esquisito nos meus looks, sabe? Tipo colocar uma meia alta com um look mais sexy, ou uma bolsa ecobag de pano com um look bem chic.
2. essa tendência combina comigo?
É tendência e você acha lindo? Antes de comprar, vamos ver se ela combina com você, ok? Tem várias tendências que eu também acho lindo, e eu não me jogo na maioria. Porque a primeira coisa a se perguntar é: isso tem a ver comigo? Combina com o meu estilo? E se você não tem certeza do seu estilo, combina com o seu estilo de vida?
Se a resposta for sim, então como aderir sem parecer um copy&paste do TikTok? A resposta é simples: vai devagar e insira uma peça (ou, no máximo, duas) aos looks que você já gosta. Agora mescle o seu "look uniforme" - aquele que você já decidiu que é o que mais se sente bem usando - com uma peça trendy, vai dar uma renovada no visual e manter a sua personalidade e estilo.
3. nada de looks cheios de tendências
Algo que eu não recomendo para quem quer definir e fortalecer o estilo pessoal, é evitar usar todas as tendências do momento juntas. Inserindo as novidades no seu estilo, raramente você vai parecer um viral do TikTok - e é isso o que queremos, ter o nosso estilo próprio e não parecer com todo mundo, certo?
4. tudo pode ser inspiração
Por último, mas não menos importante: lembre-se que o nosso estilo é um reflexo de quem somos, das nossas experiências de vida, de todas as referências que observamos. E elas estão por todo o lado - não só no Instagram, TikTok e Pinterest, mas nas ruas, no metrô, nos restaurantes, nos seus bairros favoritos. Aliás, não só na moda; mas também na arte, nos museus, nos filmes (alô, Saltburn!), séries, e até no esporte.
Nunca vou me esquecer quando eu estava no jogo do Lakers (sou muito fã de NBA, especialmente do Lakers) e vi o Dennis Shröder no aquecimento com uma manga preta junto com a regata de treino. Saí de lá encasquetada que queria copiar o look (acho que aqui eu deveria dizer, roubar o look) do jogador, e não sosseguei enquanto não montei um look semelhante ao dele - adaptado ao meu estilo, é claro.
Agora, vamos à prática? Que tal começar a registrar os seus looks favoritos e fazer os exercícios propostos? Aí me contem, deu certo? Clareou a mente? Eu tenho certeza que mesmo sem ter o estilo 100% definido, a criatividade vocês terão instigado!